Apoio:

Os Projetos de Extensão do NexT, deverão contar, em 2024, com o apoio da UDESC (Edital PAEX-PROCEU 01/2019)

sábado, 7 de julho de 2012

Comentários Sessão 06/07/2012


NexT Blitz UCC Match Nr. 01-2012

A sessão da última sexta-feira, 06/07/2012, foi marcada pela estreia do Ultimate Chess Championship (UCC) do NexT, modalidade Blitz, que teve como seu primeiro evento o Match entre os fortes jogadores Walter Hille (até então o campeão, detentor do título "NexT Blitz Champion") e Ricardo Rapouso (o desafiante). O match foi disputado em uma melhor de 14 partidas, com ritmo de jogo configurado em 5 min K.O (5 min X 5 min).


Ricardo X Walter (NexT Blitz UCC Match Nr. 01-2012)
Antes de anunciarmos o resultado final, vários são os pontos que merecem destaque:

O primeiríssimo deles, é que o match transcorreu de maneira absolutamente amigável, mesmo em se tratando de uma rivalidade que já dura anos. Foi uma lição de cavalheirismo e fair play.

Cordialidade antes, durante e depois da disputa
O segundo é que o nosso colega Walter, agora ex-campeão, honrou o compromisso e compareceu para defender o seu título, mesmo estando extremamente cansado, depois de um extenuante dia de trabalho. Isso é importante salientar. Como já coloquei em um post anterior, o ritmo blitz é cruel no sentido de não permitir aos competidores qualquer deslize, algo que fica ainda mais evidente em um match, pois todo ponto que se perde vai direto para a conta do adversário. Portanto, é absolutamente normal haver flutuações no desempenho apresentado, dependendo do dia em que se jogue. Ora, nós somos amadores, não vivemos do xadrez, sendo que temos inúmeros outros compromissos mais prioritários e, querendo ou não, isso afeta, sim, nossos resultados. Por outro lado, o Ultimate Chess Championship do NexT, serve justamente de laboratório para exercitarmos nossos limites, embora ainda sob a proteção de uma estrutura acolhedora e amigável (nossos matches e torneios possuem apenas prêmios simbólicos, sendo que não somos um clube esportivo federado, onde as participações em torneios sempre são contabilizadas em ranqueamentos oficiais).


Walter não estava "em seu dia"


Ricardo e Walter relaxando, se divertindo antes do confronto
O terceiro ponto a ser destacado, vai justamente em complemento à argumentação iniciada no ponto anterior. O NexT é uma moderna comunidade de prática, estudo e pesquisa que, em essência, objetiva fornecer espaço e condições para que seus participantes possam adquirir experiência e conhecimentos que contribuam em suas evoluções particulares, seja no aspecto esportivo, acadêmico ou artístico/recreativo. Nesse sentido é que, juntando uma ideia aqui e outra ali, não nos freando na imaginação e na ousadia, decidimos criar o Ultimate Chess Championship (UCC), uma evidente paródia ao UFC (Ultimate Fighting Championship, do MMA). No fundo é uma grande brincadeira, uma diversão para curtirmos ainda mais a nossa paixão pelo xadrez. Contudo, o UCC, além de seu lado lúdico, apresenta também componentes sérios e que podem colaborar decisivamente no crescimento de seus participantes. Fiquei muito feliz e satisfeito quando percebi que ambos os competidores se prepararam, criaram expectativas e realmente estavam desejando vencer a disputa. A própria plateia demonstrou intenso interesse pelo combate, aglomerando-se, por vezes, em torno da mesa principal de jogo, sendo que, em outros momentos, enquanto jogavam suas partidas amistosas,  manisfestavam incontida curiosidade, praticamente a cada rodada, sobre como estava o placar do confronto.


"Arena" do NexT em plena "Sexta Xadrez na Universidade"

O Troféu do Blitz UCC, um dos "protagonistas" da noite (pelo menos nas fotos. hehehe...)
Alimento sincera esperança de ver, no futuro, aqueles participantes do NexT que praticamente aprenderam a jogar o xadrez em nossas sessões, em condições de desafiar o "NexT Blitz Champion" e oferecer um duro embate. Temos vários exemplos de enxadristas "nossos", iniciantes ou não, apresentando evidências de tremendo crescimento pessoal, tanto nas técnicas de jogo demonstradas, quanto na abordagem geral empregada. Tenho muito orgulho em afirmar que o NexT já está contribuindo nesse sentido, e que todo o esforço que tenho dedicado a este projeto, que me leva à exaustão física e mental ao final de toda sexta-feira, não está sendo em vão.


And the NexT Blitz UCC Trophy goes to...
Agora, depois deste longo mas importante prefácio, levo a público o resultado final oficial do NexT Blitz UCC Match Nr. 01-2012:

Walter Hille: 3,5 pontos
Ricardo Rapouso: 10,5 pontos

Portanto, temos um novo "NexT Blitz Champion": Ricardo Rapouso. Parabéns!!

Ricardo Rapouso:  the  new "NexT Blitz Champion"!
Observação: postem suas brincadeiras e "provocações", de preferência, aqui (como comentários a este post) e no facebook do NexT. Evitem utilizar a lista de e-mails/fórum de discussão do NexT para esse fim, pois já temos quase que uma centena de pessoas cadastradas na lista e, dependendo do número de mensagens enviadas/respondidas, isso poderia sobrecarregar as caixas de mensagens. Vamos procurar deixar a lista de e-mails mais para as discussões e divulgações de informações gerais "mais sérias", pertinentes às atividades e projetos do NexT. Beleza?

Dito isto: "provocações" liberadas! (hehehehe...).

Ricardo, sempre bem humorado, já aprontando...



Um abraço a todos e até a próxima,

Prof. Kariston
NexT/DCC/CCT/UDESC-Joinville

NexT - Núcleo de Estudos em Xadrez & Tecnologias
Fórum (Googlegrupos): nextxadrez@googlegroups.com
http://groups.google.com/group/nextxadrez
Álbum de Fotos: http://picasaweb.google.com/nextxadrez
Facebook: http://www.facebook.com/nextxadrez
Blog dos Projetos do NexT: http://nextxadrez.blogspot.com.br

O NexT é um núcleo de estudos e uma comunidade de prática, que tem como missão estudar continuamente o jogo de xadrez em conexão com a pesquisa, desenvolvimento, compartilhamento e disseminação de teorias e tecnologias que colaborem com a sua aprendizagem, treinamento, prática e estudo.

Coordenação: Prof. Kariston Pereira, Dr.
Departamento de Ciência da Computação (DCC)
Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) - Joinville/SC
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

8 comentários:

  1. Que será o "NEXT" desafiante ??
    Lembrando que além dos Blitz do NEXT, também está acontecendo o Campeonato Mundial de Blitz e partidas rápidas. Vale a pena dar uma olhadinha, pois até mesmo os gigantes erram. Segue o link: www.worldchess.kz/en/online/results

    Parabéns aos 2 participantes do Match, nossos coletas Ricardo e Walter e ao organizador do evento, Dr. Kariston que tem dedicado incansáveis horas para que o evento das sextas-feiras, blog, facebook etc, estejam sempre alimentados com muitas informações, fotos etc

    Bom findi a todos !!!

    Edson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí pessoal... Boa pergunta! Agora que já temos um novo "NexT" Champion, quem está disposto a colaborar com o NexT (doando material de jogo) para se tornar o "NexT" desafiante?

      Excluir
    2. A respeito do campeonato mundial de xadrez rápido da FIDE, já temos uma definição: Karjakin foi o campeão, com o Carlsen em segundo e o Topalov em terceiro. Fiquei feliz, especialmente, com o desempenho do Topalov, que se saiu muito bem em uma modalidade que ele mesmo reconhece não ser o seu forte. O gigante contemporâneo do "power play" (jogo agressivo) está de volta?

      Excluir
  2. E a partir desta 2ª feira, inicia-se o mundial de Blitz. É sempre o torneio das "penduradas" de peças, mesmo entre os gigantes. Pelo menos para mim ajuda como consolação quando cometo os famosos "blunders".

    E no Blitz do NexT precisamos de um alguém para acabar com a festinha do Rapouso e colocá-lo na lona.
    - LUUUUCIO, CADÊÊÊÊ VOCÊÊÊÊ !!!!

    Boa semana a todos

    Edson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... O Raposão está tirando a maior onda... Vejam o facebook do NexT (http://www.facebook.com/nextxadrez) ou o próprio facebook dele (http://www.facebook.com/ricardo.rapouso). É de "rachar o bico" de tanto dar risadas...

      Cadê o Walter? Vai deixar isso barato?? Hehehehe...

      Excluir
  3. Olha, até pensei em desafiar o Rapouso...mas acho que Waltinho deve por aclamção ser o desafiante para obter seu título novamente.
    Caso a torcida preferir eu o desafiarei.
    :)

    ResponderExcluir
  4. Beleza Lúcio! Então vamos esperar, primeiro, como o Walter se posiciona a respeito...

    ResponderExcluir
  5. Pessoal!

    Tudo indica que teremos UCC (Ultimate Chess Championship) novamente nesta sexta-feira! E revanche!!

    Ricardo Rapouso (campeão) X Walter Hille (desafiante). O NexT Blitz UCC Trophy estará de novo em jogo.

    Amanhã, à noite, pretendo fazer o anúncio oficial, aqui no blog do projeto.

    Abraços,

    Prof. Kariston Pereira
    NexT/DCC/CCT/UDESC-Joinville

    ResponderExcluir