Apoio:

Os Projetos de Extensão do NexT, deverão contar, em 2024, com o apoio da UDESC (Edital PAEX-PROCEU 01/2019)

terça-feira, 30 de abril de 2013

Crônica "Sexta Xadrez" 26/04/2013



Olá Amigos!

Nossa "Sexta Xadrez" do dia 26/04/2013 foi, mais uma vez, bem concorrida, com 46 (!!) participantes. Como já coloquei anteriormente, nossa média de 2013 é superior a 40 pessoas por sessão. As sessões começam às 17h30min, mas os participantes vão chegando durante toda a noite, fazendo com que o término da mesma se estenda, normalmente, para além das 24h!! (o mínimo estabelecido pelo projeto, como horário de encerramento, é 22h30min).

Morgana, sempre sorridente


Olha só quem veio nos vistar também: o "NexT Cão" (hahaha... apelido sugerido por um dos participantes, como uma paródia ao famoso "UDESCão).


Todos jogando xadrez e o "NexT Cão" dormindo, bem tranquilo... hehehe....

Carlos, ao fundo, fazendo pose para a foto... hehehe...

"Sexta Xadrez", com novos participantes em destaque



Tivemos também, mais um match válido pelo "TUC", competição para a seleção de desafiantes para o nosso UCC ("Ultimate Chess Championship"). Este "Match de Candidatos" (A) foi entre Willian Hille e Thiago Reichert. Thiago Reichert soube usar sua maior experiência e venceu o match pelo placar de 5 a 3, superando o nosso participante prodígio (de apenas 11 anos de idade), melhor rating FIDE do Brasil (sub-12). Assim, o Thiago passa para a próxima fase e agora enfrentará o Dieferson Massarotto, para disputar uma das vagas de desafiante deste ciclo (em um "Match de Desafiantes").



Thiago, à esquerda e Willian, à direita

Gente, antes de concluir este post, gostaria de comentar uma coisa bem legal, e acho que pode ser interessante para alguns. O meu grande ídolo no xadrez da atualidade, o búlgaro Veselin Topalov, acaba de vencer o Grand Prix de Zug (Suíça), com uma expressiva pontuação de 8 em 11, 1.5 pontos a mais que o segundo colocado, com um desempenho de 2.924 pontos Elo de rating (a confirmar).


Veselin Topalov

Mas porque estou mencionando isso? Porque isso me dá a oportunidade de falar do xadrez como uma metáfora para a vida!

Poucos entendem como posso gostar do jogo do Veselin Topalov, que muitos não consideram grande coisa no xadrez. É exatamente este o ponto! O Topalov por vezes demonstra um nível de jogo instável, mas ele NUNCA deixa de tentar conquistar a vitória, com agressividade, desdenhando as inúmeras derrotas que já bateram à sua porta. Ele apresenta uma coragem e uma capacidade de resiliência fora do comum. Como assim? Vou usar este último torneio como exemplo: bastava ele empatar a última rodada para se sair único vencedor neste torneio (o que a absoluta maioria dos jogadores faria), mas ele não se acovardou, enfrentou o último adversário de frente, um dos mais fortes oponentes nesse torneio, Sergei Karjakin, e VENCEU! Para quem não sabe, em 2010, Topalov disputou a última partida do Match pelo Campeonato Mundial contra o Anand, e poderia ter empatado o match, se simplesmente empatasse a última partida, mas ele mais uma vez não se acovardou e tentou vencer a partida a todo custo, cometendo erros que o levaram a perder a partida, mas não a dignidade! Esse é o cara!!


Tom Cruise

Tento me espelhar nesse cara não só no xadrez, mas também na vida, pois para mim (e para muitos) o xadrez é uma quase perfeita metáfora para a vida. Fora do xadrez, um outro nome que conquistou minha admiração foi o ator Tom Cruise, que também não é tão bom ator assim, mas é um empreendedor nato, buscou o sucesso que tem, trabalhando de forma franca e incansável e fazendo da sua paixão a sua vida e da sua vida a sua paixão. Muitos acham isso engraçado, de eu ser fã de um cara que é tido como simbolo sexual para as mulheres. Mas o foco está na personalidade! Gosto da personalidade que ele impõe em seus papéis. Me sinto parecido com ele neste quesito, embora na aparência muita gente me diga que sou parecido com um outro ator, o Keanu Reeves, cuja personalidade nem sequer conheço (talvez eu esteja mais para o personagem "Neo" do filme Matrix, cuja profundidade filosófica me cativa).


Keanu Reeves

Bom, voltando a falar de xadrez, me perguntaram na última sexta-feira, de onde surgiu a ideia do NexT, de onde veio a minha coragem de iniciar algo que eu teria que assumir incondicionalmente, e justamente nas sextas-feiras (notem que a UDESC fica vazia nas sextas-feiras à noite, pois todos aproveitam a primeira oportunidade para se mandar, folgar, festar, viajar, etc.).  Neste sentido posso responder que não foi fácil, pois tive que renunciar à minha própria "carreira" enxadrística, a qual eu vinha conduzindo bem, com um progresso lento mas evidente, para repartir o que tinha com os outros. Eu acho que é que daí que veio a força, de uma paixão, de uma espécie de chamado, a compartilhar, a contribuir, a fazer algo importante (ou seja, que as pessoas importassem para dentro de suas vidas).

Pouco me importa se o Topalov vai vencer ou não o campeonato mundial um dia (título unificado), ou se vai retornar a ser o número um no mundo do xadrez (hoje ele é o quarto). Para mim ele já deixou um legado muito mais importante, que é o exemplo de determinação, ousadia, resiliência (cair, mas se levantar), cérebro e coração, razão e emoção trabalhando juntos!

Um forte abraço a todos,

Prof. Kariston


--
*NexT - Núcleo de Estudos em Xadrez & Tecnologias*
Facebook: http://www.facebook.com/nextxadrez
Blog dos Projetos do NexT: http://nextxadrez.blogspot.com.br
E-mail de Contato: nextxadrez@gmail.com
Fórum (Googlegrupos): nextxadrez@googlegroups.com
http://groups.google.com/group/nextxadrez
Álbum de Fotos: http://picasaweb.google.com/nextxadrez

O NexT é um núcleo de estudos e uma comunidade de prática, que tem como
missão estudar continuamente o jogo de xadrez em conexão com a pesquisa,
desenvolvimento, compartilhamento e disseminação de teorias e tecnologias
que colaborem com a sua aprendizagem, treinamento, prática e estudo.

Coordenação: Prof. Kariston Pereira, Dr.
Departamento de Ciência da Computação (DCC)
Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) - Joinville/SC
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Um comentário:

  1. Palavras muito bem proferidas e somos todos muito gratos por termos a certeza que temos o NexT a nossa disposição.
    Quanto ao Topalov, esperamos ele voltar acima dos 2800 de rating. Ainda espero muitas partidas entre ele e o Calrsen, pois são 2 jogadores que preferem a morte à empates sem jogar.

    ResponderExcluir