Apoio:

Os Projetos de Extensão do NexT, deverão contar, em 2024, com o apoio da UDESC (Edital PAEX-PROCEU 01/2019)

sábado, 14 de julho de 2012

Comentários Sessão 13/07/2012


Apesar de ontem ter sido sexta-feira 13,  tivemos a presença de valentes colegas, que enfrentaram o frio e o "medo" de sair de casa em uma plena sexta-feira 13. A propósito, vocês sabem porque a sexta-feira 13 é tida como um dia de azar? Pelo menos no cristianismo, há um evento histórico "macabro" ocorrido em 13 de Outubro de 1307 (observem o ano: 1307!! Ontem foi sexta-feira, 13/07!!), sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França (convencido pelo Papa Clemente V). Os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por serem considerados hereges. Para saber mais, leiam "O Código da Vinci" (de Dan Brown... hehehe...). Se alguém souber de outra origem, podem compartilhar com a gente, descrevendo-a como um comentário a este post. Um pouquinho de cultura geral é sempre bom...

Jason Voorhees

Em nossa época, no entanto, Sexta-Feira 13 é mais lembrado como o nome de um filme (ou melhor, um filme com várias e várias sequências... Já tem o Sexta-Feira 13 parte 1313? hehehe...). Até hoje não sei como eu conseguia aguentar assistindo o "Jason" ressurgindo dos mortos e voltando a instalar o terror... de novo... de novo... e do novo... hehehehe...

Roni "Jason" do UFC

Jason jogando xadrez?
Agora, voltando ao xadrez, antes de relatar os acontecimentos mais dramáticos de nossa sexta-feira 13 no NexT, gostaria de destacar a assídua e sempre prestativa presença de um de nossos mais antigos membros: Matheus B. Rizzieri. O Matheus tem comparecido a, praticamente, todas as sessões de nosso projeto e, sem pedir nada em troca (a não ser uma garrafa de café por sexta-feira... hehehe...), tem nos ajudado na preparação do ambiente de jogo (a "arena do NexT"), na movimentação de mesas e cadeiras. Além disso, o Matheus tem demonstrado um notável desenvolvimento em seu nível enxadrístico, já sendo um difícil adversário a ser batido pelos participantes mais experientes. E, a título de informação, para quem acha que uma saudável dedicação ao xadrez pode atrapalhar, o Matheus não pegou exame em nenhuma disciplina esse semestre! Passou direto em todas! (na Eng. Mecânica da UDESC!!) Parabéns!! Aliás, isso é outro fato que merece destaque: tenho percebido que os alunos que participam dos projetos de xadrez do NexT, têm se saído cada vez melhor em seus desempenhos acadêmicos. Se é o xadrez que está proporcionando isso, não posso afirmar, mas que pelo menos não está atrapalhando, isso é possível dizer com certeza. Existem, inclusive, muitas pesquisas ao redor do mundo apontando o xadrez como uma ótima ferramenta que pode ajudar no processo de aprendizagem de outros assuntos, direta ou indiretamente. Ainda faremos algum estudo no NexT neste sentido também...

Matheus, concentrado em uma de suas partidas...

NexT Blitz Ultimate Chess Championship


O NexT Blitz UCC Match Nr. 02-2012, um match-revanche entre Ricardo Rapouso (campeão) e Walter Hille (desafiante), foi uma história à parte. Foram 14 partidas de xadrez, em ritmo blitz, de intensa rivalidade e carregadas de emoção. A "arena do NexT" estava preparada para receber os dois gladiadores, mas o desafiante, de forma semelhante a Bobby Fischer (EUA) no épico "Match do Século", disputado contra Boris Spassky (URSS) em 1972 (vide reportagens da ChessBase sobre esse match), chegou com algumas exigências: "quero jogar no ritmo 3+2 Fischer (relógio digital)" e "em um ambiente protegido do frio". A coordenação do NexT arrumou um espaço especial para este importante combate, confortável e protegido do frio que se avizinhava. Não foi numa salinha de "ping pong", ou melhor "tênis de mesa" (essa "tirada" foi só para provocar nosso amigo Edson J. Dias... hehehe...), como no match em 1972, mais foi na "sala de recepção do DCC".

Espaço original preparado na "arena do NexT"
Houve um certo desconforto inicial, pois o Ricardo manifestava preferência pelo ritmo "5 min K.O.". Contudo, a coordenação do NexT aconselhou a utilização do sistema com acréscimo de tempo, preferido também pela FIDE, já que havia a possibilidade do uso de um relógio digital homologado pela mesma. Doravante, por sinal, torno oficial que será sempre dada preferência à utilização do ritmo blitz com 3 min + 2 segundos de acréscimo por lance (sistema Fischer), pois é o padrão mundialmente aceito e utilizado pela FIDE (o sistema de 5 min K.O será utilizado no caso de não haver um relógio digital disponível, ou se os dois adversários solicitarem). Nossa ideia é justamente fornecer um "laboratório" aos participantes do NexT, de forma que eles possam treinar e competir em situações próximas às encontradas nos torneios oficiais (de preferência, internacionais/mundiais).

A "sala especial" solicitada por Walter "Fischer" Hille
Especialmente para este match, o Walter trouxe um jogo de peças (oficiais, em madeira) e tabuleiro (em bidim) importados da Sérvia (um país que era parte da antiga Iugoslávia, onde o xadrez é uma tradição nacional). O Walter também honrou seu compromisso como desafiante e doou um jogo de peças para o NexT, acompanhado de bolsa personalizada (ChessHille). Valeu!!

Os competidores se preparando para o confronto...
Agora, vejam essa história: quando o nosso até então "NexT Blitz Champion", Ricardo Rapouso, chegou na "arena do NexT" na UDESC Joinville nesta sexta-feira 13/07, eu o recepcionei chamando-o de "caminhão" (quando queria dizer "campeão"). De qualquer forma não foi de todo um equívoco. Verdade seja dita: o Ricardo atropelou o Walter na semana passada, como um "caminhão", vencendo o "NexT Blitz UCC Match Nr. 01-2012" pelo impressionante placar de 10.5 a 3.5 (um resultado de +7 na linguagem do xadrez).

Ricardo atropelou Walter como um "caminhão"...
Na semana passada... NexT Blitz UCC Match Nr. 01-2012
Mas, desta vez, a história foi completamente diferente. Walter estava com outros planos e chegou descansado e, visivelmente, bem preparado. Trouxe como acompanhante, para prestigiar o evento, e como um "luxo" a mais, um de seus "segundos", o jogador de mais alto rating atualmente no NexT: Lúcio A. de Amorim. Era, definitivamente, um outro Walter, surpreendendo o Ricardo e muitos outros que por ele torciam (vejam a enquete no facebook do NexT).

Walter (focado) X Ricardo (relaxado)
No final das contas, tivemos mais um eletrizante embate com mais um extraordinário resultado: Walter atropelou Ricardo (como um "jumbo" Antonov), com nada mais nada menos que 12.0 a 2.0 (+10)!! Recuperou, de forma brilhante e surpreendente, o título de "NexT Blitz Champion" e levantou, assim, mais uma vez, o "NexT Blitz UCC Trophy". Parabéns!!

Walter atropelou Ricardo como um "jumbo" Antonov...
NexT Blitz UCC Match Nr. 02-2012

Logo após o match, Walter não perdeu tempo e tripudiou, sem dó, um de seus mais antigos rivais nos tabuleiros, devolvendo a brincadeira que Ricardo fez semana passada, mostrando seus "músculos enxadrísticos"...


Pelo menos o Ricardo terá uma ótima desculpa para explicar sua histórica derrota: era sexta-feira 13!


Um abraço a todos e até a próxima,

Prof. Kariston Pereira
NexT/DCC/CCT/UDESC-Joinville

NexT - Núcleo de Estudos em Xadrez & Tecnologias
Fórum (Googlegrupos): nextxadrez@googlegroups.com
http://groups.google.com/group/nextxadrez
Álbum de Fotos: http://picasaweb.google.com/nextxadrez
Facebook: http://www.facebook.com/nextxadrez
Blog dos Projetos do NexT: http://nextxadrez.blogspot.com.br

O NexT é um núcleo de estudos e uma comunidade de prática, que tem como missão estudar continuamente o jogo de xadrez em conexão com a pesquisa, desenvolvimento, compartilhamento e disseminação de teorias e tecnologias que colaborem com a sua aprendizagem, treinamento, prática e estudo.

Coordenação: Prof. Kariston Pereira, Dr.
Departamento de Ciência da Computação (DCC)
Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) - Joinville/SC
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC


7 comentários:

  1. Antes de tudo, obrigado Kariston pelo "tenis de mesa" e não pelo "ping-pong". kkkkkkkkkkk

    Frases do Cavaleiro das trevas que poderíam ser usadas nessa trilogia. (Digo trilogia porque seguramente haverá um terceiro encontro entre esses caras)

    "This is what happens when an unstoppable force meets an immovable object." - Se referindo aos personagens Jumbo e Caminhão.

    "I don’t wanna kill you. You complete me." Rapouso e Walter se completam. kkkkkkk

    "I am an agent of chaos." - Esse é o Walter falando.

    "Do I look like someone who has a plan?" - O Rapouso nas últimas partidas do match.

    "I’m a dog chasing cars. I wouldn’t know what to do if I caught one."

    "If you’re good at something, never do it for free." - Essa é a minha frase favorita

    Abraço

    Edson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Edson!

      Sempre criativo e trazendo coisas originais. Muito bom!
      Cá entre nós: ainda bem que você deixou de jogar "ping pong" e hoje é adepto da nobre arte! (hehehehe...).

      Agora falando em "cavaleiro das trevas"... Pensa comigo: o Walter operou um massacre em plena sexta-feira 13, ressurgindo dos "mortos" (ele tinha sido "aniquilado" na semana passada) e desferindo golpes "mortais" no tabuleiro, com seu "facão" tático... Mais uma vez parodiando o UFC, não seria o Walter o "Jason" do xadrez no UCC? hehehehehehehe...

      Abraços,

      Kariston

      Excluir
  2. A propósito, Dr. Kariston, todos os posts estão muito caprichados. Trabalho de primeiríssima qualidade.
    Temos que reconhecer e agradecer, pois você está abdicando de seu tempo para que todos possam acessar essas informações de forma muito descontraída e elegante de escrever, além das agradáveis sextas do NexT.
    Obrigado !!!
    Edson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Edson! Obrigado pela deferência! Procuro ser apenas o porta-voz de um grupo animado e apaixonado pelo xadrez. A ideia desses posts é sempre agregar, também, algum elemento cultural, conectando-o com o jogo de xadrez. Precisamos cativar e conquistar novos públicos pois, é importante levarmos ao conhecimento de mais pessoas, como o xadrez é divertido e saudável: um ótimo alimento para nossas mentes!

      Um abraço,

      Kariston

      Excluir
  3. Falando em "Jason" do xadrez e lembrando que no TUF Brasil havía um "Jason", por que não criarmos o TUF do NexT ??!!
    Simples, as sextas-feiras permanecem para quem quiser jogar como já é de costume se alguma(s) dupla(s) se interessar(em), poderíamos fazer um Match a parte (mesmas regras do Match do NexT) que podería ser uma Quarta-Final ou até Semi-Final até chegarmos num campeão. Esse campeão leva o "Troféu" do TUF do Next e conquista o direito em desafiar o campeão de nossos Blitz, que hoje seria o Walter.
    Assim teríamos alguns matches paralelos ao longo do mês, maior participação dos outros jogadores e mais emoção na "casa".

    Fica a idéia para ser lapidada.

    Abraço a todos

    Edson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal! Na verdade, já fui abordado por vários participantes sugerindo algo nessa direção. Acho que envolver outras pessoas na disputa dos matches (além dos torneios que faremos), será extremamente benéfico para os membros do NexT, e vai colaborar no desenvolvimento do nível técnico enxadrístico do grupo como um todo. Eu, em princípio, estava pensando em implantar algo similar para o ano que vem, mas vejo que tal sistema de disputa já é um anseio atual (e geral). Vamos amadurecer, sim, essa ideia...

      É o NexT crescendo! E com ideias e participação ativa de seus membros!!

      Abraços,

      Kariston

      Excluir
  4. Ideias para o Blitz Ultimate Chess Championship 2012:

    - Um torneio ("UCC Tournament") por mês (+ ou -), onde sempre seria definido o próximo campeão;

    - O segundo e o terceiro lugar nesse torneio, disputariam um "Challenger Match" ("imediatamente" uma semana depois do torneio), para definir o próximo desafiante, que disputaria a primeira finalíssima, o "UCC Match", na semana subsequente (duas semanas depois do torneio);

    - Enquanto isso, quem ficou da quarta à sétima posição, disputariam os "Candidates Matches", eliminatórios entre si (o quarto contra o sétimo, o quinto contra o sexto. Os vencedores disputariam o próximo "Challenger Match", para gerar um novo desafiante). Essa competição levaria duas semanas: "Candidates Matches" na primeira semana (concomitantemente com o primeiro "Challenger Match" entre o segundo e o terceiro colocado no torneio); Na segunda semana ocorreria o segundo "Challenger Match", entre os vencedores dos dois "Candidates Matches" (esse segundo "Chalenger Match" ocorreria concomitantemente com a primeira finalíssima, o "UCC Match" entre o campeão e o primeiro desafiante, definido no primeiro "Challenger Match" entre o segundo e o terceiro colocados no torneio, realizado na semana anterior);

    - Por fim, teríamos uma segunda finalíssima do Blitz UCC no mês. Um "UCC Match" entre o campeão corrente e o vencedor do segundo "Challenger Match" do mês.

    Portanto, resumindo, em termos de cronograma teríamos o seguinte:

    - Semana 1: "UCC Tournament" (torneio), definindo-se um novo campeão;
    - Semana 2: Primeiro "Challenger Match" do mês (entre os números 2 e 3 no torneio) e os "Candidates Matches" (4 contra o 7, 5 contra o 6);
    - Semana 3: Primeiro "UCC Match" do mês (campeão corrente X primeiro desafiante do mês) e o Segundo "Challenger Match" (entre os vencedores dos "Candidates Matches");
    - Semana 4: Segundo "UCC Match" do mês (campeão corrente X segundo desafiante do mês);

    Na semana subsequente, inicia-se outro mês, e realiza-se outro torneio ("UCC Tournament"), reiniciando-se o ciclo.

    Essas ideias me ocorreram depois de muito pensar a respeito, e acho que temos a proposta de um sistema justo e democrático, com bastante atividade e possibilidade da participação de todos os membros, dando a oportunidade de várias pessoas poderem disputar o sistema de matches, sem abandonarmos a ideia dos torneios (garantindo a participação de todos e abrindo oportunidade para que todos conquistem suas vagas nos matches com base no mérito).

    Fico no aguardo da opinião de vocês.

    Um abraço,

    Prof. Kariston Pereira

    ResponderExcluir