Apoio:

Os Projetos de Extensão do NexT, deverão contar, em 2024, com o apoio da UDESC (Edital PAEX-PROCEU 01/2019)

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Crônica - Palestra GM Rafael Leitão (25/09/14)

GM Rafael Leitão - Foto: Israel Carvalho (cortesia de Priscila Carvalho Fotografia)

Foi realizada, na noite do dia 25/09/2014 (quinta-feira), no auditório do bloco F da UDESC Joinville, a tão aguardada palestra intitulada "A Utilização dos Computadores no Xadrez Profissional de Alto Rendimento", proferida pelo Hexa e Atual Campeão Brasileiro de Xadrez, Número 1 do Ranking Nacional, Grande Mestre Internacional Rafael Duailibe Leitão, como parte da "Semana da Computação".

A palestra foi realizada com recursos do ProExt / MEC - SESu e contou com o apoio de Priscila Carvalho Fotografia, Avell "Notebooks de Alto Desempenho",  SimoArt Comunicação Visual e Capitão Space Batataria & Pizzaria. O nosso muito obrigado ao Ministério da Educação (MEC), à UDESC e a todas estas empresas que nos apoiaram: à Avell pelos brindes, à SimoArt pelos tabuleiros e cartões de visita, à Capitão Space pelo jantar oferecido a nosso campeão e a Israel Carvalho (Priscila Carvalho Fotografia) pelo excelente trabalho na cobertura fotográfica do evento. Nada como o apoio de um profissional na geração de imagens de alta resolução e qualidade. É uma honra para nós saber que o próprio GM Rafael Leitão está utilizando as imagens capturadas durante a palestra em seu site oficial. Oportunamente criaremos um álbum na página do NexT no Facebook, com todo o material fotográfico produzido. Muito Obrigado!!

Esta palestra foi a concretização de um plano elaborado há mais de um ano, quando foi feito o primeiro contato com o GM Rafael Leitão. Sempre receptivo e cortês, Rafael acolheu e aceitou a ideia de imediato. Para nós do NexT a realização desta palestra foi, ao mesmo tempo, um evento comemorativo dos já três anos de atividades do NexT, um verdadeiro marco em nossa história e uma oportunidade ímpar de estar em contato com um Grande Mestre tão competente como palestrante quanto é como jogador.

GM Rafael Leitão - Foto: Israel Carvalho (cortesia de Priscila Carvalho Fotografia)

O GM Rafael Leitão apresentou e discutiu, brilhantemente, a evolução, o uso e a importância das Tecnologias Computacionais na aprendizagem, prática, estudo e treinamento dos enxadristas amadores e profissionais. Contou também um pouco sobre sua trajetória profissional no xadrez nacional e internacional, explicando o que é xadrez de alto rendimento e como alguém pode se tornar um profissional no jogo de xadrez. A palestra durou pouco menos de uma hora, mas com as perguntas, chegou a quase duas horas. O público realmente adorou! E olha que é um público bem exigente!

Felizmente, conseguimos gravar em vídeo e, em breve, disponibilizaremos a palestra, na íntegra, em nossa página no facebook.

O evento foi, portanto, um tremendo sucesso (de público e de crítica)!




Particularmente para mim, enquanto fundador e coordenador geral do NexT, foram dias extremamente intensos, de muito trabalho, mas recompensados por algo que considero impagável, um misto de realização pessoal pelo que fomos capazes de desenvolver e de admiração pessoal por recebermos um profissional que superou todas as expectativas. Fiquei tão ansioso com tudo, que cheguei a passar mal. Mas, nada grave, foi só um susto mesmo, devido à sobrecarga de trabalho e à ansiedade mesmo. Muito obrigado a nosso amigo Edson J. Dias, que nos ajudou nos momentos críticos. Já estou recuperado e pronto para outra!

Falando em outra, já combinamos, eu em nome do NexT e o GM Rafael Leitão em nome da Academia de Xadrez Rafael Leitão, o estabelecimento de uma frutífera parceria, que poderá render muita coisa interessante para o xadrez no futuro. Aguardem!

GM Rafael Leitão recebendo uma cópia da tese do Prof. Kariston, que versa
sobre a criatividade no jogo de xadrez!

Para finalizar, gostaria de agradecer ao GM Rafael Leitão por sua simplicidade, cordialidade, profissionalismo e competência. Atendeu a todos com muita paciência e disposição, sempre atento às necessidades de cada um em particular. Muito obrigado!!

Gostaria de agradecer também, à Profa. Iandra Pavanati, Coordenadora Pedagógica da Escola Livre de Artes da UDESC, pela disposição e ajuda em todos os momentos. Sem sua ajuda não seríamos capazes de realizar tamanho evento e com todo esse sucesso! Muito obrigado!!

Profa. Iandra, GM Rafael Leitão e Prof. Kariston


Agradeço também à Stefania Bueno Lopes e todos do setor de eventos, que nos ajudaram no que foi possível para que tudo desse certo. Um agradecimento especial também à Fabiana Larsen Friedemann e à Francine Casas e equipe do Serviço de Orientação ao Estudante (SOE), por nos ajudar, gratuitamente, na realização dos eventos com o GM Rafael Leitão (palestra e simultânea).

Por fim, agradeço ao Prof. Rui e a todos os bolsistas e voluntários da "Semana da Computação" e do NexT que nos ajudaram nesse importantíssimo evento, e a todos que comparecerem, enobrecendo o xadrez e o tornando mais forte em nossa sociedade.

Seguem, abaixo, algumas fotos com o campeão:

Prof. Rui e GM Rafael Leitão

GM Rafael Leitão com os bolsistas da Semana da Computação

GM Rafael Leitão e Lucas Pizzi (bosista do NexT)

GM Rafael Leitão, Victor e Adriana (voluntários do NexT)

GM Rafael Leitão e Dan Gallego (bolsista do NexT)

Carlos A. B. Carvalho (bolsista do NexT) e GM Rafael Leitão

GM Rafael Leitão e Prof. Rogério

Prof. Kariston, GM Rafael Leitão e Israel Carvalho

Thiago Reichert (ex-bolsista do NexT) e GM Rafael Leitão

GM Rafael Leitão e Elisabeth Gonçalo (bolsista do NexT)

GM Rafael Leitão e Eduardo Viana (UFSC)

GM Rafael Leitão e Edson J. Dias (Tigre S.A.)

Distribuição de brindes da Avell "Notebooks de Alto Desempenho"

Distribuição de brindes da Avell "Notebooks de Alto Desempenho"

Dieferson Massarotto (UFSC) e GM Rafael Leitão

Profa. Iandra e GM Rafael Leitão


GM Rafael Duailibe Leitão

Ao final da noite, já passado de 23h, fomos jantar no Capitão Space Batataria & Pizzaria, que nos apoiou na realização do evento e nos recebeu muito bem. Confira algumas fotos do fotógrafo Israel Carvalho (cortesia de Priscila Carvalho Fotografia):













E mais algumas fotos, tiradas pelos fotógrafos do "Capitão Space" (fotos reduzidas):

















Em breve também publicarei uma crônica sobre a simultânea com o GM Rafael Leitão, realizada no NexT no dia 26/09/2014.

Um grande abraço,

Prof. Kariston Pereira
Coordenador Geral do NexT
CCT - UDESC - Joinville


Nenhum comentário:

Postar um comentário