Apoio:

Os Projetos de Extensão do NexT, deverão contar, em 2024, com o apoio da UDESC (Edital PAEX-PROCEU 01/2019)

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Comentários Sessão 29/06/2012


Olá Amigos do Xadrez!

Nossa sessão da última sexta-feira (29/06/2012) foi mais um sucesso! Além de nossas atividades usuais de prática e estudo de xadrez, tivemos nosso primeiro torneio experimental de Blitz ("Ping"). Fiquei muito feliz com a iniciativa, com a realização e com o entusiasmo e prontidão na divulgação dos resultados, publicados na lista do NexT pelo Ademar. É esse mesmo o espírito! Vocês são o NexT! Nós somos o NexT! A UDESC é uma universidade pública, gratuita, e é de todos nós, e precisamos desse tipo de iniciativa e envolvimento. Parabéns!!

Primeiro Torneio Experimental de Blitz do NexT Acontecendo...

Gente, como prometido em nosso fórum de discussão, estou entregando um post compilado com as informações e fotos de nossa última sessão, que foi marcada pela realização de nosso primeiro torneio experimental de Blitz/Ping. O classifico como experimental porque todos nós estamos aprendendo e, em breve estaremos em condição de oferecer algo ainda melhor.

Em primeiro plano: Willian H. Hille X Amanda C. de Mello

Como já destaquei em nosso fórum de discussão, reforçando os comentários do Ademar, é digno de nota a hombridade do Walter que, além de demonstrar um ótimo nível de xadrez, exibiu seu lado cavalheiro e mostrou o que significa "fair play". Isso porque, depois de uma pane no relógio digital, mesmo em posição bem superior, com os tempos equilibrados, mas nos últimos segundos (apenas o Willian conseguiu ver quantos segundos faltavam para cada um), o Walter ofereceu empate, rapidamente aceito por seu fortíssimo adversário (Ronny). Acho que este gesto foi o que realmente transformou o Walter no grande campeão da noite. Parabéns!!

Os Campeões da Noite!

Na foto acima, estão os três vencedores da noite: Ronny (sentado, segundo lugar), Walter (no centro, primeiro lugar) e Ademar (terceiro lugar).

O resultado completo do torneio, compilado e enviado pelo Ademar, segue abaixo (a primeira coluna depois dos nomes é da pontuação conquistada, num total de seis rodadas. A demais colunas dizem respeito aos pontos calculados nos sistemas de desempate):


1- HILLE, WALTER                                5.5      5   19.5  19.0 18.25
2- KNOCH, RONNY                                5.5      5   19.5  18.0 16.75
3- MANOEL, ADEMAR                            4        4   13.0  16.0  9.50
4- YAMAMOTO, EDUARDO                    4        3   12.0  20.0  7.00
5- HILLE, JUNIOR                                    3        3   13.0  19.0  7.00
6- DIAS, EDSON                                      3        2   12.0  20.5  6.50
7- RAPOUSO, RICARDO                         3        2    8.0  21.5  6.00
8- HILLE, WILLIAN                                  2.5      2   11.0  14.0  4.25
9- MELLO, AMANDA                               2.5      1    9.0  19.0  2.75
10- BERGER, FELIPE                            1.5      0    5.0  17.5  0.75
11- ALVES, KLEDSON                           1.5      0    4.0  19.0  0.75


É preciso frisar que se trata de um torneio de Blitz/Ping, onde bons resultados podem ser comemorados, mas os maus resultados não precisam ser levados tão a sério, principalmente no caso dos jogadores mais novatos (que precisam adquirir muita experiência nesse ritmo de jogo... Têm muito a aprender para pegar as "manhas" da coisa...). Em partidas com ritmo de blitz/ping (5 minutos para cada lado), é normal enxadristas jogarem genialmente em um dia e jogarem muito aquém de seu nível no dia seguinte (ou vice-versa). Vários fatores podem influenciar, pois nesse ritmo de jogo deve-se confiar principalmente na intuição, que basicamente deixa fluir o que está na memória de longo termo quase que de forma automática, como um "relâmpago" (esse ritmo de jogo é também chamado de "relâmpago"), fornecendo caminhos para a geração do chamado raciocínio abdutivo (o raciocínio responsável pela criatividade). Tudo isso é guiado, primariamente, pelo sistema perceptivo, que tenta detectar padrões que possam disparar as chamadas produções (que no xadrez podem ser entendidas como sequências de lances, parciais ou completas, dada a identificação de uma certa configuração no tabuleiro). Se algo no sistema cognitivo falhar nesse dia (percepção, memória, raciocínio, etc.), seja por cansaço, problemas de saúde, problemas emocionais ou psicológicos, o processo todo fica prejudicado e o resultado também.

Sessão de Xadrez do NexT (torneio + diversão) Acontecendo...

É claro que sentimos a falta de vários colegas. Os alunos da UDESC estão no momento mais crítico do semestre e precisam dedicar todo o tempo disponível aos estudos:  esta semana temos os exames finais das disciplinas! Faltaram também os colegas da UFSC (o Dieferson e o Eduardo Viana vieram, mas chegaram já no final do torneio. E, pelo que percebi no foco de treinamento do Eduardo, acho que ele está se preparando para ganhar o próximo torneio de ping... hehehehe...). Faltaram ainda o Rodrigo Nunes, o Cristiano e o Lúcio, dentre outros (a Cristiane Fissmer veio, mas chegou mais tarde...). Mas, mesmo assim, tivemos onze pessoas disputando o torneio (quase doze, mas o sistema recusou minha participação... hehehe... Vai ver porque ele sabia que eu iria ficar em último, dada a minha dificuldade em arrumar tempo para estudar e praticar o xadrez ... hehehehe...  Mas eu já havia planejado não participar, pois eu preciso estar sempre disponível para recepcionar os novos integrantes e convidados, tirar fotos, etc. Quero ver, se no próximo torneio eu já posso aprender e ajudar a operar o sistema, fazendo com que todos os participantes possam focar exclusivamente em seus desempenhos nos tabuleiros). E, além disso, tivemos outros diversos colegas jogando apenas partidas amistosas (sendo que algumas foram até depois da meia-noite). Já recebi até comentários de colegas professores, dizendo que estão impressionados com o interesse e com o envolvimento das pessoas no projeto. É isso aí! Estamos plantando nossas sementes...

Primeiro Torneio Experimental de Blitz do NexT Acontecendo...

Enquanto isso... Outros preferiam jogar só partidas amistosas...

Gostaria de finalizar esse post, destacando mais uma vez a iniciativa e colaboração do nosso colega Ademar Eleotério, que além de sugerir a ideia, tomou a dianteira na organização, com a pronta ajuda dos demais (com destaque para o Ricardo Rapouso, Amanda C. de Mello, Edson J. Dias e Waltercler Hille). Na foto abaixo, aparece o Ademar, em plena atividade de organização...

Ademar M. Eleotério (Imapactus Eventos)

Ah! Pessoal! Não podemos deixar de lembrar da doação dos quatro relógios pelo Ademar da Impactus Eventos (www.impactuseventos.com) (na verdade, ele doou o dinheiro e eu comprei os relógios, mas dá na mesma). O Ricardo Rapouso também colaborou e doou um jogo de peças (bem bonito, por sinal). O NexT agradece!! (nas fotos abaixo aparecem, primeiro, o Ademar, doando os relógios e depois o Ricardo, doando o jogo de peças).


Ademar e Kariston

Ricardo e Kariston

Valeu!! Até a próxima!

Prof. Kariston Pereira
NexT/DCC/CCT/UDESC-Joinville

5 comentários:

  1. Quanta gente bonita, organizada, dedicada, concentrada!!! Parabéns!

    Abraços,

    Iandra.

    ResponderExcluir
  2. Se o torneio experimental já nos proporcionou uma atmosfera perfeita para a prática do Xadrez, imagina o que ainda há por vir.

    Todos somos o NEXT como mencionado pelo seu idealizador, mas tudo isso está sendo possível pela ousadia do nosso colega e amigo Kariston que quebrou alguns paradigmas primeiro colocando o Xadrez como tema da tese de seu Doutorado (e olha que foi destaque entre várias outras teses)e também por incluir um espaço para o Xadrez dentro da Udesc

    Abraço a todos

    Edson

    ResponderExcluir
  3. Iandra e Edson,

    Muito obrigado pelas palavras e mais ainda pela preciosa participação de vocês! Me sinto feliz e afortunado por poder contar com vocês no projeto.

    E que venha a próxima sexta-feira! (hehehe...)

    Abraços,

    Kariston

    ResponderExcluir
  4. Amigos e parceiros do Next;

    Preliminarmente e deixando um pouco de lado as brincadeiras com meu antagonista no tabuleiro,este Ricardo Rapouso, porém um grande amigo e exemplar modelo de cidadão ,virtuoso, o qual inúmeras vezes contemplei sua paciência e educação mesmo às minhas provocações(risos),exemplo claro daquele que se aproxima de nossa fonte maior de amor,nosso grandioso DEUS e faz Dele seu guia pessoal.

    Foi uma extraordinária noite,uma experiencia que já é um sucesso,pois é sabido que está acontecendo uma grande onda na cidade ,a qual tem notoriamente aquecido os finais de sextas-feiras a noite,o NEXT ! Projeto de vanguarda desenvolvido pelo Prof.Dr. Kariston,um verdadeiro gentleman, que tem por fulcro incentivar a pratica e desenvolvimento desta nobre arte Caissa. Parabenizo e incentivo a iniciativa do Ademar em propor o Torneio,sua organização e mesmo as dificuldades "técnicas" soube muito bem conduzir com sucesso o evento Aproveito o ensejo para enaltecer a conduta de meus adversários que apresentaram um excelente xadrez,com destaque para o Edson que para minha surpresa jogou brilhantemente ficando em posição agradável em nossa partida,também minha partida com meu filho Junior ,onde pude observar uma evolução incrível em sua força,destaque também para a Amanda que há muito não jogávamos e desenvolveu um belo plano e sua Indiana de Rei,sem falar do belíssimo peão Rei jogado por transposição com meu amigo Yamamoto,saliento a complexa posição combinatória que entramos Ronny e eu,partida de uma exegese profunda que merecia mais tempo do que nossos 25 segundos somados. Sem este excelente desempenho certamente não teria nenhum brilho este mérito,pois o prazer de jogar e poder sentir verdadeiras batalhas neuro sinestésicas sendo travadas por tantos antigos e novos amigos ,foram o que fizeram de minhas vitórias tornarem-se o meu grande agradecimento ! Muito obrigado pelas cordiais palavras ,Kariston e Ademar,quanto ao episódio com o Ronney,realmente muitas vezes em nossa vida devemos ter a sabedoria de saber que tudo está sobre total controle de Deus e que se for justo e meritoso nossa vitória é certa,abstendo-nos de querer mudar nosso curso já determinado. Finalizo que o Evento de sexta próxima seja para o deleite de todos e não importando o resultado,mesmo sabendo que eu vencerei(risos2) desejo a todos uma excelente diversão e boas partidas. Forte abraço a todos;

    P.S.: Os moldes quanto ao match,creio que devemos dar continuidade mensalmente como proposto pelo Kariston,incentivando a competição para melhora geral.

    Atenciosamente;

    Waltercler Hille
    Diretor Presidente

    GRUPO HILLE ASSESSORIA E CONSULTORIA JURÍDICA EMPRESARIAL
    3026-2525
    www.grupohille.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Walter! Palavras de um legítimo Campeão!!

      Que venha a próxima sexta-feira, com o já tão esperado Match válido pelo Título de Campeão de Xadrez Blitz do NexT, entre Walter Hille (atual campeão) e Ricardo Rapouso (desafiante). Em breve, post com informações detalhadas... Aguardem...

      Excluir