Apoio:

Os Projetos de Extensão do NexT, deverão contar, em 2024, com o apoio da UDESC (Edital PAEX-PROCEU 01/2019)

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Feriado 02/11/2012 e Torneio FCX 03/11/2012



Feriado em 02/11/2012 - Não teremos "Sexta Xadrez" na UDESC

Nesta sexta-feira, dia 02/11/2012, será feriado e, consequentemente, não teremos "Sexta Xadrez" na UDESC Joinville. Contudo, para compensar, o final de semana enxadrístico será movimentado em Joinville, pois a cidade sediará uma das etapas do Circuito de Xadrez Rápido da Federação Catarinense de Xadrez (FCX). Organizado pelo Clube de Xadrez Joinville, esse torneio será realizado no dia 03/11/2012, no shopping Cidade das Flores, das 10:00 às 19:00h, com previsão de sete rodadas com 21 minutos para cada jogador em cada rodada.

Maiores detalhes sobre o torneio podem ser obtidas no site da FCX, no folder do evento, que pode ser acessado diretamente a partir do seguinte link: http://www.fcx.org.br/etapa7-12.pdf

Torneio de Xadrez: um Campo de  Batalhas para Cavaleiros Reais

Como já coloquei para alguns, os torneios são como "batalhas" para os cavaleiros ("knights") ou soldados. É na guerra que um combatente adquire suas mais importantes experiências e onde pode conquistar medalhas,  promoções e condecorações. Acredito que essa seja uma boa metáfora para o mundo do xadrez, um "jogo de guerra", uma "arte marcial" da mente (lembrando que o termo "marcial" vem de Marte, deus da guerra na mitologia romana). Portanto, para quem quiser evoluir na esfera esportiva do xadrez, mais cedo ou mais tarde terá que ir para o "campo de batalha", ou seja, deverá participar de torneios, pois é nos torneios que medirá forças com outros enxadristas e poderá desenvolver sua carreira como jogador. No NexT também temos torneios internos (a partir de 2013 também na modalidade rápida), mas nosso ambiente é um domínio "protegido", não valendo rating, servindo apenas como uma espécie de simulação, uma preparação para as "guerras" reais.

Portanto, aos "guerreiros" interessados em participar desse torneio, desejo boas "batalhas"!

Voltaremos com as "Sextas Xadrez" na UDESC, na sexta-feira do dia 09/11/2012.

Um abraço,

Prof. Kariston Pereira
NexT/DCC/CCT/UDESC Joinville


4 comentários:

  1. Este grupo é uma baita oportunidade para todos, que sentem falta para exercitar e evoluir sua mente!
    Além disso, o blog, sempre com texto muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Robson!

      Fico feliz que esteja gostando do NexT. Todo participante tem um valor especial para nós e posso dizer que você é uma de nossas conquistas.

      Espero que o xadrez continue sendo algo importante e interessante em tua vida e que o NexT possa continuar contribuindo nesse sentido.

      Um forte abraço,

      Kariston

      Excluir
  2. Parabéns Kariston. Excelente blog. E que vontade enorme de estar por aí...
    Quem sabe possamos fazer um intercâmbio com a UFC (www.xadreznaufc.blogspot.com.br) aqui do Ceará onde sou o treinador (talvez um match pela internet).

    E parabéns, novamente, por ter conseguido batalhar e conquistar esse espaço que é sem duvida uma referência na área do esporte gerado pelas universidades públicas. Um exemplo a ser seguido.

    Um grande abraço a todos os amigos que deixei aí em Joinville, particularmente ao Kariston.

    Silvio Cunha Pereira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo e Mestre Silvio!!

      É uma honra receber teu comentário em nosso humilde blog. Posso garantir que a vontade de tê-lo por aqui é recíproca. Sempre vou lembrar do dia 21/10/2003, quando, em uma noite de terça-feira, fui ao clube de xadrez de Joinville, por volta das 19:00h, e fui gentilmente recebido por você que, de modo interessado e apaixonado pela arte do xadez, me apresentou o clube e o jogo de xadrez na cidade de Joinville. Tenho muitas saudades daquele tempo e, se hoje estou dando muito de mim a esse empreendimento chamado NexT, para procurar dar uma pequena contruibuição ao xadrez no Brasil, isso devo também a você que, como meu primeiro mestre (primeiro professor de xadrez e primeiro Mestre do xadrez com quem joguei), me inspirou a buscar algo mais nessa nobre arte, que muitos chamam de "esporte-arte-ciência" (ao que eu adicionaria o elemento "cultura" também).

      Tua ideia de fazermos um intercâmbio com a UFC é fantástica! A sugestão de um match pela Internet casa diretamente com a missão do NexT (Núcleo de Estudos em Xadrez & Tecnologias). Acredito que em 2013, com a esperada chegada de materiais e equipamentos para o NexT, teremos plenas condições de amadurecermos essa ideia e, quem sabe, transformá-la num evento interinstitucional. Vamos permanecer em contato para mais bem desenvolvê-la.

      Um grande abraço,

      Kariston

      Excluir