Apoio:

Os Projetos de Extensão do NexT, deverão contar, em 2024, com o apoio da UDESC (Edital PAEX-PROCEU 01/2019)

terça-feira, 24 de setembro de 2019

NexT no I Encontro Internacional de Pesquisadores em Xadrez (2019)



O NexT (Núcleo de Estudos em Xadrez & Tecnologias), representado por seu coordenador geral, Prof. Kariston Pereira (UDESC Joinville) e pela vice-coordenadora, Profa. Iandra Pavanati (INESA), participou do I Encontro Internacional de Pesquisadores em Xadrez, realizado na cidade de Matinhos-PR, nos dias 13 e 14 de agosto de 2019.

Na oportunidade, foram apresentados dois artigos. O primeiro, intitulado "A EXPERIÊNCIA DO NEXT NOS SEUS OITO ANOS DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM O JOGO DE XADREZ NA UNIVERSIDADE", contou a trajetória do NexT em seus já oito anos de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão com o Jogo de Xadrez na UDESC.

O segundo, intitulado "SISTEMA NEXT XADREZ (NX): NOVAS MODALIDADES DE XADREZ DESENVOLVIDAS COM BASE NO SISTEMA FISCHER RANDOM (XADREZ960)", apresentou o inovador Sistema de Jogo NexT Xadrez (Sistema NX), incluindo as modalidades simétricas NX08 e NX32 e assimétricas, NX64 e NX1K. O novo sistema de xadrez desenvolvido pelo NexT  valoriza mais a intuição, a criatividade e o raciocínio durante a partida e menos a memória. Este novo sistema de xadrez visa, principalmente, eliminar a necessidade de memorização de variantes de abertura, seja pela instituição de sorteio (no NX 08/32, assim como é no Xadrez960), seja pela introdução da assimetria (no NX 64/1K), que ao aumentar drasticamente as possibilidades de lances na abertura, inviabiliza a memorização de sistemas e linhas extensas.

Esse novo sistema foi criado e desenvolvido pelo Prof. Kariston Pereira a partir do estudo e análise de posições do Xadrez960, inventado originalmente pelo Grande Mestre e Ex-Campeão Mundial de xadrez, Robert James Fischer (Bobby Fischer). É também fruto de pesquisas conduzidas durante seu doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina. A concepção inicial foi gerada antes de 2010, mas sofreu aprimoramentos durante os primeiros anos de funcionamento do NexT. Havia planos de lançá-lo oficialmente através de um evento ainda em 2015, mas optou-se por aplicá-lo primeiro nos torneios internos do NexT, para depois lançá-lo em um evento com projeção internacional.

O I Encontro Internacional de Pesquisadores em Xadrez, organizado pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Paranaguá, é uma das atividades que compõe o Festival de Xadrez Sesc Caiobá 2019, que também inclui torneios Abertos de Xadrez, com a presença de vários Grandes Mestres e Mestres Internacionais de Xadrez da América e da Europa.

Palestraram no evento nomes reconhecidos no cenário internacional do xadrez, como o Prof. Uvencio Blanco Hernández, membro de várias comissões da FIDE (Federação Internacional de Xadrez), e a WGM Claudia Noemí Amura, da Universidad de La Punta (San Luis, Argentina), a primeira Grande Mestre feminina ibero-americana e que já foi a número 12 no ranking mundial feminino de xadrez.

Página do evento: http://caioba2019.fexpar.com.br/i-encontro-brasileiro-de-pesquisadores-em-xadrez/

Para mais detalhes sobre o Sistema NX, favor consultar em (favor divulgar esse link): http://nextxadrez.blogspot.com/p/next-xadrez-nx.html


















Créditos para as fotos: Lizi Vicenzi, Kariston Pereira e Iandra Pavanati.

Nenhum comentário:

Postar um comentário