Apoio:

Os Projetos de Extensão do NexT, deverão contar, em 2024, com o apoio da UDESC (Edital PAEX-PROCEU 01/2019)

sábado, 18 de agosto de 2012

Crônica Sexta Xadrez 17/08/2012

Dan, o "Argentino", atração internacional do NexT (hehehe...)
Começo este post com a foto do Dan Gallego, uma vez que a mesma representa um pouco da alegria que os participantes do NexT têm demonstrado durante as sessões de xadrez no projeto "Sextas Xadrez na Universidade". Isso nos deixa muito satisfeitos, pois esse também é um objetivo nosso: mostrar que o xadrez pode ser divertido, descontraído, uma ótima e saudável opção de recreação e integração.

Tivemos também, a participação de vários colegas pela primeira vez no NexT. Em destaque, abaixo, o Leonardo e a Morgana, mas tivemos ainda mais gente nova, só que, infelizmente, não capturei em fotos (tivemos um total de 26 participantes nesta sexta-feira, 17/08/2012).

Leonardo, primeira participação no NexT

Morgana, primeira participação no NexT

Wellington, bolsista da "Maratona da Programação", prestigiando o NexT

A verdade é que não tem sido fácil demonstrar aos mais céticos, que a Universidade precisa sim de um espaço lúdico, que esbanje essa atmosfera de envolvimento e paixão por uma arte intelectual (no caso o Xadrez), que não conhece o preconceito nem diferenças na idade, gênero, peso, altura, cor, etc. Tem sido um intenso trabalho  de convencimento junto a professores, funcionários e alunos, às vezes quase que literalmente "brigado" (já travei discussões em público, com professores e alunos, em defesa de nossos interesses), de que este espaço (o espaço/"arena do NexT")  precisa ser respeitado e zelado. Mas, felizmente, estamos vencendo. Como sempre digo, o Brasil é reflexo dos brasileiros. Muitos reclamam do Brasil, mas o que precisamos não é mais um para reclamar e maldizer nosso país; o que precisamos é de mais um lutando, com todas as suas forças, para melhorar o nosso país, para ajudar a educar os brasileiros a serem cidadãos de verdade, capazes de respeitar os demais, a fim de eliminarmos, de uma vez por todas, esse famoso "jeitinho brasileiro" que tanto nos envergonha. É preciso contribuirmos para uma educação de brasileiros (de todos os níveis de escolaridade) que saibam planejar, prever recursos, idealizar e escrever projetos, respeitar o que é dos outros e que deixem de "vender o almoço para comprar a janta".


Quando saiu a notícia de que o NexT conquistou esse expressivo valor (R$ 150.000,00), várias pessoas me perguntaram se era realmente verdade. Teve até gente dizendo por aí, que não era esse o valor, que era bem menos (mesmo com o valor estampado no arquivo que relacionou os vencedores do PROEXT/MEC, fonte dos recursos). Muitos também me perguntaram qual foi o segredo... Decidi expor aqui, enfim, o segredo:

Não há segredo!

Eu simplesmente idealizei e construí um projeto da forma mais detalhada possível, com todo o esmero e seriedade possíveis. Toda a fundamentação teórica foi baseada em minha tese de doutorado, um trabalho que foi reconhecido como o melhor em meu programa de pós-graduação, "Engenharia e Gestão do Conhecimento", na UFSC. Para a minha tese de doutorado, eu não dediquei dias... Eu dediquei anos, noite após noite, madrugada após madrugada, dormindo o mínimo que eu aguentava, para poder fazer o melhor que eu poderia fazer, para respeitar o apoio que a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) estava me dando ao me licenciar para aquele estudo, e defender dentro dos quatro anos de afastamento previstos. No meu retorno para a UDESC, fui tratado como "anormal", só por que respeitei o contrato que assinei quando me licenciei...

Muitos podem ter pensado na época... Ele agora é doutor, não precisa mais se esforçar. A minha resposta foi: muito, mas muito trabalho! E não estou falando desse tipo de trabalho em que simplesmente se acorda cedo e se volta para casa no final do expediente. Eu simplesmente não tenho dia e hora para trabalhar! Eu trabalho todos os dias e noites. Estou sempre tentando bolar algo diferente e procurando alternativas para aquilo que ainda não considero bom o suficiente. Um Professor Universitário, de verdade, está sempre trabalhando, pois sua função é estudar e pesquisar, é descobrir as novas fronteiras do conhecimento e compartilhar isso com a sociedade. E quando se está sozinho em uma jornada, não basta idealizar; é preciso realizar, colocar a "a mão na massa". É preciso fazer o possível e o impossível para que as coisas aconteçam. 

Pois bem, voltando ao segredo... Dediquei ao projeto do NexT ("Núcleo de Estudos em Xadrez & Tecnologias"), tudo o que pude. Só os "guardinhas" da UDESC sabiam a que hora eu saía da UDESC quase todo dia (ou melhor, madrugada), pois eu batia record após record (duas, três, quatro da madrugada). E ainda dizem que quem "trabalha", é quem acorda cedo... E, detalhe: eu continuo a trabalhar quando estou em casa (exemplo: agora mesmo, enquanto estou escrevendo este post!). Muitos não conseguem compreender que o trabalho criativo, de ordem intelectual, possa ser desenvolvido em qualquer lugar! Quando entreguei o projeto do NexT, na Direção de Extensão da UDESC, para concorrer ao edital do PROEXT/MEC, a secretária me disse algo assim: "nunca recebemos um projeto tão extenso, detalhado e caprichado quanto o teu!".

Mas, gente! Acho que talvez haja sim, um segredo: este foi o primeiro projeto que escrevi para um órgão de fomento. Portanto, não há dúvida! Foi sorte de principiante! 

Ironia à parte, gostaria apenas de pedir àqueles que se deram ao trabalho de ler este texto até aqui, que não o tomem como fórmula ou como lição de nada (não tenho esse direito). Apenas estou compartilhando minha experiência e sentimento com vocês, na intenção de cooperar e colaborar com outros possíveis empreendimentos. Como disse, eu acredito no Brasil, mas é necessário que os brasileiros desejem um Brasil melhor, e sem paixão/amor pelo que se faz, honestidade, respeito e muito trabalho não há como. Seria este o segredo? Deixo a conclusão com vocês.


Tivemos, também, nesta sexta-feira, dia 17/08/2012, o "Candidates Match" (B), válido pelo TUC ("The Ultimate Challenger"), competição que determina os desafiantes do ciclo do Blitz UCC ("Ultimate Chess Championship"). O match foi disputado por Edson J. Dias e Eduardo Viecili, classificados no último "TUC Qualifying Tournament "(TUC QT 01-2012), em uma melhor de 10 partidas blitz (5 min KO). 

Edson J. Dias - Candidato a Desafiante do UCC

Eduardo Viecili - Candidato a Desafiante do UCC

Os candidatos, prontos para a disputa  (10 partidas blitz)
Ao final da competição, o Edson fez valer sua maior experiência e liquidou a contenda pelo placar de 8.5 a 1.5 pontos. Parabéns! Mesmo com este elástico placar, é importante também destacar a atuação do Eduardo, que praticamente aprendeu a jogar xadrez no NexT e, com gosto pela coisa, já está dando trabalho para os concorrentes mais experientes. O Edson agora fica na espera do vencedor do outro "Candidates Match" (A), entre o Cristiano Rodrigues e o Fabio Sacurae, previsto para acontecer na próxima sexta-feira, dia 24/08/2012. Quem vencer, vai disputar contra o Edson, um "Challenger Match", valendo vaga de desafiante ao título máximo no blitz UCC do NexT.

Um abraço a todos e até a próxima,

Prof. Kariston Pereira
NexT/DCC/CCT/UDESC Joinville


4 comentários:

  1. Kariston,

    Brilhante explanação! E realmente a vida é muito curta para esperarmos um Brasil melhor. Nós brasileiros devemos fazê-lo sem aguardar "milagres políticos".

    E assim você o fez através de várias conquistas, entre eles o Doutorado e o NexT dentro da universidade.

    Felicidades

    Edson

    ResponderExcluir
  2. Gostaría também de agradecer pela oportunidade de jogar o match com o Eduardo. Além de um jogador que luta em todas as partidas, se mostrou um gentleman e tivemos um match onde toda a rivalidade ficou apenas nas 64 casas do tabuleiro.

    Espero jogar outras partidas com o Eduardo e são de pessoas como ele que a socidade precisa.

    Abraço e bom final de semana a todos!

    Edson

    ResponderExcluir
  3. Prezado Sr. Kariston,

    Hoje, por meio da internet, conheci o seu projeto Next. Já tinha conhecimento de sua tese de doutorado, pois pretendo fazer o mestrado a partir do ano que vem sobre o xadrez na educação e durante o levantamento bibliográfico o encontrei. Estou admirado e inspirado pelo seu trabalho.

    Sou enxadrista, técnico-administrativo na Universidade Federal de Uberlândia, e quero promover o xadrez nessa universidade e na minha cidade.

    Para o ano de 2013 propus um projeto de extensão chamado "Xadrez na UFU" que terá como atividades a realização de um curso de xadrez e de um torneio. Embora seja uma iniciativa pequena, trata-se do primeiro passo para fomentar o xadrez aqui na UFU.

    Gostaria, se possível, de contar com sua experiência para a elaboração de um projeto maior. Vou encaminhar um e-mail para você com meus projetos para seu conhecimento.

    Parabéns por todo o esforço pelo xadrez e pela força de caráter que pude ver nesse post.

    Atenciosamente,

    Fernando Paulino de Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando,

      Obrigado por teu contato. É muito importante para mim, saber que as ações que estamos desenvolvendo aqui na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), pelo Núcleo de Estudos em Xadrez & Tecnologias (NexT), estão repercutindo no Brasil e inspirando outras iniciativas nas Universidades brasileiras.

      Dei uma olhada no texto do projeto que você me encaminhou por e-mail e gostei bastante, pois o mesmo demonstra tua dedicação, preparação e organização em torno das ideias propostas (cursos, nas modalidades básico, intermediário e avançado e torneios).

      No que eu puder ajudar, por exemplo, na possível resolução de dúvidas e troca de ideias, fico à disposição. Gostaria de reforçar também que, se for de utilidade, podes aproveitar os estudos desenvolvidos em minha tese para embasar tuas propostas, bastando apenas citá-la e referenciá-la como texto científico, nos moldes da ABNT (ou outro padrão exigido, conforme o edital do projeto). Neste sentido, para facilitar, transcrevo abaixo a referência completa de minha tese:

      PEREIRA, Kariston; MAIA, L. F. J. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. O raciocínio
      abdutivo no jogo de xadrez: a contribuição do conhecimento, intuição e consciência da situação para o
      processo criativo. 2010. 513 p. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de
      Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, 2010. Disponível em:
      http://btd.egc.ufsc.br/?p=858 Acesso em: . .

      Por fim, gostaria de enfatizar a importância de teu contato e da união de esforços para o desenvolvimento do Xadrez no Brasil, seja como esporte, arte, ciência, ferramenta pedagógica ou elemento cultural. É certo que precisamos desbravar muitas fronteiras ainda, mas juntos somos capazes de ir mais longe.

      Cordialmente,

      Prof. Kariston Pereira

      Excluir