Apoio:

Os Projetos de Extensão do NexT, deverão contar, em 2024, com o apoio da UDESC (Edital PAEX-PROCEU 01/2019)

Projetos

*** Principais Projetos do NexT ***














Projeto "Xadrez & Eventos Culturais" (XEC)

O projeto XEC prevê o desenvolvimento de oficinas lúdico-didáticas orientadas de xadrez integrando a Agenda Cultural das Livrarias Curitiba no Garten Shopping Joinville e o Projeto CEART Aberto à Comunidade em Florianópolis, além de atividade especiais no CEPLAN e em espaços oferecidos por outros parceiros. Prevê também eventuais participações sob demanda em feiras, museus, galerias de arte, ações comunitárias e atividades culturais em geral.



Projeto "Alto Rendimento em Xadrez" (ARX)

O Projeto ARX é um projeto especial que prevê a realização de estudos e treinamentos continuados e intensivos em xadrez de alto rendimento. Inclui um programa de estudos individuais e sessões de preparação e treinamentos específicos para a participação em torneios externos. Visa fornecer uma formação enxadrística voltada ao alto rendimento em competições, e é destinado a atletas da UDESC e a convidados da comunidade externa. O projeto ARX é direcionado aos enxadristas que integrarem o GEAR (“Grupo Especial de Alto Rendimento”), para representar o NexT em competições universitárias, amadoras e/ou profissionais. Objetiva, portanto, a formação continuada de uma equipe de alto rendimento do NexT, visando à participação e conquista de resultados em torneios externos, com ênfase nos torneios universitários, mas também em torneios amadores e profissionais de xadrez que contem com a participação de membros do GEAR, tanto em nível estadual e nacional, quanto internacional.




Projeto "Comunidade de Prática Online":

Este propõe a introdução de atividades online para a aprendizagem, estudo, treinamento e prática do jogo de xadrez na Internet. Compreende ações temporárias como o NexT "Quarentena Online" (desenvolvido nos anos de 2020 e 2021), ofertando torneios amistosos de treinamento enquanto durar as recomendações de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus, bem como ações permanentes, a serem instituídas como fruto da experiência adquirida durante a pandemia, a exemplo da ação "Sextas Online". Para dar suporte adequado aos trabalhos a serem desenvolvidos neste projeto, o NexT desenvolveu um Clube Virtual Online na plataforma Lichess, uma plataforma digital web gratuita de xadrez, de acesso livre a todas as suas funcionalidades, e de código aberto (lichess.org). Trata-se, também, de uma oportunidade para o NexT, enquanto núcleo de ensino, pesquisa e extensão, promover estudos e pesquisas para o domínio e o desenvolvimento de tecnologias nessa plataforma.

Além da COPA NX presencial (ação do projeto "Jogue Xadrez na Universidade"), o NexT oferece oportunidades de competir online, por meio de duas ações conectadas ao "Projeto Comunidade de Prática Online", a saber:

Grand Prix - Sextas Online, em que o NexT realiza torneios online semanais de treinamento (no formato "arena Lichess" de emparceiramento), no ritmo 6 min + 4 seg Fischer, em seu clube virtual no Lichess (https://lichess.org/team/next-nucleo-de-estudos-em-xadrez--tecnologias). Cada sessão conta pontos baseados nas categorias de Rating Performance e Participação e pode ser validada como crédito de Atividades Complementares pelos alunos da UDESC. A participação é livre, gratuita e aberta a todos! Mais detalhes em: http://nextxadrez.blogspot.com/2022/06/grand-prix-sextas-online.html

Aberto Online de Xadrez Blitz: torneio semestral para a definição do campeão online blitz do NexT no semestre. Trata-se de um torneio por emparceiramento suíço, no ritmo 5 min + 3 seg Fischer, que acontece no último mês de cada semestre letivo no Clube Virtual Online do NexT na plataforma Lichess (https://lichess.org/team/next-nucleo-de-estudos-em-xadrez--tecnologias). Também vale crédito de Atividades Complementares para os alunos da UDESC. A participação é livre e gratuita para todos os públicos. Todos podem participar!



Nenhum comentário:

Postar um comentário