Apoio:

Os Projetos de Extensão do NexT, deverão contar, em 2024, com o apoio da UDESC (Edital PAEX-PROCEU 01/2019)

Xadrez++

Inovação! 

Conheça o Próximo Padrão Mundial de Xadrez!

Xadrez++

Sistema NexT Xadrez (NX)


Em homenagem a Bobby Fischer, criador do FischerRandom (Xadrez960)

O novo sistema de xadrez desenvolvido pelo NexT é denominado "NexT Xadrez" (NX), cuja a ideia é a de instituir justamente o próximo padrão de jogo em nível mundial, valorizando mais a intuição, a criatividade e o raciocínio durante a partida e menos a memória (para sistemas de aberturas). Este novo sistema de xadrez visa, principalmente, eliminar a necessidade de memorização de profundas variantes de abertura, seja pela instituição de sorteio (no NX 06/08/32, assim como é no Xadrez960), seja pela introdução da assimetria (no NX 64/1K, que ao aumentar drasticamente as possibilidades de lances na abertura, inviabiliza a memorização de sistemas e linhas extensas). Apesar de ser um subsistema do Xadrez960 (no caso do NX 06/08/32), diferentemente do Xadrez960, o NX mantém um padrão semiótico e estético compatível com o xadrez tradicional, mantendo os conceitos, por exemplo, de Ala da Dama e Ala do Rei, e, em consequência, tanto o roque grande como o roque pequeno também continuarão a ser de fácil assimilação, assim como manterá a importância do controle do centro do tabuleiro desde os primeiros lances da abertura, como acontece no xadrez tradicional. Nesse sentido, acredita-se que o NexT Xadrez atenda também às recomendações do Grande Mestre e Ex-Campeão Mundial de xadrez, Garry Kasparov, ao se limitar o número de posições do Xadrez960 a um conjunto mais harmônico e "decente", composto por posições que não "violem nosso senso para a geometria normal do xadrez" (as aspas são para destacar as palavras usadas por Kasparov; confira a opinião completa de Garry Kasparov sobre o Xadrez960, acessando sua entrevista na íntegra aqui). Com isso, busca-se desenvolver e testar a capacidade intuitivo-criativa dos enxadristas, suprida por um adequado esforço de desenvolvimento de uma consciência situacional mais apropriada, para fomento de um raciocínio abdutivo de maior qualidade (para detalhes sobre intuição, criatividade, consciência situacional, e raciocínio abdutivo no xadrez, vide PEREIRA, 2010), mas sem desmerecer completamente os conhecimentos de princípios e ideias a respeito das aberturas estudadas para o xadrez tradicional (xadrez 1), que é o atual sistema oficial de xadrez da FIDE (Federação Internacional de Xadrez).

Esse novo sistema foi criado e desenvolvido pelo Prof. Kariston Pereira a partir do estudo e análise de posições do Xadrez960, inventado originalmente pelo Grande Mestre e Ex-Campeão Mundial de xadrez, Robert James Fischer (Bobby Fischer). É também fruto de pesquisas conduzidas durante seu doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina. A concepção inicial foi gerada antes de 2010, mas sofreu aprimoramentos durante os primeiros anos do funcionamento do NexT. Havia planos de lançá-la oficialmente através de um evento ainda em 2015, mas optou-se por aplicá-la primeiro nos torneios internos do NexT, para depois lançá-la em um evento com projeção nacional e internacional.

Antes da invenção e introdução do Xadrez++, nome especial alternativo dado à modalidade NX06, foram inventadas e testadas algumas modalidades experimentais, o NX32, o NX08 e o NX64 e NX1K, que foram apresentadas oficialmente no I Encontro Internacional de Pesquisadores em Xadrez, realizado em agosto de 2019 na cidade de Matinhos-PR/Brasil. A modalidade Xadrez++, com cinco novas posições iniciais possíveis, além da posição tradicional clássica (seis no total), foi assim denominada, pois, seu objetivo é ser o "próximo" padrão na forma como o xadrez é jogado no sistema clássico. A denominação é inspirada no incremento utilizado em linguagens de programação como o C++, e significa, basicamente, Xadrez = Xadrez + 1, ou seja, trata-se de uma proposta de incremento ao xadrez tradicional. Essa inspiração também objetiva estabelecer uma relação clara com a tecnologia, já que a necessidade de avanços na forma como se joga o xadrez (pela introdução/homologação de novas posições iniciais e não pela introdução de novas peças ou regras na forma que se movem a as peças) foi provocada justamente pelo advento dos computadores e seu estabelecimento como elemento dominante na preparação contemporânea.

Tanto o NX08 quanto o NX32 nasceram com o intuito de tornar o Fischer Random mais "palatável", diminuindo o número de opções de inicialização de 960 para 32 ou 8 posições iniciais, mas, mantendo-se rei e dama no centro (vide detalhes abaixo). Ao longo da aplicação dessas modalidades nos torneios do NexT, percebeu-se que a simetria entre alas também é algo desejado pelos jogadores. Outro fator importante que foi considerado na gestação do Xadrez++, é que o Fischer Random, a partir do primeiro Campeonato Mundial Oficial da FIDE de 2019, passou a ser um sucesso por si próprio, abrindo margem e foco para a possibilidade de melhoria do xadrez tradicional (e não mais do Fischer Random).


Introdução às modalidades iniciais/experimentais (NX08 e NX32)


Funciona da seguinte maneira (NX32):

As peças podem assumir posições na primeira fileira, respeitando apenas três regras fundamentais:

1. Rei e Dama devem ficar em posição centralizada, como acontece no xadrez tradicional, mantendo o conceito de Ala do Rei e Ala da Dama originais;
2. Rei e Dama devem ficar entre as duas Torres, permanecendo, portanto, uma torre em cada Ala;
3. Deve haver, para brancas e pretas, um bispo de casas claras e um bispo de casas escuras.

Os peões devem ser colocados na segunda fileira, como é no xadrez tradicional.

O roque será feito da mesma forma que é feito no Xadrez Randômico/Aleatório (RandomChess, FischerRandom, ou Xadrez960/Chess960).

Teremos, assim, 32 possíveis arranjamentos de peças ao se imaginar um sistema simétrico (brancas e pretas com a mesma organização inicial de peças) e com a Dama e Rei mantidos em suas posições originais, como é no xadrez tradicional. Esse sistema, chamado NexT Xadrez 32 (NX32) pode empregar, a critério dos organizadores das competições, um sorteio da configuração inicial das peças, como é no Xadrez960.

Uma variação possível, introdutória e que pode produzir uma melhor adaptação ao NX32 é o NexT Xadrez 08 (NX08), que introduz uma quarta regra fundamental: 4. Todos os peões devem estar protegidos por, pelo menos, uma peça (assim como acontece na posição inicial clássica do xadrez tradicional). Essa alternativa produzirá apenas 8 possibilidades simétricas, que como no NX32, também poderão ser sorteadas. Salienta-se que o NX08 corrige justamente um "defeito" apontado por muitos críticos do Xadrez960, que indicam haver certas posições que são inferiorizadas por não manter todos os peões defendidos de antemão, o que poderia acarretar vantagens a quem puder explorar seu primeiro lance, obrigando os jogadores a adotarem medidas de defesa que cerceariam lances alternativos já na abertura.

Portanto, reforçando, para o NexT Xadrez 08 (NX08) tem-se as seguintes regras fundamentais:

1. Rei e Dama devem ficar em posição centralizada, como acontece no xadrez tradicional, mantendo o conceito de Ala do Rei e Ala da Dama originais;
2. Rei e Dama devem ficar entre as duas Torres, permanecendo, portanto, uma torre em cada Ala;
3. Deve haver, para brancas e pretas, um bispo de casas claras e um bispo de casas escuras;
4. Todos os peões devem estar protegidos por, pelo menos, uma peça.


Mas é também possível, e essa é mais uma inovação que o NexT está introduziu, que a organização inicial das peças, brancas e pretas, não seja simétrica. Assim sendo, cada bando (branco ou preto), poderia escolher a disposição inicial de suas peças, em seu tempo de jogo, no início da partida. Com isso o número de posições sobe para 64 possibilidades, baseada nas posições iniciais possíveis do NX08 e para 1024 ("1 K") possibilidades no caso das posições do NX32. Essas variações ASSIMÉTRICAS serão denominadas, respectivamente, de NexT Xadrez 64 (NX64) e de NexT Xadrez 1024 (NX1K). Essa nova concepção dispensa o uso de sorteio e tem uma fundamentação prática mais realista, ao se imaginar que o xadrez, como um jogo representativo da guerra, estaria mais de acordo com o que acontecia em campos de batalha medievais (e também modernos), a saber, cada exército tem a liberdade de configurar suas forças militares de acordo com suas estratégias de guerra. Contudo, o sucesso das modalidades assimétricas dependerá dos resultados de suas aplicações práticas e de estudos sobre cada uma das posições frente às demais, pois algumas dúvidas inciais já surgem de imediato: algumas posições são melhores do que outras? Se sim, sempre serão escolhidas? Mesmo havendo posições melhores do que outras, os jogadores poderão optar, de forma bem sucedida, por posições consideradas inferiores, da mesma forma que é escolhida uma abertura que aplica "gambito" no xadrez tradicional? Respostas em aberto.

Como funcionaria as modalidades ASSIMÉTRICAS (NX64 e NX1K) no início da partida? Seria assim:

1. O jogador de pretas acionaria o tempo das brancas;
2. O jogador de brancas organizaria suas peças, de uma vez só, de acordo com as regras do NX8 (oito posições possíveis) ou NX32 (32 posições possíveis) e, ao concluir, acionaria o tempo das pretas;
3. O jogador de pretas organizaria suas peças, de uma vez só, de acordo com as regras do NX8 (oito posições possíveis) ou NX32 (32 posições possíveis) e, ao concluir, acionaria o tempo das brancas novamente;
4. A partida seguiria normalmente, com o primeiro lance a ser executado pelas brancas no tabuleiro.


Introdução ao Xadrez++ / NX06
A Aposta do NexT

A modalidade NexT Xadrez 06 (NX06), ou simplesmente NexT Xadrez (NX), com o codinome Xadrez++, por ser a aposta do NexT na condição de próximo padrão a ser incorporado no Xadrez Clássico, nasceu a partir da experiência com a aplicação da modalidade NX08. Percebeu-se que os jogadores gostavam mais das únicas duas posições do NX08 que apresentavam simetria nas alas, a posição 04 e a posição 05 (que é a posição usada no xadrez tradicional). Notou-se, também, que era difícil de se obter a simples memorização das oito posições iniciais do NX08.

A partir dessa constatação, uma ideia interessante surgiu. Para se manter os conceitos de "Ala do Rei" e "Ala da Dama" seria mesmo necessário que o Rei e a Dama ficassem em suas casas centrais originais? A resposta foi: não! E seria possível manter a simetria entre as alas sem que a Dama e o Rei estivessem no centro? Sim! E, como mágica, partindo-se dessas novas possibilidades adicionadas às regras iniciais do NX08, surgiram 05 posições bem harmônicas, com uma beleza geométrica compatível com a posição tradicional e facílimas de serem lembradas, e mais a posição 04 do NX08, que destoava por não ter as torres em suas casas originais (colunas a e h). Essa diferença levou a uma análise mais profunda das posições e constatou-se uma característica interessante, ainda não notada na posição tradicional, a saber: nenhum dos peões da segunda fileira é defendido apenas por cavalos, de forma que os cavalos podem se movimentar já no primeiro lance, sem deixar nenhum peão desprotegido. Isso ajudou a definir quais são as principais características da posição inicial tradicional clássica do xadrez: Alas da Dama e do Rei; Damas e Reis entre as torres; simetria espelhada entre ambas as Alas; existência de um bispo de casas claras e um de casas escuras, um em cada Ala; um cavalo em cada Ala; os cavalos não defendem sozinhos nenhum dos peões, estando livres para se movimentar desde o primeiro lance sem a preocupação de deixar algum peão totalmente desprotegido. Assim, no lugar da posição 04 do NX08 (515 no Xadrez960), optou-se por incluir a posição 524 do Xadrez960, originalmente não presente no NX08, mas, presente no NX32 (posição 21). Frente às demais posições do NX08, esta nova posição não possui todos os peões defendidos por peças (os peões das colunas "b" e "g"), mas, por outro lado, não deixa o cavalo preso à defesa de nenhum dos peões. Além disso, por meio de análise de software, verificou-se que tais peões não são facilmente explorados e, portanto, não são débeis, pelo menos não mais débeis que os peões "f7" e "f2" na posição tradicional. Além disso, esta nova posição (524 no Xadrez960) guarda uma grande harmonia geométrica e visual com a posição tradicional clássica, trocando-se apenas as posições dos cavalos com as dos bispos (o que também é feito nas demais posições do NX06).

Já que o Fischer Random conseguiu conquistar um sucesso estrondoso com o primeiro Campeonato Mundial Oficial da FIDE em 2019, chegou-se à conclusão que tal modalidade já se estabeleceu como um padrão alternativo e não precisaria mais de modalidades de entrada, como o NX08 e o NX32, embora tais modalidades poderiam ainda serem utilizadas para fins de treinamento.

Assim, com o sucesso do Fischer Random, estabeleceu-se uma modalidade alternativa que acabou com a necessidade de conhecimento, em qualquer nível de profundidade, da chamada "teoria de aberturas", algo que era justamente o desejo de Bobby Fischer. O problema é que isso não trouxe nenhum benefício à prática do xadrez clássico, jogado há mais de 500 anos em suas regras atuais. A pergunta que fica é: não seria possível encontrarmos uma forma de se fazer uma pequena reforma no xadrez clássico, não eliminando a necessidade de conhecimento de teoria de aberturas, mas limitando-o a poucos lances e, ao mesmo tempo, fosse de fácil assimilação e operacionalização? A resposta, acreditamos, é SIM!! E, pode ser o Xadrez++!!

Todas as cinco novas posições do Xadrez++ apresentam simetria espelhada entre as alas, como a posição tradicional (cavalos, bispos, torres e rei/dama em posições simétricas, espelhadas, em cada uma das alas, que continuam a serem demarcadas como "Ala da Dama" ou "Ala do Rei", pela presença da Dama ou do Rei na ala), as posições 01, 03, 04, 05 e 06 apresentam todos os peões protegidos por peças como a posição 01 tradicional, com exceção da posição 02, portanto, mas, em todas as posições (01 a 06) os cavalos não defendem sozinhos nenhum peão e permanecem livres para jogar desde o primeiro lance. Dama e Rei estão entre as torres, que também permanecerão em suas colunas tradicionais "a" e "h" (facilitando o roque em ambas as alas), como na posição tradicional e haverá sempre um bispo em cada ala, sendo um de casas claras e outro de casas escuras, assim como um cavalo em cada ala, também como na posição tradicional clássica. Em outras palavas: são cinco novas posições que mantêm características compatíveis com a posição clássica original, também incluída.

Essa modalidade propõe-se, portanto, como uma extensão à modalidade tradicional clássica.  As cinco novas posições adicionadas poderiam ser consideradas novas posições a serem "homologadas" e incorporadas à prática do xadrez clássico (o Fischer Random continuaria a ser a modalidade alternativa oficial da FIDE, para se eliminar completamente a necessidade de se conhecer sistemas de aberturas). Veja que são seis posições ao todo, que poderão ser sorteadas, se desejado for, com um simples dado comum de seis lados! Salienta-se que o NX06 mantém as vantagens do NX08 e introduz grande facilidade de assimilação.

Portanto, reforçando, para o Xadrez++ (NexT Xadrez 06 - NX06 ou, simplesmente, NexT Xadrez - NX) tem-se as seguintes regras fundamentais para o estabelecimento de suas seis posições iniciais possíveis:

1. Dama e Rei devem ficar em colunas simétricas, espelhadas, em ambas as alas (da perspectiva das brancas, em d1 e e1, em c1 e f1 e em b1 e g1) , mantendo-se o conceito de Ala do Dama e Ala da Rei;
2. Dama e Rei devem ficar entre as duas Torres, permanecendo, portanto, uma torre em cada Ala, e posicionadas em colunas simétricas, espelhadas. Casualmente, em todas as posições do NX06, as torres permanecem em suas colunas originais, como na posição tradicional clássica, de forma que dá para estabelecer como regra que as torres sempre estarão nas colunas "a" e "h";
3. Deve haver, para brancas e pretas, um bispo de casas claras e um bispo de casas escuras, um em cada ala, e posicionados em colunas simétricas, espelhadas;
4. Deve haver um cavalo em cada ala, também posicionados em colunas simétricas, espelhadas;
5. Com as regras anteriores, torna-se desnecessário estabelecer que todos os peões devam estar protegidos por, pelo menos, uma peça (como era no NX08), sendo que a novidade é que os cavalos não deverão defender, sozinhos, nenhum peão (sempre que um cavalo estiver defendendo um peão, deverá haver redundância, ou seja, também deverá haver outra peça fazendo o mesmo), regra também desnecessária, pois todas as posições resultantes já foram definidas pelas quatro regras anteriores.

Simplificando, temos as seguintes regras para o NX06:

1. Dama e Rei devem ficar em colunas simétricas, espelhadas, em ambas as alas (da perspectiva das brancas, em d1 e e1, em c1 e f1 e em b1 e g1) , mantendo-se o conceito de Ala do Dama e Ala da Rei;
2. As torres sempre estarão nas colunas "a" e "h";
3. Deve haver, para brancas e pretas, um bispo de casas claras e um bispo de casas escuras, um em cada ala, e posicionados em colunas simétricas, espelhadas;
4. Deve haver um cavalo em cada ala, também posicionados em colunas simétricas, espelhadas.


Posições Iniciais do Xadrez++/NX06/NX

Posições NX06
Brancas
White
Posições Fischer Random
01
T C B D R B C T
RNBQKBNR
518
02
T B C D R C B T
RBNQKNBR
524
03
T C D B B R C T
RNQBBKNR
521
04
T B D C C R B T
RBQNNKBR
412
05
T D C B B C R T
RQNBBNKR
409
06
T D B C C B R T
RQBNNBKR
406


Posições NX06
Primeira Fileira das Brancas – Disposição Inicial das Peças (Figuras)
01
♖ ♘ ♗ ♕ ♔ ♗ ♘ ♖
02
♖ ♗ ♘ ♕ ♔ ♘ ♗ ♖
03
♖ ♘ ♕ ♗ ♗ ♔ ♘ ♖
04
♖ ♗ ♕ ♘ ♘ ♔ ♗ ♖
05
♖ ♕ ♘ ♗ ♗ ♘ ♔ ♖
06
♖ ♕ ♗ ♘ ♘ ♗ ♔ ♖











Sendo assim, o sistema NexT Xadrez apresenta cinco modalidades possíveis, três que podem se utilizar de sorteio da posição inicial das peças, o Xadrez++ (NX06), o NexT Xadrez 08 (NX08) e o NexT Xadrez 32 (NX32), e duas baseadas no conceito assimétrico de organização inicial das peças, sem possibilidade de aplicação de sorteio, o NexT Xadrez 64 (NX64) e o NexT Xadrez 1024 (NX1K).




Como se trata de um sistema novo, sua aplicação prática e nível de aceitação é que vão definir o seu grau de sucesso. No princípio, imaginava-se que a modalidade NX08, um subconjunto da modalidade NX32, seria a mais natural (mais próxima ao sistema tradicional usado atualmente) e, como tal, seria a primeira e, possivelmente, a escolha mais viável nos dias de hoje. No nível profissional, sua escolha já introduziria a necessidade de uma nova e ampla gama de estudos, uma vez que seria interessante que os jogadores profissionais viessem a desenvolver um conhecimento mínimo das possibilidades estratégicas por trás de cada uma das alternativas possíveis de arranjamento inicial das peças, mesmo com a introdução do sorteio. Isso alavancaria ainda mais a produção de conhecimento enxadrístico sobre aberturas, mas condicionaria esse conhecimento a um nível menos profundo do que o se desenvolve em teoria de aberturas no sistema tradicional atual, valorizando-se muito mais o domínio dos princípios básicos e conceitos macro-estratégicos das possíveis aberturas em cada uma das alternativas disponíveis, do que a "obrigação" de se conhecer todas as variantes e sub-variantes em um dado sistema de abertura adotado por um jogador, como a prática profissional tem demonstrado ser uma necessidade hoje em dia no xadrez 1. Já para os amadores, mesmo esse estudo genérico poderia ser dispensável, pois tal preparação provavelmente não afetaria tanto o resultado de uma partida nesse nível de jogo, como é capaz de afetar hoje. Dominar princípios de abertura, como, por exemplo, saber desenvolver adequadamente as peças, controlar o centro, etc., seria muito mais importante.

Todas essas considerações são absolutamente válidas, também, para o NX06 (o Xadrez++), que traz ainda mais vantagens, como um conjunto mais reduzido de posições (de oito para seis) e posições iniciais absolutamente fáceis de lembrar. Sendo assim, o NX06 passa a ser a aposta do NexT como o próximo padrão de xadrez a ser estabelecido, como uma espécie de extensão ao xadrez clássico atual e, por isso mesmo, será chamado simplesmente de NX e recebeu o codinome "Xadrez++", para representar um incremento de evolução em comparação ao xadrez atual.

Logo, antes de se partir para a complexidade de 32 possibilidades (como uma alternativa ao Fischer Random), que poderia assustar inicialmente os novos praticantes, acostumados com apenas uma posição de início e a estudar sistemas de aberturas que os mantenham em uma relativa zona de conforto, e mesmo para posições que não apresentam simetria espelhada entre alas, como o NX08, sugere-se a utilização da modalidade com apenas seis possíveis posições, o NX06. Só que agora, o objetivo não é mais uma alternativa mais "palatável" ao Fischer Random e, sim, uma proposta de reforma no xadrez clássico. O NX06, assim como já apontado para o NX08, estaria bem de acordo com a proposta de Garry Kasparov de reduzir o número de posições do Xadrez960 a um número mínimo aceitável (a ideia do NX08 foi imaginada inicialmente não visando apenas uma reforma no xadrez clássico, mas, como uma modalidade alternativa, que poderia ser até uma modalidade aproximativa entre o xadrez tradicional e o Fischer Random), pois se o NX08 mantinha Dama e Rei em suas posições originais tradicionais e garantia que todos os peões estivessem protegidos por pelo menos uma peça na posição inicial, assim como acontece na posição inicial clássica do xadrez tradicional, o NX06 traz a vantagem adicional da simetria espelhada entre alas e a compatibilidade quase que total com a posição inicial tradicional do xadrez clássico, jogado há mais de 500 anos em suas regras atuais.

Com a intenção de um Fischer Random melhorado, o NX08 era considerado uma modalidade introdutória, de adaptação e transição para o NX32, pois o número de posições, embora oito vezes maior do que no xadrez tradicional, mesmo com a utilização de sorteio, ainda permitiria o desenvolvimento de um conhecimento razoável de sistemas de aberturas, embora com muito menos profundidade do que acontece no xadrez tradicional (trocaria-se a profundidade, pela amplitude; o conhecimento de variantes específicas por ideias e noções gerais). A introdução do sorteio, praticamente inviabilizaria também as preparações de aberturas específicas a cada rodada em um torneio ou match, se esse for o objetivo dos organizadores das competições.

O NX06 (Xadrez++), por outro lado, nasceu com a proposta de ser o novo padrão do xadrez clássico, incorporando as vantagens do NX08 e adicionando novas.

Já foi destacado que, embora seja proposto como uma modalidade de transição, de adaptação à modalidade NX32, que era, em seu lançamento (2017) considerada a modalidade plena e definitiva para o xadrez no futuro, salientava-se que o NX08 provavelmente perdurasse por décadas (pelo menos), mesmo com o intensivo uso de computadores, antes de se aproximar de um esgotamento teórico, ao se tomar o xadrez tradicional como um exemplo histórico (que há, aproximadamente, 500 anos se mantém sem modificações em suas regras fundamentais, e, mesmo assim, continua sendo a modalidade oficialmente adotada pela FIDE nos dias de hoje). Hoje, em 2020, com a nova proposta do NX06, imagina-se que esta será já a versão definitiva do novo xadrez clássico do futuro, o Xadrez++. Alternativamente, teríamos o Fischer Random, como uma modalidade oficial paralela.

O NX08 e o NX32 objetivavam, portanto, melhorar o xadrez tradicional e gerar alternativas mais viáveis e com mais chances de aceitação prática pela comunidade enxadrística internacional, do que a proposta do Xadrez960 original que, além de apresentar inúmeras posições iniciais com estética desagradável aos olhos de um enxadrista tradicional, praticamente elimina, e de forma drástica e repentina, a necessidade de se conhecer qualquer sistema de abertura, mesmo que em linhas gerais (continua sendo uma modalidade interessante se esse for o objetivo, como realmente queria Bobby Fischer). Já no NX32 e, principalmente no NX08, e ainda mais no NX06, que nasceu como uma proposta natural de reforma do xadrez clássico, mesmo com a introdução do sorteio, a necessidade do conhecimento de aberturas não é totalmente eliminada, contribuindo-se para que o xadrez permaneça como um jogo de conhecimento e habilidade que se desenvolve progressivamente em suas três conhecidas fases: abertura, meio-jogo e finais. Ou seja, continuaria a ser importante para o jogador dominar todas as fases, mas, em contrapartida ao xadrez tradicional atual, se reduziria sensivelmente a necessidade de conhecimentos detalhados em sistemas específicos de abertura. Tanto o NX32 quanto o NX08, assim como no NX06, se aproveitarão também, e isso é muito importante que se frise, de inúmeros estudos teóricos, táticos e estratégicos já desenvolvidos no xadrez tradicional, uma vez que mantém os conceitos de Ala do Rei e Ala da Dama e a importância de se controlar o centro do tabuleiro. Logo, lança-se aqui o prognóstico de que haverá uma progressão natural na prática e estudo desses sistemas de jogo (xadrez tradicional e NX): continuará se aprendendo primeiro o xadrez tradicional, aproveitando-se de sua já vasta literatura técnica, para depois evoluir para a prática e o estudo das demais posições do NX06, o novo padrão clássico (ou clássico estendido), sendo o NX08 e, no médio/longo prazo, se necessário, o NX32, modalidades alternativas que podem ser usadas como treinamento ou modalidades aproximativas entre o novo padrão clássico (Xadrez++) e o Fischer Random.

Alternativamente, o NX08 e o NX32 também poderão ser adotados como um sistema de treinamento visando maior rendimento no xadrez tradicional (e tradicional estendido), uma vez que a prática nestas modalidades permite desenvolver uma maior consciência situacional na fase de abertura, haja vista que os princípios de abertura são muitas vezes esquecidos ou negligenciados devido à memorização de sistemas e variantes teóricas já desenvolvidos. Além disso, pode permitir aos jogadores a prática de lances normalmente não utilizados em seus sistemas de aberturas usuais, levando a novas ideias e à possibilidade de se ampliar os respectivos repertórios (não só por meio de novos lances em sistemas já adotados, o que seria mais raro, mas pela pesquisa e adoção de novos sistemas inteiros aos repertórios dos jogadores).

Assim, como desejava Bobby Fischer, o jogo de xadrez continuará a ser o JOGO-ARTE-CIÊNCIA que já foi um dia, pois será muito mais JOGO do que é hoje, haja vista que o jogo "OVER THE BOARD" (OTB) será a regra, reduzindo-se drasticamente (mas não se eliminando totalmente sua necessidade) os estudos preparatórios antes de uma dada partida ou torneio (preparação de aberturas), e aumentando-se a importância do raciocínio (tanto abdutivo, quanto dedutivo e indutivo) a ser aplicado intensivamente no desenrolar da partida, desde seus primeiros lances. Será, também, muito mais ARTE, pois valorizará, naturalmente, bem mais a criatividade e a intuição do que conhecimentos mecanicamente memorizados. E, por, fim, será também muito mais CIÊNCIA, pois a pesquisa será ainda mais estimulada nos inúmeros novos sistemas de abertura que surgirão na prática desse novo sistema de jogo, com a devida ressalva de que nunca haverá, por parte de um jogador, o domínio absoluto do conhecimento sobre cada uma das posições alternativas de início, já que o espaço de pesquisa será largamente ampliado (em seis vezes no NX06, em oito vezes no NX08 e em 32 vezes no NX32, comparando-se com o sistema tradicional do xadrez atual). A introdução do sorteio da posição inicial das peças é um ingrediente a mais para reforçar o fato de que os jogadores não precisarão mais memorizar esse ou aquele sistema de abertura antes de uma dada partida ou match contra um oponente em específico e sim, que será interessante (mas não "obrigatório") desenvolver, com antecedência, em seus estudos rotineiros preparatórios, o conhecimento e a habilidade de compreender minimamente as possibilidades estratégicas de desenvolvimento que permeiam todas as alternativas de disposição inicial das peças. O desenvolvimento de conhecimentos aprofundados sobre TáticaEstratégia e Finais reconquistará, portanto, um maior grau de importância no estudo, treinamento e prática de um enxadrista profissional (como defendia José Raúl Capablanca y Graupera, Campeão Mundial de Xadrez 1921-27).


Tabela com todas as oito alternativas de disposição inicial das peças no NX08 e os seus números equivalentes no Xadrez960 (e NX32):




Tabela com todas as 32 alternativas de disposição inicial das peças no NX32 e os seus números equivalentes no Xadrez960 (e no NX08):



O sorteio das posições poderá ser feito com um simples dado comum de seis faces para o Xadrez++ (NX06),  ou de oito faces, no caso do NX08 (oito possibilidades), ou, no caso do NX32 (32 possibilidades), com dois dados, um tetraédrico para as dezenas (0 a 3) e um dado de 10 faces para as unidades (0 a 9). Há dados de 32 faces no mercado, mas são difíceis de serem encontrados. Uma outra alternativa é usar um gerador de números aleatórios/randômicos, que pode ser encontrado facilmente na Internet, disponível em sites ou na forma de aplicativo para download. 

Lembrando que o sorteio não é obrigatório. Pode-se decidir por escolher determinadas posições de antemão, para um torneio inteiro, match ou mesmo para um ciclo completo de campeonato mundial de uma organização como a FIDE (que atualmente é de dois anos). Destaca-se, mais uma vez, que não é o objetivo do NexT eliminar a fase de abertura e a necessidade de seu estudo. O objetivo é devolver ao xadrez a sua real magia, que é o jogo desenvolvido "on-the-fly", no tabuleiro ("over the board" - OTB), procurando-se evitar que jogadores sejam levados a passar a noite preparando o que jogar na partida da manhã seguinte, e a verdadeiras insanidades como preparações tão profundas, que são capazes de gerar novidades teóricas no quinquagésimo lance de um determinado sistema. O que o NexT pretende é que o estudo de aberturas não precise mais ultrapassar a profundidade de alguns poucos lances. Uma noção geral e as principais ideias de um dado sistema voltariam a ditar o tom. 



A questão da escolha da posição inicial com antecedência, por exemplo, definida a cada dois anos, para um ciclo completo de campeonato mundial (Kasparov sugeriu a adoção de uma dada posição a cada ano), poderia ser também extremamente benéfica para o desenvolvimento da prática amadora do xadrez, pois os amadores passariam a ter a possibilidade de consultar e buscar ideias e inspiração em sistemas de aberturas já desenvolvidos pelos profissionais, que têm condições de dedicar todo o seu tempo ao jogo. Depois de algumas décadas, o NX06 já teria sistemas de aberturas bem desenvolvidos em cada uma das posições iniciais, e a introdução do sorteio seria muito mais interessante nessa fase de amadurecimento da modalidade (o mesmo pode ser projetado, no futuro, para o NX08 ou NX32, mas, com um maior nível de complexidade). 

Em se falando do Campeonato Mundial de Xadrez Clássico da FIDE, a adoção do NX06 poderia gerar, ainda, mais algumas opções muito interessantes de aplicação. Por exemplo, o Match Final do Campeonato Mundial poderia ser disputado em 12 partidas, com todas as seis posições do NX06, ida e volta. Se for em 14 partidas,  dá para jogar a posição tradicional 4 vezes (2 de brancas e 2 de pretas) e todas as demais cinco posições uma vez de brancas e uma vez de pretas.

Abaixo apresento análises realizadas pelo NexT, com pelo menos, 40 plies de profundidade (equivalente a vinte lances completos), em todas as posições iniciais possíveis do NX08, com as dez melhores alternativas propostas pela engine utilizada. As análises foram desenvolvidas com a engine Stockfish 8 64 POPCNT (https://stockfishchess.org/), a segunda melhor engine da atualidade (anno 2017), e a primeira entre as engines livres e de código aberto, com um rating Elo aproximado de 3389 pontos (fonte: CCRL 40/40 ComputerChess.org). 
Dados da máquina/sistema utilizados nas análises elaboradas pelo NexT: 
Notebook Philco Intel i5-3210M 2.5 GHZ, Quad Core, 4 GB RAM, SO Windows 7 Enterprise SP1, SW Fritz 9 SE.

Ainda serão apresentadas as análises com o Xadrez++ (NX06), com software atualizado. Mas, dada a total simetria apresentada pelas cinco novas posições constituintes, já se adianta que todas as posições apresentam igualdade compatível com a igualdade verificada na posição tradicional original.

Segundo o Stockfish 8 64, como pode ser observado na tabela abaixo, todas as 08 posições iniciais do NX08, bem como as dez primeiras alternativas de início sugeridas para cada uma das posições, apresentam igualdade (=). 


NX08
Brancas
960
Linhas
01
CTCDRBBT
158
1. =  (0.21): 1.f4 d5 2.g3 g6 3.Nab3 f6 4.Nd3 c6 5.h4 h5 6.Bg2 Bf7 7.e4 dxe4 8.Bxe4 Nd6 9.Bf3 Nc7 10.Bxa7 Ra8 11.Bb6 Nf5 12.Bf2 Rxa2 13.Nbc5 Qc8 14.Ra1 Rxa1 15.Qxa1 Bg7 16.0-0 0-0 17.Qa7 Nb5 18.Qxb7 Nbd4 19.Bd1 Qxb7 20.Nxb7 Ra8 21.Re1 Ra1 22.b3 Bd5 23.Nbc5



2. =  (0.18): 1.f3 e5 2.e4 d5 3.exd5 Qxd5 4.Ne2 Bd6 5.Nc3 Qe6 6.Nb3 Nab6 7.Qe2 f6 8.0-0-0 Bf7 9.d4 0-0 10.dxe5 Qxe5 11.Qd2 Re8 12.Kb1 Qf4 13.Bd4 Qxd2 14.Nxd2 Be5 15.Bxe5 Rxe5 16.Bd3 Nd6 17.Rhe1 Rbe8 18.Rxe5 Rxe5 19.Nde4 Nxe4 20.Bxe4 c6 21.Rd8+ Re8 22.Rxe8+ Bxe8 23.g4



3. =  (0.16): 1.e4 e5 2.f3 d5 3.exd5 Qxd5 4.Ne2 Bd6 5.Nb3 Qe6 6.d4 Nab6 7.Qd2 Nc4 8.Qg5 Qg6 9.Qxg6 hxg6 10.Nc5 exd4 11.Bxd4 f6 12.Ne4 Be5 13.b3 Bxd4 14.Nxd4 N4d6 15.Nc3 Ne7 16.Kf2 0-0-0 17.Bd3 Nef5 18.Ndb5 Nxb5 19.Nxb5 c6 20.Nc3 Be6 21.Rbe1 Bf7 22.Ne2 Nd6 23.c4 Nf5



4. =  (0.15): 1.d4 d5 2.Nab3 Nd6 3.Nd3 e6 4.e3 Nb6 5.Nbc5 Ne4 6.h4 Nxc5 7.Nxc5 Bd6 8.Qg4 Qf6 9.Bh2 Bxh2 10.Rxh2 h5 11.Qg5 Bh7 12.Rc1 0-0-0 13.Qxf6 gxf6 14.Bd3 Nc4 15.Bxh7 Rxh7 16.Nd3 Rg8 17.Ke2 b6 18.g3 Kb7 19.Rhh1 Rhh8 20.Rcd1 e5 21.c3 c6 22.dxe5



5. =  (0.11): 1.Nab3 e5 2.e4 Nab6 3.f4 exf4 4.Nd3 Qe7 5.Qe2 f5 6.exf5 Nd6 7.0-0-0 0-0-0 8.Qg4 Qe4 9.Qxf4 Qxf4 10.Nxf4 Nxf5 11.Bd3 Ne7 12.Be4 Nc6 13.Re1 Bf7 14.d3 Re8 15.Bf2 Bd6 16.g3 Rhf8 17.Bxh7 Rxe1+ 18.Bxe1 Bxf4+ 19.gxf4 Nd5 20.Bd2 Be6 21.Re1 b6 22.Be4 Nxf4



6. =  (0.00): 1.g3 e5 2.e4 d5 3.Qh5 Qe7 4.f4 exf4 5.e5 g6 6.Qe2 f3 7.Qxf3 Bg7 8.Qe2 Bxe5 9.Nab3 Nab6 10.Nd3 Bg7 11.Qxe7+ Nxe7 12.0-0-0 0-0-0 13.Bd4 Bxd4 14.Nxd4 Kb8 15.Re1 Nec8 16.Nc5 Nd6 17.Re7 Nbc8 18.Re2 c6 19.Na6+ Ka8 20.Nc7+ Kb8 21.Na6+



7. =  (0.00): 1.h4 d5 2.d4 Nab6 3.Nab3 Nd6 4.e3 e6 5.Nc5 Nbc4 6.c3 c6 7.Qh5 Qf6 8.Bd3 b6 9.Na6 Rc8 10.Bh2 h6 11.Bf4 Qe7 12.Qd1 Qb7 13.Nb4 c5 14.Nc2 Na5 15.Na3 Nac4 16.0-0 Nxa3 17.bxa3 c4 18.Bc2 Qe7 19.Ne2 Qxh4 20.Be5 Qg5 21.Bf4 Qh4



8. =  (0.00): 1.e3 f6 2.d4 Bf7 3.c4 e5 4.Nc2 c5 5.f3 Nc7 6.dxe5 fxe5 7.e4 Be7 8.b4 Na6 9.Nd3 cxb4 10.Ndxb4 Nb6 11.Nxa6 bxa6 12.Ne3 0-0 13.Nf5 Na4 14.Nxe7+ Qxe7 15.Rxb8 Rxb8 16.Qxa4 Rb1+ 17.Kf2 Qd6 18.Qa5 Rb2+ 19.Ke1 Rb1+ 20.Kf2



9. =  (-0.02): 1.Ncb3 f5 2.f3 e5 3.Bf2 Nab6 4.e4 fxe4 5.fxe4 Qg5 6.Qf3 Bf7 7.h4 Qf6 8.d3 d5 9.exd5 Qxf3 10.gxf3 Bxd5 11.Nd2 Bxa2 12.0-0-0 Bd6 13.Nab3 0-0 14.Nc5 Ne7 15.Re1 Bd5 16.Nce4 Bc6 17.Bh3 Nf5 18.Nxd6 cxd6 19.Ne4 Nd4 20.Nxd6 Rxf3



10. =  (-0.08): 1.a3 f5 2.f4 d6 3.Nab3 g6 4.d3 e5 5.e4 fxe4 6.dxe4 Bh6 7.g3 Nab6 8.Qf3 Qe7 9.Nd2 Nd7 10.Bh3 Ncb6 11.Be3 d5 12.Bxb6 Nxb6 13.Nd3 dxe4 14.Nxe4 exf4 15.Nxf4 Bxf4 16.Qxf4 Nd5 17.Qf3 Nf6 18.Bg2 Qxe4+ 19.Qxe4+ Nxe4 20.Bxe4 0-0-0 21.0-0 Bc4 22.Rfd1 Rxd1+ 23.Rxd1 Rf8 24.b3 Be6 25.Bg2
NX08
Brancas
960
Linhas
02
CTCDRTBB
159
1. =  (0.20): 1.f4 f5 2.Nab3 g6 3.g3 b6 4.Bd4 Bf6 5.Be5 Nd6 6.0-0 c5 7.d4 Nc7 8.e3 c4 9.Nd2 b5 10.e4 fxe4 11.Nxe4 Nxe4 12.Bxe4 Be6 13.Bxf6 exf6 14.d5 Bh3 15.Re1 0-0 16.Bf3 Re8 17.Ne2 Qe7 18.Qd2 Qd6 19.Kh1 f5 20.Qd4 Qb6 21.c3 d6



2. =  (0.19): 1.g3 g6 2.f4 f5 3.Nab3 b6 4.Bd4 Bf6 5.Be5 Nd6 6.0-0 c6 7.d3 Nc7 8.c4 Be6 9.Bxf6 exf6 10.Nd4 a5 11.e3 0-0 12.Nce2 b5 13.b3 Qe7 14.Qd2 bxc4 15.dxc4 Bxc4 16.bxc4 Nxc4 17.Qc3 Qxe3+ 18.Qxe3 Nxe3 19.Rfc1 Kf7 20.Bg2 Rfe8 21.Rxb8 Rxb8



3. =  (0.14): 1.Nab3 e5 2.e4 g6 3.g3 d6 4.f4 exf4 5.Rxf4 Nab6 6.Bg2 Bg7 7.Ne2 Ne7 8.Nc3 Qd7 9.Qe2 0-0-0 10.a4 g5 11.Rf1 f5 12.a5 Nc4 13.Bd4 Ne5 14.Bxe5 Bxe5 15.a6 Bxb3 16.axb7+ Kb8 17.cxb3 c6 18.exf5 Qxb7 19.b4 Nxf5 20.b5 Nd4 21.bxc6 Nxc6 22.Rxf8 Rxf8 23.0-0-0



4. =  (0.14): 1.d3 e5 2.e4 Nab6 3.Nab3 g6 4.g3 d6 5.Ne2 Ne7 6.f4 exf4 7.Nxf4 Qd7 8.Qd2 0-0-0 9.0-0-0 f5 10.exf5 Nxf5 11.Kb1 Rde8 12.c4 Kb8 13.Na5 c6 14.Rde1 Nd4 15.h4 Rxe1+ 16.Rxe1 Bg7 17.Bg2 Re8 18.Rxe8+ Qxe8 19.Qc3 Nf5 20.Qb4 Qe7 21.Bxb6 axb6 22.Qxb6



5. =  (0.10): 1.e4 e5 2.g3 g6 3.Qe2 f6 4.f4 c6 5.Be3 Bg7 6.0-0 Bf7 7.c4 0-0 8.Nc2 Nc7 9.Nb3 Ne6 10.fxe5 fxe5 11.d3 Nd6 12.Nc5 Nxc5 13.Bxc5 Qc7 14.b3 b6 15.Be3 Be6 16.Qd2 Nb7 17.Bg2 c5 18.Qe2 d6 19.Rxf8+ Rxf8 20.Rf1 Qe7 21.Rxf8+ Bxf8 22.a3 Bg7



6. =  (0.05): 1.c3 f5 2.f4 g6 3.g3 d6 4.e4 fxe4 5.Bxe4 Qd7 6.Bf3 c5 7.Nc2 Nc7 8.d4 c4 9.Ne3 Nb6 10.Ne2 Ncd5 11.b3 Nxe3 12.Bxe3 Bd5 13.Bxd5 Nxd5 14.Bf2 Qc6 15.bxc4 Qxc4 16.Qb3 Qxb3 17.Rxb3 0-0 18.c4 Nf6 19.d5 Rbc8 20.Rxb7 Rxc4 21.Rxe7 Nxd5 22.Rxa7



7. =  (0.02): 1.Ncb3 e5 2.e4 Qe7 3.g3 g6 4.d3 Nab6 5.Qd2 f5 6.f3 fxe4 7.fxe4 Rxf1+ 8.Kxf1 d6 9.Be3 Nd7 10.c4 Ncb6 11.Nc2 h5 12.Kg1 h4 13.Nb4 c6 14.Na5 hxg3 15.hxg3 Qh7 16.Nc2 Be6 17.b4 Bf6 18.Bf3 Qh3 19.Qf2 Qh7 20.Rf1 0-0-0 21.Bg2



8. =  (0.02): 1.g4 e5 2.e4 g6 3.Qe2 f5 4.gxf5 gxf5 5.f4 Qh4+ 6.Bf2 Qxf4 7.Qh5+ Bf7 8.Qxh7 Qg5 9.Qxf5 Qxf5 10.exf5 Nab6 11.Nab3 Bd5 12.Ne2 Rxf5 13.Nc3 Bxh1 14.Rxh1 d5 15.h4 d4 16.Ne4 Nd5 17.h5 Nd6 18.Nbc5 0-0-0 19.d3 Rdf8 20.h6 Nb4 21.Ke2 R8f7 22.c3 dxc3 23.Nxd6+ cxd6 24.Ne4



9. =  (0.01): 1.f3 d6 2.e4 e5 3.g3 Nab6 4.b3 f5 5.c3 g6 6.Nc2 Be6 7.Be3 0-0 8.Bg2 c5 9.0-0 fxe4 10.fxe4 Rxf1+ 11.Qxf1 Ne7 12.Nd3 Qd7 13.Qe2 Rf8 14.Rf1 Rxf1+ 15.Qxf1 Bg7 16.Nf2 Nc6 17.Bf3 a6 18.Bg5 h6 19.Be3 Qe7 20.Bg2 Nd7 21.d3 a5 22.Qe2



10. =  (0.00): 1.d4 f5 2.g3 g6 3.Nab3 Nd6 4.f3 Nb6 5.Nd3 Nbc4 6.e4 fxe4 7.fxe4 Rxf1+ 8.Kxf1 e5 9.dxe5 Nf7 10.Qe2 Nfxe5 11.Bxa7 Ra8 12.Bd4 Rxa2 13.Kg1 Bg7 14.Bc3 Qf6 15.Bg2 Qb6+ 16.Kh1 Nxd3 17.Bxg7 Nf2+ 18.Kg1 Nh3+ 19.Kh1 Nf2+
NX08
Brancas
960
Linhas
03
BTCDRBCT
514
1. =  (0.06): 1.c4 c5 2.Nf3 e6 3.e3 Nf6 4.Be2 b6 5.a3 Nd6 6.b4 Bxf3 7.Bxf3 cxb4 8.Rxb4 b5 9.Bxf6 Qxf6 10.c5 a5 11.Rb3 Nc4 12.d4 a4 13.Rb4 Be7 14.Be2 Nxa3 15.Qd3 Nc4 16.Na2 0-0 17.Nc3 a3 18.0-0 d6 19.Rxb5 Nb2 20.Qc2 dxc5 21.dxc5 Qf5 22.Qxf5 exf5 23.c6 Rxb5 24.Bxb5



2. =  (0.00): 1.e3 b5 2.b4 Nf6 3.Nf3 e6 4.a3 Be7 5.Bd3 d6 6.0-0 0-0 7.Nb3 c5 8.bxc5 dxc5 9.Bxf6 gxf6 10.Nfd4 cxd4 11.Bxh7+ Kxh7 12.Qh5+ Kg7 13.Qg4+ Kh8 14.Qh5+ Kg8 15.Qg4+ Kh7 16.Qh5+



3. =  (0.00): 1.Nf3 e6 2.b4 b5 3.e3 Nf6 4.a3 Be7 5.Bd3 d6 6.0-0 0-0 7.Nb3 c5 8.bxc5 dxc5 9.Bxf6 gxf6 10.Nfd4 cxd4 11.Bxh7+ Kxh7 12.Qh5+ Kg7 13.Qg4+ Kh8 14.Qh5+ Kg8 15.Qg4+ Kh7 16.Qh5+



4. =  (0.00): 1.b4 b5 2.Nf3 Nf6 3.e3 e6 4.a3 Be7 5.Bd3 d6 6.0-0 0-0 7.Nb3 c5 8.bxc5 dxc5 9.Bxf6 gxf6 10.Nfd4 cxd4 11.Bxh7+ Kxh7 12.Qh5+ Kg7 13.Qg4+ Kh8 14.Qh5+ Kg8 15.Qg4+ Kh7 16.Qh5+



5. =  (0.00): 1.a3 e6 2.e3 b5 3.b4 Nf6 4.Nf3 Be7 5.Bd3 d6 6.0-0 0-0 7.Nb3 c5 8.bxc5 dxc5 9.Bxf6 gxf6 10.Nfd4 cxd4 11.Bxh7+ Kxh7 12.Qh5+ Kg7 13.Qg4+ Kh8 14.Qh5+ Kg8 15.Qg4+ Kh7 16.Qh5+



6. =  (0.00): 1.b3 b5 2.e3 e6 3.Nf3 Nf6 4.Bd3 c5 5.0-0 Be7 6.c4 bxc4 7.bxc4 Rxb1 8.Bxb1 Nb6 9.d3 0-0 10.Nb3 d6 11.Qe2 Qc7 12.Rc1 Rb8 13.Bc3 Nfd7 14.Ba5 Bc6 15.d4 g6 16.Bd2 Bf6 17.Bd3 Na4 18.Bc2 Nab6 19.Bd3



7. =  (0.00): 1.a4 b6 2.b4 Nf6 3.e3 e6 4.c4 Bd6 5.b5 0-0 6.Nce2 c5 7.Ng3 Qe7 8.Nf3 Bc7 9.Be2 d5 10.cxd5 Nxd5 11.0-0 Nd6 12.d4 f6 13.Nd2 Rfd8 14.dxc5 bxc5 15.Qc2 Nf7 16.Nb3 Bd6 17.Rfd1 Nb4 18.Qc3 Nd5 19.Qc2



8. =  (-0.04): 1.g3 b5 2.Nf3 e6 3.Bg2 c5 4.b3 Nf6 5.0-0 Be7 6.d3 0-0 7.c4 a6 8.Bb2 d6 9.e4 Nd7 10.Nd2 Bf6 11.Bxf6 Nxf6 12.a3 Ne7 13.b4 Nc6 14.bxc5 dxc5 15.cxb5 axb5 16.a4 bxa4 17.Rxb8 Qxb8 18.Qxa4 Nb4 19.Qa1 Bc6 20.Qc3 e5 21.Nc4 Nd7 22.f4



9. =  (-0.06): 1.d3 c5 2.Nf3 Nf6 3.g3 e6 4.b3 b5 5.Bg2 Be7 6.0-0 0-0 7.c4 a6 8.Bb2 d6 9.Re1 Na7 10.e4 Nc6 11.Ne2 h6 12.h4 Nd7 13.a3 Bf6 14.Bxf6 Qxf6 15.cxb5 axb5 16.d4 b4 17.Ra1 cxd4 18.Nexd4 Nxd4 19.Nxd4 Rfc8 20.Qd2 bxa3 21.Rxa3



10. =  (-0.07): 1.d4 b6 2.e3 c5 3.Nf3 Nf6 4.Nb3 e6 5.Bd3 Bd6 6.dxc5 bxc5 7.Nbd2 Bc7 8.b3 d6 9.0-0 e5 10.c4 h6 11.Nh4 Ne7 12.Nf5 Nxf5 13.Bxf5 g6 14.Bc2 0-0 15.Bb2 Bc6 16.f3 Qe7 17.Ne4 Nxe4 18.Bxe4 Bxe4 19.fxe4 Kg7 20.Qd2 Qg5 21.Rf3 f5 22.exf5 gxf5
NX08
Brancas
960
Linhas
04
BTCDRCTB
515
1. =  (0.09): 1.g3 g6 2.Ne3 Ne6 3.b4 Bxa1 4.Rxa1 b6 5.Bxa8 Rxa8 6.c4 0-0 7.0-0 f5 8.Nb3 Nd6 9.c5 Ne8 10.d4 f4 11.Ng4 Nf6 12.Nxf6+ Rxf6 13.Nd2 a5 14.Ne4 Rf5 15.d5 Ng5 16.Nxg5 Rxg5 17.cxb6 cxb6 18.Qd4 axb4 19.Qxf4 Rxd5 20.Rfc1 e6 21.h4 Rf5 22.Qxb4



2. =  (0.05): 1.d4 b5 2.d5 Nd6 3.g3 g6 4.e4 f5 5.exf5 Nxf5 6.Ne3 Nxe3 7.fxe3 c6 8.dxc6 Bxc6 9.Bxc6 dxc6 10.b3 Qxd1+ 11.Kxd1 Nd7 12.Ke2 e6 13.Nd3 Ke7 14.Rgc1 c5 15.Bxh8 Rxh8 16.c4 b4 17.Ra1 a5 18.a4 Rhf8 19.Rf1 g5 20.Rad1 h5 21.h4 Rxf1 22.Rxf1 gxh4 23.gxh4 Kd6 24.e4 Ne5



3. =  (0.00): 1.b4 b5 2.d3 g6 3.Bxh8 Rxh8 4.Nb3 Nb6 5.Qd2 h5 6.f4 Ne6 7.e4 d5 8.f5 Nf8 9.g3 dxe4 10.Ne3 Na4 11.0-0-0 e6 12.dxe4 Qxd2+ 13.Rxd2 h4 14.g4 Nd7 15.fxg6 fxg6 16.Rf1 Ke7 17.Rdf2 Ne5 18.Nd4 Nc3 19.Kb2 Na4+ 20.Kc1



4. =  (0.00): 1.e4 b5 2.g3 Nd6 3.d3 b4 4.b3 Ne6 5.f4 c5 6.Ne3 0-0 7.0-0 f5 8.exf5 Bxh1 9.fxe6 Bb7 10.Qh5 Qc7 11.Nd5 Qd8 12.Ne3



5. =  (0.00): 1.Ne3 d5 2.d4 g6 3.g3 b5 4.0-0 Nb6 5.b3 Ne6 6.Qd2 0-0 7.Ng4 h5 8.Ne5 c5 9.dxc5 Nxc5 10.Ncd3 Ne4 11.Qa5 Rc8 12.Qxa7 d4 13.Rbc1 Qd6 14.f4 Nc3 15.Bxc3 Rxc3 16.Qa6 Bxh1 17.Kxh1 Bxe5 18.Nxe5 b4 19.Rfd1 Ra8 20.Qb5 Rb8 21.Qa5 Ra8 22.Qb5



6. =  (0.00): 1.a4 g6 2.d4 d5 3.g3 Ne6 4.b4 0-0 5.c3 b6 6.Ne3 c6 7.Qc2 Nd6 8.0-0 Bg7 9.Nd3 f5 10.f4 Ne4 11.Ne5 c5 12.Bxe4 fxe4 13.f5 Ng5 14.fxg6 Qc7 15.N3g4 Bxe5 16.Nxe5 cxd4 17.Ng4 Qd7 18.Ne5 Qc7



7. =  (0.00): 1.b3 b5 2.d4 g6 3.Ne3 d5 4.g3 Ne6 5.c3 c6 6.Nd3 Bg7 7.0-0 0-0 8.Bg2 Nd6 9.Bb2 a5 10.Qd2 Bb7 11.Rfd1 Qc7 12.Ng4 Nf5 13.Ne3 Nd6



8. =  (0.00): 1.Nd3 b5 2.b3 g6 3.Bxh8 Rxh8 4.c4 Ne6 5.cxb5 Rxb5 6.Qc2 h5 7.h4 Nd6 8.Ne3 f6 9.a4 Rb6 10.b4 Nd4 11.Qc5 Ne6 12.Qc2



9. =  (0.00): 1.c4 b5 2.cxb5 Rxb5 3.b3 Ne6 4.Qc2 g6 5.Bxh8 Rxh8 6.Nd3 h5 7.h4 Nd6 8.Ne3 f6 9.a4 Rb6 10.b4 Nd4 11.Qc5 Ne6 12.Qc2



10. =  (0.00): 1.e3 b5 2.b4 d6 3.Nb3 e5 4.d4 e4 5.a4 a6 6.g4 bxa4 7.Nbd2 d5 8.c4 c6 9.Qxa4 Ne6 10.Qxa6 0-0 11.Ng3 g6 12.0-0 Bb7 13.Qa5 Nc7 14.Qc5 Ne6 15.Qa5
NX08
Brancas
960
Linhas
05
TCBDRBCT
518
Posição Inicial Clássica do Xadrez Tradicional
NX08
Brancas
960
Linhas
06
TCBDRCTB
519
1. =  (0.12): 1.d4 d5 2.c3 g5 3.g4 e5 4.dxe5 c6 5.e4 Nbd7 6.exd5 Nxe5 7.Ne3 Nfg6 8.Be4 cxd5 9.Qxd5 0-0 10.Qxd8 Rxd8 11.Nf5 Bf6 12.Nd2 Nf4 13.Nf3 Nxf3+ 14.Bxf3 Nd3+ 15.Ke2 Be6 16.Be4 Bc4 17.Kf3 Nxc1 18.Raxc1 Rd2 19.Rc2 Rad8 20.Re1 Rxc2 21.Bxc2 Bxa2 22.Ra1 Bd5+ 23.Be4 Bxe4+ 24.Kxe4 Rd2 25.Rxa7 Rxb2



2. =  (0.04): 1.e4 e5 2.Ne3 g6 3.g3 Ne6 4.Nc3 Nc6 5.0-0 Ne7 6.Ne2 0-0 7.f4 exf4 8.Nxf4 Nxf4 9.Rxf4 d6 10.c3 Bg7 11.d4 c5 12.d5 f5 13.Rf2 fxe4 14.Rxf8+ Qxf8 15.Bxe4 Nf5 16.Nc4 b5 17.Na5 b4 18.Bd2 bxc3 19.bxc3 Bd7 20.Nc6 Re8 21.Qf3 Bh6 22.Rd1 Qg7 23.Nxa7 Bxd2 24.Rxd2



3. =  (0.03): 1.g3 e5 2.Nc3 Ne6 3.e4 g6 4.Ne3 Nc6 5.0-0 Ne7 6.Ne2 0-0 7.f4 exf4 8.Nxf4 Nxf4 9.Rxf4 d6 10.c3 Bg7 11.d4 c5 12.dxc5 dxc5 13.Nd5 Nxd5 14.exd5 Bf5 15.Be4 Bxe4 16.Rxe4 Qd7 17.Bf4 Rfe8 18.Rxe8+ Rxe8 19.d6 h6 20.h4 Be5 21.Bxe5 Rxe5 22.c4 b6 23.g4



4. =  (0.00): 1.d3 d5 2.g3 e5 3.Nfd2 g6 4.c4 d4 5.b4 Ne6 6.a4 0-0 7.0-0 a5 8.b5 Re8 9.Ba3 Nd7 10.Bg2 Ndc5 11.Ne4 Nd7 12.Ned2



5. =  (0.00): 1.c3 e5 2.e4 g6 3.g3 Nc6 4.Ne3 Ne6 5.0-0 Ne7 6.Bg2 0-0 7.Na3 d6 8.Nac2 f5 9.exf5 gxf5 10.d4 f4 11.Nc4 exd4 12.Nxd4 Bxd4 13.cxd4 Ng6 14.h4 Nxh4 15.gxh4 Qxh4 16.Nd2 Ng5 17.Nf3 Nh3+ 18.Kh2 Qh6 19.Qb3+ Kh8 20.d5 Ng5+ 21.Kg1 Nh3+ 22.Kh2



6. =  (0.00): 1.a4 d5 2.g3 e5 3.b4 Ne6 4.c4 d4 5.d3 0-0 6.Nfd2 g6 7.0-0 a5 8.b5 Re8 9.Ba3 Nd7 10.Bg2 Ndc5 11.Ne4 Nd7 12.Ned2



7. =  (0.00): 1.e3 g6 2.d4 d5 3.g3 c6 4.Nfd2 Nfd7 5.0-0 0-0 6.c4 Nb6 7.cxd5 cxd5 8.a4 a5 9.Nc3 Nc6 10.Nb3 Re8 11.Bg2 Nb4 12.Na2 Nc6 13.Nc3



8. =  (0.00): 1.Na3 e5 2.e4 Ne6 3.Ne3 g6 4.0-0 d6 5.g3 0-0 6.Bg2 Nc6 7.c3 Ne7 8.Nac2 f5 9.exf5 gxf5 10.d4 f4 11.Nc4 exd4 12.Nxd4 Bxd4 13.cxd4 Ng6 14.h4 Nxh4 15.gxh4 Qxh4 16.Nd2 Ng5 17.Nf3 Nh3+ 18.Kh1 Nxf2+ 19.Kg1 Nh3+ 20.Kh1 Nf2+



9. =  (0.00): 1.f4 d5 2.c3 g6 3.d4 Ne6 4.g3 c5 5.dxc5 d4 6.e3 dxc3 7.Qxd8+ Kxd8 8.Nxc3 Nxc5 9.e4 Nc6 10.Ne3 g5 11.f5 Bd7 12.0-0 Rc8 13.Bg2 Ne5 14.Ned5 e6 15.fxe6 fxe6 16.Bxg5+ Rxg5 17.Rf8+ Be8 18.Rxh8 exd5 19.Nxd5 Rg7 20.Nf6 Ke7 21.Nd5+ Kd6 22.Nf6 Ke7



10. =  (-0.13): 1.Ng3 e5 2.c3 g6 3.d4 exd4 4.cxd4 d5 5.Nc3 f5 6.e3 Ne6 7.Nge2 c6 8.0-0 0-0 9.g3 Nd7 10.b3 Nf6 11.Na4 b6 12.Nb2 Ba6 13.Nd3 c5 14.Bb2 Rc8 15.Rc1 Ne4 16.Bg2 Bg7 17.h4 Re8 18.Re1 Bb5 19.Rc2 Rc7 20.Nef4 Nxf4 21.Nxf4
NX08
Brancas
960
Linhas
07
BBTDRCTC
784
1. =  (0.23): 1.c4 b6 2.e3 e6 3.Nhg3 Nhg6 4.b3 Qe7 5.Nh5 f5 6.Nfg3 Nh4 7.e4 0-0-0 8.f4 c5 9.0-0 Qf7 10.Qe2 h6 11.b4 Nh7 12.bxc5 bxc5 13.Qe3 d6 14.exf5 exf5 15.Nxg7 Rxg7 16.Bxg7 Qxg7 17.Rf2 Qd7 18.Re1 Nf6 19.Qe7 Re8 20.Qxd7+ Kxd7 21.Rxe8 Kxe8 22.Bxf5 Kf7 23.d3 d5 24.cxd5 Bxd5



2. =  (0.10): 1.b4 b5 2.Nhg3 d5 3.e3 c6 4.f4 g6 5.a4 Nd7 6.Ne2 Bd6 7.axb5 cxb5 8.c3 e5 9.fxe5 Nxe5 10.Nfg3 Qh4 11.0-0 a6 12.Nd4 Ng4 13.Nf3 Qe7 14.Ne2 0-0 15.h3 Ne5 16.Nxe5 Qxe5 17.Nf4 f5 18.Qf3 Nf7 19.Ba2 Ng5 20.Bxd5+ Kh8 21.Qg3 Ne4 22.Bxe4 Qxe4 23.Qf2



3. =  (0.07): 1.e3 b5 2.b3 c5 3.c4 bxc4 4.bxc4 e6 5.Nhg3 Nhg6 6.Nh5 Be5 7.d4 cxd4 8.exd4 Bc7 9.d5 Qg5 10.Ne3 Bxh2 11.Rh1 Be5 12.Bxe5 Qxe5 13.Kf1 exd5 14.Ng3 Ne7 15.Rh5 Qb8 16.Bxh7 Nxh7 17.Rxh7 Kf8 18.Kg1 Qb2 19.Rc2 Qe5 20.Rh5 g5 21.Rh7 Rg6 22.cxd5 Rxc2 23.Qxc2 Bxd5 24.Nxd5 Nxd5



4. =  (0.06): 1.g3 c5 2.c4 e5 3.Be4 Nhg6 4.Ne3 Ne6 5.Qc2 0-0 6.b3 Bc7 7.f3 Kh8 8.0-0 Ne7 9.Nf2 Nc6 10.Qd1 b6 11.Nd3 f6 12.Nd5 Qe8 13.Bb2 Bd6 14.g4 Nb4 15.N3xb4 cxb4 16.e3 Ng5 17.h4 Nxe4 18.fxe4 Qg6 19.Qf3 Bc5 20.Kg2 Bb7 21.d3 Qh6 22.Qg3



5. =  (0.05): 1.Nhg3 c5 2.c4 e6 3.e4 b6 4.b3 Nfg6 5.Ne3 Qh4 6.Ngf1 0-0 7.g3 Qh3 8.f4 Ne7 9.d4 cxd4 10.Qxd4 f6 11.Qxd7 Rfe8 12.Qd2 Nf7 13.Qg2 Qxg2 14.Rxg2 e5 15.f5 Bd6 16.Bb2 Bc5 17.Nd5 Nd6 18.Bd3 Bb7 19.0-0-0 Nxd5 20.cxd5 Bd4+ 21.Kb1



6. =  (0.00): 1.b3 c5 2.Nhg3 e6 3.Nh5 e5 4.e4 Ne6 5.Ne3 Ng6 6.c4 b6 7.Nd5 Nd4 8.Rc3 0-0 9.Rh3 Bxd5 10.cxd5 b5 11.0-0 h6 12.Rg3 Bd6 13.Qg4 a6 14.Bd3 Rb8 15.Bc3 Re8 16.Rc1 Rc8 17.Rf1 Qc7 18.Rc1 Qd8



7. =  (0.00): 1.e4 c5 2.Nhg3 d5 3.exd5 Qxd5 4.c4 Qd7 5.Ne3 b6 6.b3 g6 7.0-0 f5 8.f4 Nf7 9.Qe1 Ne6 10.Ne2 0-0-0 11.Rd1 Nd4 12.Nxd4 cxd4 13.Nd5 e5 14.Nf6 Qc6 15.Nd5 Qd7



8. =  (0.00): 1.d4 b5 2.b4 e6 3.g3 f5 4.c3 Nf7 5.a4 bxa4 6.Qxa4 Ng5 7.f3 Nh3 8.Rg2 Qg5 9.Qc2 Nf4 10.Rg1 Nh3 11.Rg2



9. =  (0.00): 1.f4 c5 2.e3 b5 3.b3 c4 4.Nf2 e6 5.a4 bxa4 6.bxc4 f5 7.g3 Nf7 8.d4 g5 9.fxg5 Qxg5 10.Qe2 Ng6 11.Nd2 Ne7 12.0-0-0 h5 13.Nd3 Qg4 14.Qf1 h4 15.Nf4 hxg3 16.Rxg3 Qh4 17.Rh3 Qg4 18.Rg3



10. =  (-0.05): 1.f3 c5 2.c4 b6 3.b3 e6 4.Nf2 f5 5.d4 cxd4 6.Bxd4 Nf7 7.g4 f4 8.Nd2 Bd6 9.Be4 Bxe4 10.Ndxe4 Ba3 11.Rc2 d5 12.cxd5 exd5 13.Rxc8 Qxc8 14.Nc3 Qc6 15.Qd3 Ne6 16.0-0 0-0 17.h4 Be7 18.g5 Rc8 19.Bxg7 Nxg7 20.Nxd5 Bd8 21.Nxf4 Qc5 22.Nd5 Qc2 23.Ne4 Qxd3 24.exd3 Nf5
NX08
Brancas
960
Linhas
08
TBBDRCTC
788
1. =  (0.22): 1.Nfg3 c6 2.0-0 e5 3.c4 d5 4.cxd5 Qxd5 5.a4 Nhg6 6.Ba2 Qd7 7.e3 Ne6 8.b4 Bd6 9.b5 0-0 10.Nf5 Rd8 11.Nxd6 Qxd6 12.Ng3 cxb5 13.axb5 a6 14.Bb3 Qd3 15.Bc2 Qxb5 16.Ba3 Nc5 17.Rb1 Qa5 18.Bb4 Qc7 19.Rc1 b6 20.Be4 Bb7 21.Bxb7 Qxb7 22.Bxc5 bxc5 23.Rxc5



2. =  (0.16): 1.f4 d5 2.d4 e6 3.Nfg3 f5 4.c4 c6 5.b3 Nd7 6.0-0 Qh4 7.Rf3 Nf7 8.Nf2 0-0 9.Qc2 Bd6 10.a4 Qh6 11.Nd3 Nf6 12.e3 Ne4 13.Bb2 Be7 14.Nf2 Nf6 15.Ba3 Bxa3 16.Rxa3 Bd7 17.Nd3 a5 18.c5 Ne4 19.Ne2 Qf6 20.Ra2 Qh6 21.Rh3 Qg6



3. =  (0.12): 1.d4 d5 2.Nfg3 f5 3.c4 c6 4.0-0 e6 5.b3 Bd6 6.e3 Nd7 7.Bd3 0-0 8.c5 Be7 9.Bd2 Ng6 10.b4 b6 11.f4 a5 12.a3 Nf6 13.Nf2 a4 14.Nh5 Ne4 15.Nxe4 fxe4 16.Bc2 Ba6 17.Rf2 b5 18.Bc3 Rb8 19.Qg4 Bc8 20.g3 Qc7 21.Raf1 Bd7



4. =  (0.12): 1.e3 d5 2.f4 Nhg6 3.Nfg3 c6 4.d4 e6 5.0-0 f5 6.b3 Bd6 7.c4 Nd7 8.Bb2 0-0 9.Bd3 b6 10.Nh5 Nh4 11.c5 Be7 12.b4 Bb7 13.Nf2 a5 14.a3 g6 15.Ng3 Nf6 16.Qb3 Qc7 17.Be2 Ba6 18.Bxa6 Rxa6 19.Nd3 b5 20.bxa5 Rxa5



5. =  (0.11): 1.c3 d5 2.d4 c6 3.f4 f5 4.e3 Nf7 5.Nd2 e6 6.Nf3 Nd7 7.0-0 0-0 8.Bd3 Nf6 9.Nf2 b6 10.c4 Bb7 11.cxd5 cxd5 12.Ne5 Qe7 13.Bd2 Rc8 14.Qb3 Bc7 15.Bb4 Bd6 16.Bxd6 Nxd6 17.Rac1 Rc7 18.Rxc7 Qxc7 19.Be2 Rc8 20.Nfd3 Nfe4 21.Rc1



6. =  (0.08): 1.Nhg3 d5 2.d4 Nhg6 3.c3 c6 4.e4 dxe4 5.Bxe4 Nd7 6.Bc2 0-0 7.Ne3 Nf6 8.0-0 Re8 9.Nef5 Bxf5 10.Nxf5 e6 11.Ng3 e5 12.dxe5 Bxe5 13.Nf5 Ne7 14.Qf3 Qd5 15.Nxe7+ Rxe7 16.Qxd5 Nxd5 17.Bb3 Bc7 18.Bxd5 cxd5 19.Be3 Bb6 20.Rad1 Bxe3 21.fxe3 Rxe3 22.Rxd5 Rae8 23.Rd7 R3e7 24.Rxe7 Rxe7 25.Kf2



7. =  (0.08): 1.e4 c5 2.c3 Nhg6 3.Nhg3 d5 4.exd5 Qxd5 5.Ne3 Qc6 6.0-0 Nd7 7.d4 cxd4 8.Be4 Qd6 9.Nef5 Qc7 10.Nxd4 Nf6 11.Bc2 0-0 12.Bg5 Qb6 13.Rb1 Rd8 14.Qe2 Bg4 15.Qc4 Ne5 16.Qb3 Nc6 17.Ngf5 Qxb3 18.Bxb3 Nxd4 19.Nxd4 e5 20.Nf3 h6 21.Bxf6 gxf6 22.Rfe1 Bd6 23.Re4 Bd7



8. =  (0.05): 1.c4 c6 2.e3 d5 3.cxd5 cxd5 4.f4 Nhg6 5.Nfg3 Nd7 6.0-0 0-0 7.d4 e6 8.Nf2 b6 9.Bd3 f5 10.Bd2 Nf6 11.Be2 Bd6 12.Nd3 Ba6 13.Ne5 Bxe2 14.Qxe2 Ne7 15.Rac1 Ne4 16.Rfd1 a5 17.Nxe4 dxe4 18.Qb5 Nd5 19.Rc6 Rc8 20.Rdc1 Rxc6 21.Rxc6



9. =  (0.00): 1.a3 d5 2.d4 c6 3.f4 e6 4.e3 f5 5.Nd2 Qh4+ 6.Nf2 Qxh2 7.Nf3 Qg3 8.Rh1 g5 9.Nxg5 Rxg5 10.fxg5 Qxg2 11.Qh5+ Nhg6 12.Qh3 Qxg5 13.Qh5 Qg2 14.Qh3 Qg5



10. =  (0.00): 1.a4 c5 2.c3 d5 3.d4 cxd4 4.cxd4 f5 5.Nhg3 e6 6.e3 Nd7 7.Nd2 0-0 8.0-0 Nf7 9.Nf3 Bd6 10.b3 Nf6 11.Bd3 Ne4 12.Ba3 Bxa3 13.Rxa3 Bd7 14.Qa1 Rc8 15.b4 b6 16.b5 g5 17.Ne2 Kg7 18.h3 g4 19.hxg4 fxg4 20.Nh2 Qh4 21.Bxe4 dxe4



Joinville, SC, Brasil, 23/04/2017

Atualizado em 02/03/2020 (com a incorporação da proposta do NX06, como o Xadrez++).



Prof. Dr. Kariston Pereira
Coordenador Geral do NexT/CCT/UDESC Joinville
Fundador do NexT e criador/desenvolvedor do NexT Xadrez (NX)



Retornar à Página Inícial do Blog



Bobby Fischer em 1996, no lançamento do FischerRandom (Xadrez960)

“I love chess, and I didn’t invent Fischerandom chess to destroy chess. I invented Fischerandom chess to keep chess going. Because I consider the old chess is dying, or really it’s dead. A lot of people have come up with other rules of chess-type games, with 10×8 boards, new pieces, and all kinds of things. I’m really not interested in that. I want to keep the old chess flavour. I want to keep the old chess game. But just making a change so the starting positions are mixed, so it’s not degenerated down to memorisation and prearrangement like it is today.” – Bobby Fischer




Garry Kasparov em 2009, quando criticou o Xadrez960 proposto por Fischer

What do you think about the future of Fischer Random, Seirawan Chess or any other types of chess variant?

"I have always liked the idea of choosing a few decent positions. And, I don’t think you need more than 15 to 20, out of the 960 possible random chess positions, many of which violate our sense for normal chess geometry. Any change of the position is a challenge, but 10 to 15 to 20 positions can be chosen, and I believe that in the future, every year, we should start with a new position. Again, it should just be one position. I feel an insult if players should start with something that is totally ridiculous, and you have three minutes to prepare… No, I mean, come on, chess is also about some research. You don’t want to have the same extensive thing, fine. But, you have one year of playing one position, which means that players can actually get adjusted and they could do a little bit of research. So at least you have five, six opening moves that are theory now and then you go on to another position. But, if you just want to eliminate everything and call it purity – no, it is not purity, it’s nonsense. So, again, there is some sense in it, but you have to be reasonable." – Garry Kasparov




Anexo I 
(Xadrez Randômico: Apêndice F das Leis do Xadrez, em português - Tradução: CBX)
(Disponível em: http://www.cbx.org.br/files/downloads/Lei_do_xadrez_versao_em_lingua_portuguesa.pdf)

Apêndice F. Regras do Xadrez Randômico (Xadrez960)

F.1 Antes de uma partida de Xadrez Randômico a posição inicial é randomicamente colocada, sujeita a certas regras. Depois disso, a partida é jogada da mesma forma que o xadrez STD. É importante mencionar que peças e peões têm seus movimentos normais, e o objetivo de cada jogador é dar xeque-mate no rei do oponente.

F.2 Requisitos da posição inicial

A posição inicial para o Xadrez Randômico deve seguir certas regras. Os peões brancos devem ser
colocados na segunda fila como no xadrez usual. Todas as peças brancas restantes são colocadas
randomicamente na primeira fila, mas com as seguintes restrições:
a. o rei é colocado em alguma casa entre as duas torres,
b. os bispos são colocados em casas de cores opostas, e
c. as peças pretas são colocadas em posição oposta a das brancas.
A posição inicial pode ser gerada antes da partida por um programa de computador ou usando moeda,
dado ou cartas, etc.

F.3 Regras de roque no Xadrez Randômico

a. As regras permitem a cada jogador rocar uma vez por partida, num movimento conjunto de rei e
torre em uma única jogada. Entretanto, algumas interpretações do jogo de xadrez STD são
necessárias para o roque, porque as regras tradicionais pressupõem posições iniciais para rei e
torre que não são aplicáveis com frequência no xadrez randômico.
b. Como rocar

Dependendo da posição do rei e da torre anteriormente ao roque, a manobra de roque no xadrez
randômico é executada por um dos quatro métodos:
1. Roque de duplo movimento: um lance com o rei seguido de um lance com a torre, ou
2. Roque por transposição: Trocando a posição do rei com a da torre, ou
3. Roque com um único lance de rei: Fazendo somente um lance de rei, ou
4. Roque de um só lance de torre: Fazendo somente um lance com a torre.

Recomendações

1. Quando o roque num tabuleiro físico for realizado por um adversário humano, é recomendado que
o rei seja movido por fora da superfície do tabuleiro junto à sua posição final, a torre então será
movida da sua posição inicial para a sua posição final, e finalmente o rei sendo colocado na sua
casa destino.
2. Após o roque, as posições finais da torre e do rei deveriam ser exatamente as mesmas do xadrez
STD.
Esclarecimento

Deste modo, após o grande roque (anotado como 0-0-0 e conhecido como roque do lado da dama no
xadrez ortodoxo, o rei está na casa c (c1 para o branco e c8 para o preto) e a torre está na casa d (d1 para o branco e d8 para o preto). Após o roque na casa g (anotado como 0-0 e conhecido como roque do lado do rei no xadrez ortodoxo), o rei está na casa g (g1 para o branco e g8 para o preto) e a torre estará na casa f (f1 para o branco e f8 para o preto).

Notas

1. Para evitar qualquer engano, é conveniente falar "vou rocar" antes de efetuar o lance.
2. Em certas posições iniciais, o rei ou a torre (mas, não ambos) não se movem durante o roque.
3. Em certas posições iniciais, o roque pode ser feito prematuramente como primeiro lance.
4. Todas as casas entre as casas iniciais e finais do rei (incluindo a casa final), e todas as casas entre
as casas iniciais e finais da torre (incluindo a casa final), devem estar vagas exceto as casas do rei
e a torre utilizada para rocar.
5. Em algumas posições iniciais, algumas casas poderiam estar ocupadas durante o roque que
deveriam estar vagas no xadrez STD. Por exemplo, após o grande roque, é possível, as casas ‘a’,
‘b’ ou ‘e’ ainda permaneçam ocupadas, e após um pequeno roque é possível que as casas ‘e’/ou ‘h’
estejam ocupadas.


Anexo II
(Random Chess / Chess960: Original Fide Laws of Chess taking effect from 1 July 2017)
(Disponível em: http://www.fide.com/fide/handbook.html?id=207&view=article)

Guidelines II. Chess960 Rules

II.1 Before a Chess960 game a starting position is randomly set up, subject to certain rules. After this, the game is played in the same way as regular chess. In particular, pieces and pawns have their normal moves, and each player's objective is to checkmate the opponent's king.

II.2 Starting-position requirements
The starting position for Chess960 must meet certain rules. White pawns are placed on the second rank as in regular chess. All remaining white pieces are placed randomly on the first rank, but with the following restrictions:

II.2.1 the king is placed somewhere between the two rooks, and
II.2.2 the bishops are placed on opposite-coloured squares, and
II.2.3 the black pieces are placed opposite the white pieces.

The starting position can be generated before the game either by a computer program or using dice, coin, cards, etc.

II.3  Chess960 castling rules

II.3.1 Chess960 allows each player to castle once per game, a move by potentially both the king and rook in a single move. However, a few interpretations of regular chess rules are needed for castling, because the regular rules presume initial locations of the rook and king that are often not applicable in Chess960.

II.3.2 How to castle. In Chess960, depending on the pre-castling position of the castling king and rook, the castling manoeuvre is performed by one of these four methods:

II.3.2.1 double-move castling: by making a move with the king and a move with the rook, or

II.3.2.2 transposition castling: by transposing the position of the king and the rook, or

II.3.2.3 king-move-only castling: by making only a move with the king, or

II.3.2.4 rook-move-only castling: by making only a move with the rook.

II.3.2.5 Recommendations:

II.3.2.5.1 When castling on a physical board with a human player, it is recommended that the king be moved outside the playing surface next to his final position, the rook then be moved from its starting position to its final position, and then the king be placed on his final square.

II.3.2.5.2 After castling, the rook and king's final positions should be exactly the same positions as they would be in regular chess.

II.3.2.6 Clarification:

Thus, after c-side castling (notated as 0-0-0 and known as queen-side castling in orthodox chess), the king is on the c-square (c1 for white and c8 for black) and the rook is on the d-square (d1 for white and d8 for black). After g-side castling (notated as 0-0 and known as king-side castling in orthodox chess), the king is on the g-square (g1 for white and g8 for black) and the rook is on the f-square (f1 for white and f8 for black).

II.3.2.7 Notes

II.3.2.7.1 To avoid any misunderstanding, it may be useful to state "I am about to castle" before castling.

II.3.2.7.2 In some starting positions, the king or rook (but not both) does not move during castling.

II.3.2.7.3 In some starting positions, castling can take place as early as the first move.

II.3.2.7.4 All the squares between the king's initial and final squares (including the final square) and all the squares between the rook's initial and final squares (including the final square) must be vacant except for the king and castling rook.

II.3.2.7.5 In some starting positions, some squares can stay filled during castling that would have to be vacant in regular chess. For example, after c-side castling 0-0-0, it is possible to have a, b, and/or e still filled, and after g-side castling (0-0), it is possible to have e and/or h filled.

Retornar à Página Inícial do Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário