Apoio:

Os Projetos de Extensão do NexT, deverão contar, em 2024, com o apoio da UDESC (Edital PAEX-PROCEU 01/2019)

NexT++




NexT++ 
Plano Nacional de Expansão do NexT

O NexT, com o apoio operacional de entidades parceiras, fornecerá o modelo e suporte teórico para a criação de pólos NexT em universidades de todo o Brasil.














MindSpACe

Temos a satisfação de anunciar uma ideia mais do que inovadora! A criação do MindSpACe - Mind Sports Academic Center, uma proposta de núcleo de integração dos diversos projetos de pesquisa, ensino e extensão que envolvam os Esportes da Mente, com espaço físico e virtual próprios, nas dependências da UDESC Joinville!

Essa ideia nasce da união de esforços dos Grupos de Pesquisa COCA (Computação Cognitiva Aplicada) e GPIE (Grupo de Pesquisa em Informática na Educação) e dos Programas de Extensão NexT (Núcleo de Estudos em Xadrez & Tecnologias), Maratona de Programação e OBI (Olimpíada Brasileira de Informática). Mas, trata-se de uma proposta aberta, cuja ideia é integrar todas as iniciativas envolvendo Esportes da Mente dos cursos e programas da UDESC (incluindo iniciativas de alunos, servidores e comunidade externa em geral). O lançamento da proposta foi oficializada em reunião realizada na no dia 20/04/2017, no gabinete da Direção Geral do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da UDESC em Joinville. A reunião contou com a presença do Diretor Geral do CCT/UDESC, Prof. José Fernando Fragalli, do Presidente da CBXE, Sr. Marcus Vinícius Lobo, do Coordenador Geral do NexT, Prof. Kariston Pereira, do Coordenador da Maratona de Programação, Prof. Claudio César de Sá, da Coordenadora da OBI-UDESC, Profa. Luciana Rita Guedes, do Coordenador do Projeto "Sextas Xadrez na Universidade", Prof. Rogério Eduardo da Silva e da Vice-Coordenadora Geral do NexT, Profa. Iandra Pavanati.

Percebam que essa denominação (MindSpACe: Mind Sports Academic Center) remete a um espaço da mente e a "'ás" (ACe), que lembra jogos e expertise. Vale frisar que "academic center", em inglês, significa exatamente o que estamos propondo: um espaço interdisciplinar dedicado à pesquisa, extensão e ensino, no caso enlvolvendo esportes da mente ("an academic center is a non-degree granting educational unit of the university engaged in research; instruction; or clinical, outreach, or related service. An academic center is defined by its mission and scope, not its title, and may be described as a center, institute, laboratory, or similar term." Fonte: pesquisa no google com a chave "academic center").

A ideia proposta, é, portanto, para um espaço interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão destinado ao estudo, prática e pesquisa envolvendo diversos esportes da mente, dentre eles: dominó, gamão, damas, xadrez, go (e jogos de tabuleiro em geral), poker, bridge, truco (e jogos de cartas em geral), cubo mágico, sudoku, sinuca, quebra-cabeças, puzzles, RPGs, desafios de programação, memória e matemática, e-sports, e até jogos de mesa do estilo de um banco imobiliário, war, scotland yard, detetive, interpol, etc. Algumas informações adicionais sobre esportes da mente podem ser obtidos na wikipedia (https://en.wikipedia.org/wiki/Mind_sport).  Ou seja, um espaço plural e sem preconceitos. O local inicialmente proposto é o mezanino do Centro de Convivência, para o qual algumas adequações mínimas serão feitas, de forma que os projetos e programas participantes poderão ter sua sede definitiva instalada (em um conceito aberto, sem baias, mas com a entrada principal controlada). A partir de então, os projetos e entidades participantes poderão investir na melhoria do espaço e de sua infraestrutura.


Segundo o Prof. Fragalli, a longo prazo existe, inclusive, a proposta de construção de um novo prédio para integrar os diversos núcleos a serem criados (núcleos dos projetos de engenharia, esportes da mente, etc.), num conceito aproximado do que é desenvolvido pela empresa Google, estimulando a interdisciplinaridade no desenvolvimento das atividades e pesquisas entre esses núcleos, e suas relações com a sociedade.


Notícia no portal da UDESC.




Joinville, SC, Brasil, 20/04/2017

Prof. Dr. Kariston Pereira (NexT/PPGECMT/GPIE)
Prof. Dr. Claudio C. de Sá (Maratona de Programação/COCA)
Prof. Dr. Rogério E. da Silva (NexT/Maratona de Progração/COCA)
Profa. M.Sc.Luciana R. Guedes (OBI/GPIE)
Profa. Dra. Iandra Pavanati (NexT/INESA)
Prof. Dr. José Fernando Fragalli (Diretor Geral CCT/UDESC)



Nenhum comentário:

Postar um comentário