Apoio:

Os Projetos de Extensão do NexT, deverão contar, em 2024, com o apoio da UDESC (Edital PAEX-PROCEU 01/2019)

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Crônica da Palestra "História dos Confrontos Homem X Computador no Xadrez"

Uma parcial do público, no início da palestra
No dia 17/10/2012, o NexT ministrou uma palestra na UDESC Joinville, intitulada "História dos Confrontos Homem X Computador no Xadrez". Com um bom público (aproximadamente, 110 pessoas), a palestra iniciou por volta das 20:45h, com a apresentação sendo encerrada às 21:45h, aproximadamente. Mas o mais importante ainda estava por vir: a grande participação do público, que por meio de várias perguntas, levou o evento até quase 22:30h (!!), lembrando que era uma quarta-feira, dia de futebol na TV.

Plateia em foco. Em destaque, José Mota Pereira

Ao que tudo indica, a palestra foi muito boa: em destaque,
Ademir e Rosana Schneider

O palestrante (eu, Kariston Pereira), pronto para inciar a apresentação
Palestrante e palestra sendo anunciados
A apresentação tratou, de forma bem humorada, com imagens e vídeos, vários tópicos relacionados às disputas entre o homem e o computador no xadrez ao longo da História. Como enfatizado no início da palestra, a apresentação focou em "uma" história e não "na" história, uma vez que a história de algo, sempre é uma visão subjetiva e sujeita à interpretação de seu divulgador.

"The Turk" (o Turco): uma farsa
Desde "The Turk", passando pelas contribuições de vários cientistas, até o fatídico match entre Kasparov e Deep Blue, procurou-se destacar os principais elementos e características, tanto do homem quanto da máquina, que sempre estiveram na disputa, como a capacidade de cálculo X raciocínio, a quantidade de conhecimento X bases de dados e a importante participação da Intuição nas decisões humanas.

Herbert Simon

Ken Thompson
Vários gigantes da ciência que contribuíram para que um computador
viesse a vencer o melhor ser humano no xadrez

A equipe do "Deep Thought", precursor do Deep Blue
Mas a derrota de Garry Kasparov para o Deep Blue em 1997 não foi o fim da história dos confrontos entre o homem e a máquina que "pensa". Tivemos vários encontros no século XXI, boa parte deles resultando em empates, mas com algumas dolorosas derrotas para os seres humanos.

Kasparov voltou a enfrentar a "máquina" e se manteve
invicto no século XXI

Vladimir Kramnik: um empate (2002)
e uma derrota (2006) no século XXI
Michael Adams, sofrendo uma derrota
histórica em 2005 contra o "monstro" Hydra

Alexander Grischuk, não teve chances no confronto contra
um robô, no xadrez em ritmo blitz (2012)
Magnus Carlsen: nossa esperança (!?)
Apesar dos seres humanos estarem já em visível desvantagem, haja vista a imensa capacidade de cálculo e volume de conhecimento armazenado em bases de dados nos computadores (principalmente de aberturas e finais de partida), surge no horizonte, a esperança de um possível ainda suspiro, na figura de um prodígio que já tem demolido recordes e mais recordes, ao longo de sua meteórica trajetória: Magnus Carlsen, o atual número um do xadrez mundial. Será ele capaz de fazer frente a um computador moderno? Estaria ele interessado? Isso, só o futuro dirá.

Kariston, soltando uma de suas "piadinhas" típicas
para divertir o público
Para finalizar, gostaria de dizer que foi muito gratificante falar para um público interessado e divertido e que permaneceu além do horário previsto (por quase uma hora), fazendo perguntas e procurando descobrir mais um pouco sobre o fascinante mundo do xadrez. O xadrez, além de esporte-arte-ciência, é Cultura, e da melhor qualidade!

Parabéns a todos! E viva o NexT!!

Um forte abraço,

Prof. Kariston Pereira

NexT/DCC/CCT/UDESC Joinville

NexT - Núcleo de Estudos em Xadrez & Tecnologias
Facebook: http://www.facebook.com/nextxadrez
Blog dos Projetos do NexT: http://nextxadrez.blogspot.com.br
E-mail de Contato: nextxadrez@gmail.com
Fórum (Googlegrupos): nextxadrez@googlegroups.com
http://groups.google.com/group/nextxadrez
Álbum de Fotos: http://picasaweb.google.com/nextxadrez

O NexT é um núcleo de estudos e uma comunidade de prática, que tem como missão estudar continuamente o jogo de xadrez em conexão com a pesquisa, desenvolvimento, compartilhamento e disseminação de teorias e tecnologias que colaborem com a sua aprendizagem, treinamento, prática e estudo.

Coordenação: Prof. Kariston Pereira, Dr.
Departamento de Ciência da Computação (DCC)
Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) - Joinville/SC
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC




Nenhum comentário:

Postar um comentário