Apoio:

Os Projetos de Extensão do NexT, deverão contar, em 2024, com o apoio da UDESC (Edital PAEX-PROCEU 01/2019)

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Anúncio - Torneios Finais - Blitz UCC 2014 (10/10/2014)



CAMPEONATO DE XADREZ RELÂMPAGO 2014

Torneios Finais 2014 - 10 de Outubro de 2014 – Joinville/SC

Patrocínio: Avell "Notebooks de Alto Desempenho" (medalhas e tabuleiros)
SimoArt Comunicação Visual (tabuleiros)
                               
O NexT - Núcleo de Estudos em Xadrez & Tecnologias convoca os jogadores classificados nos Torneios de Candidatos 2014 para a disputa dos Torneios Finais 2014, nos naipes Absoluto e Feminino. Convida também a todos para assistirem esses torneios que vão definir quem será o Campeão Absoluto e quem será a Campeã Feminina do CAMPEONATO DE XADREZ RELÂMPAGO 2014 – BLITZ UCC 2014. Os Torneios Finais do Blitz UCC 2014 serão realizados na UDESC Joinville no dia 10 de Outubro de 2014 (sexta-feira), no período da noite, a partir das 20h30min.

OBJETIVO: definir os Campeões do Blitz UCC 2014, no Absoluto e Feminino.

LOCAL: espaço do NexT, no mezanino (segundo piso) do Centro de Convivência da UDESC Joinville.

PREMIAÇÃO: Troféus para os primeiros colocados no Absoluto e no Feminino ou medalhas de ouro conforme situações especiais definidas abaixo.

PARTICIPAÇÃO:

Classificados (Absoluto):  Bruno Orlando Starke; Dieferson F. Massarotto; Ricardo Rapouso e Lucas Pizzi de Jesus.

Suplentes do Bruno e do Dieferson (TC 01-2014), nesta ordem: Thiago da Cruz Reichert; Isadora Bernardo Cisz; Douglas M. de Melo; Victor Hugo R. Carriço; Matheus Demétrio; Srael Lima Ribeiro; Dan Alexander Gallego; Carlos A. B. de Carvalho; Edson Jailson Dias; Sergio Fernandez Santos; Daniela Wessling; Marcelo Perondi; Franco A. P. Moraes; Paulo Henrique Cuchi; Samuel Berwanger.

Suplentes do Ricardo e do Lucas (TC 02-2014), nesta ordem: Thiago da Cruz Reichert; Victor Hugo R. Carriço; Dan Alexander Gallego;  Rafael Borges; Carlos A. B. de Carvalho; Adriana Müller; Edson Jailson Dias; Renan Samuel da Silva; Ivandro Martins Mendes; Srael Lima Ribeiro; Paulo Henrique Cuchi; Antonio Marcos Arruda.

Classificadas (Feminino): Isadora Bernardo Cisz; Daniela Wessling e Adriana Müller.

Suplentes no Feminino: Não houve suplentes classificadas nos TC 01 e 02-2014.

SISTEMA DE DISPUTA E RITMO DE JOGO: sistema “Round Robin” ida e volta. O tempo de reflexão será de 6 minutos KO ou 3 minutos com 3 segundos de acréscimo por lance jogado.

Observações Importantes:

Caso um ou mais dos candidatos qualificados nos TCs não compareçam no UCC TF, será chamado o próximo na lista de classificação do respectivo UCC TC do faltante (#1 ou #2, ou seja, do primeiro ou segundo semestre, respectivamente). Caso o suplente também não esteja presente, optar-se-á pelo suplente correspondente do outro UCC TC (#1 ou #2, ou seja, do primeiro ou segundo semestre, respectivamente), e assim, progressivamente e de forma alternada, até se encontrar um suplente regularmente apto presente.

Caso não se encontre nenhum suplente presente regularmente apto para a disputa, a coordenação do NexT poderá nomear um substituto entre os presentes, incluindo os próprios membros da equipe de trabalho/execução do NexT (Forças-Tarefas), mas, sem direito à conquista do título e respectivo "Troféu do Blz UCC".  Se, por acaso, um jogador nomeado vencer o UCC TF, o segundo lugar é que será declarado "Campeão do Blz UCC" do ano, mas sem direito a levar o troféu para casa. Será uma situação especial chamada de "campeão sem troféu". Neste caso, o vencedor do UCC TF receberá uma medalha de ouro, o segundo lugar (que será qualificado como "Campeão do Blz UCC" no ano) também receberá uma medalha de ouro. 

Caso seja impossível conseguir substitutos, mesmo por nomeação, para fechar o número de quatro participantes no TF ("Final Four" - F4), ou se não houve número suficiente de enxadristas classificados nos dois UCC TCs realizados no ano, realizar-se-á, excepcionalmente, um Torneio Final (TF) com apenas três competidores ("Final Three" - F3), seguindo-se o mesmo sistema a ser adotado em um UCC TC com apenas três participantes, ou seja, com 6 rodadas via "Round Robin" (todos contra todos, duas vezes, com 4 partidas para cada jogador).

Sistema de desempate no Blz UCC TF - "Roud Robin" (F4 ou F3):

a) Confronto direto; b) Sonnenborn-berger; c) Número de vitórias; d) Número de vitórias de pretas. Se o empate persistir será empregado um mini-match de duas partidas blitz (5 min KO ou 3 min + 2 seg  Fischer). Se necessário, poderá ser disputada uma partida adicional "Armageddon" (5 min para as brancas, 4 min para as pretas, com as pretas jogando pelo empate).

Caso só estejam disponíveis dois competidores para a competição final do UCC, ao invés de um torneio, será realizado um "Match Final" - MF ("Final Two" - F2), de seis (6) partidas, entre os dois jogadores presentes.


Sistema de desempate, no Match:
Se houver empate no MF, será empregado um mini-match de duas partidas blitz (5 min KO ou 3 min + 2 seg  Fischer). Em persistindo o empate, será realizada uma partida final blitz "armageddon" ("morte súbita"), na qual as brancas receberão 5 minutos e as pretas 4 minutos KO, mas as pretas jogarão pelo empate.

No caso do MF ser possível só por meio da nomeação de um substituto pela coordenação do NexT, o jogador classificado via UCC TC só terá direito ao título se, pelo menos, empatar o match (6 primeiras partidas, de 3 min + 3 seg ou 6 min KO). Nessa situação (empate), teremos, novamente, a condição especial de "campeão sem troféu", sendo que a medalha de ouro será entregue para os dois jogadores. Caso o jogador nomeado pela coordenação do NexT vença o MF, não haverá coroamento de "Campeão do Blz UCC" no ano em questão, e nem entrega de troféu, gerando a condição excepcional de "campeão vacante", mas o vencedor (jogador nomeado), receberá uma medalha de ouro como premiação pela vitória no MF.

PROCEDIMENTO PARA CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO: no local e data do torneio (20h30min),  informando nome completo, CPF (se tiver) e rating, se possuir (NexT, FCX, CBX e/ou FIDE).

PROGRAMAÇÃO: 20h30min, abertura da confirmação das inscrições; logo a seguir, realização do congresso técnico e início da primeira rodada. As próximas rodadas acontecerão assim que acabarem as rodadas anteriores.

MATERIAL: o material de jogo será disponibilizado pelo NexT.

ARBITRAGEM, INFORMAÇÕES E CONTATO: Gustavo R. Coelho (Bolsista/Árbirto Auxiliar) – torneios.nextxadrez@gmail.com, Prof. Kariston Pereira (Árbitro Principal).

Bonificação de Rating: o campeão do TF absoluto receberá um rating final de 2100 pontos, o vice-campeão um rating de final 2050 pontos e o terceiro colocado um rating final de 2000 pontos (caso seus ratings sejam inferiores). A campeã do TF Feminino receberá um rating final de 1900 pontos, a vice-campeão um rating final de 1850 pontos e a terceira colocada de 1800 pontos (caso seus ratings sejam inferiores). A bonificação será fornecida do primeiro ao terceiro colocado no caso do TF ser disputado por 4 jogadores, e ao primeiro e segundo lugares caso o TF seja disputado por 3 jogadores ou só para o vencedor, caso o título seja disputado por apenas 2 jogadores.

Sobre o Blitz UCC 2014: o Blitz UCC 2014 funcionará da seguinte forma: em maio serão realizados tanto o "Pré-Torneio de Candidatos" - Pré-TC (jogadores < 1800 / sem rating), quanto o torneio principal de candidatos ("Torneio de Candidatos" - TC) do primeiro semestre, sendo que este último qualificará dois enxadristas por naipe (feminino e masculino) para o "Torneio Final" (TF ou "Final Four" - F4), que será realizado em outubro. No segundo semestre (setembro/2014) haverá mais um Pré-TC e um TC para qualificar mais dois competidores por naipe para o TF.  O vencedor do Blitz UCC TF 2014 será declarado "Campeão do Blitz UCC" 2014 Absoluto ou Feminino (serão realizados dois TFs, um por naipe). Informações detalhadas, incluindo regulamente completo, podem ser obtidas na página do Blitz UCC (http://nextxadrez.blogspot.com.br/p/blitz-ucc.html).

Nenhum comentário:

Postar um comentário