Apoio:

Os Projetos de Extensão do NexT, deverão contar, em 2024, com o apoio da UDESC (Edital PAEX-PROCEU 01/2019)

segunda-feira, 3 de junho de 2013

NexT no JIUDESC 2013 + Nova arena do NexT

NexT/CCT, representado por Thiago Reichert, Campeão de Xadrez no JIUDESC 2013


Olá Pessoal,

Não tivemos "Sexta Xadrez" na última sexta-feira e nem nosso "Curso de Xadrez para Iniciantes" na quinta-feira, mas muita coisa importante aconteceu nesta semana que passou. A mais importante delas, estrategicamente para o NexT, é que a Direção Geral do CCT nos ofereceu um novo espaço para desenvolvimento das sessões de xadrez do projeto "Sextas Xadrez na Universidade". Nosso espaço até então já era bom (bloco F), mas na verdade, nunca foi nosso. Agora teremos um espaço que poderá realmente ser chamado de nosso: a nova "arena do NexT".

Nesta foto, durante a Abertura do JIUDESC 2013, bem ao alto (mais a esquerda, reto acima do rapaz de preto que está de costas, em primeiro plano, se apresentando no show de abertura), estou sentado ao lado do Diretor Geral do CCT, conversando sobre os detalhes do novo espaço para o NexT, oferecido por ele

A nova "arena do NexT" será no mezanino do Centro de Convivência (prédio novo, que também abriga o novo Restaurante Universitário do CCT). Trata-se de um espaço maior, com maior conforto térmico (verão/inverno), sem problemas referentes ao desligamento da iluminação em horário pré-determinado, com uma linda vista para o nosso lago, além de ser um espaço com acesso controlado, embora público. Em um primeiro momento, pode parecer que não seja tão interessante quanto o nosso antigo espaço no bloco F, parecendo menos visível ao público. Mas, no futuro, será justamente o contrário: será um espaço visitado por praticamente todos os estudantes e comunidade acadêmica, já que ficará junto ao Restaurante e nova Lanchonete Universitários, Centros Acadêmicos e também junto a outras opções de descanso e lazer que estarão também disponíveis no mezanino (com bancos, sofás e, possivelmente, pufes). Há risco com essa mudança? É claro! Mas é o preço que se paga quando se quer crescer!! Temos que encarar essa mudança como um novo desafio, rumo ao nosso objetivo de sermos uma referência, algo que já está se tornando realidade graças ao nosso incansável trabalho, tanto operacional, quanto de divulgação. No começo é óbvio que encontraremos alguns problemas (como, por exemplo, um novo trabalho de conscientização de que o novo espaço e mobiliário lá dispostos precisam ser zelados e respeitados, dentre outros problemas de infraestrutura), mas a médio/longo prazo teremos muito mais benefícios com essa mudança.

Seguem, fotos desse nosso novo espaço, no mezanino do Centro de Convivência:













Vista a partir das janelas

Vista a partir das janelas

Vista a partir das janelas

Vista a partir das janelas








Outro acontecimento muito importante foi a realização dos Jogos de Integração dos Acadêmicos da UDESC (JIUDESC 2013) que aconteceram em Joinville, durante este feriadão que passou. A competição de Xadrez, como que em uma inauguração "de gala", foi realizada no novo espaço do NexT!! Tivemos (CCT) a felicidade de conquistarmos o título no masculino, com Thiago Reichert. Teríamos plenas condições de arrematar o primeiro e segundo lugares, mas ninguém mais do NexT se inscreveu, o que foi uma enorme pena. Para o ano que vem, pretendemos fazer uma trabalho de preparação, tanto no masculino, como, principalmente, no feminino. Nossa meta é ficarmos em primeio e segundo lugares no masculino e em segundo e terceiro lugares no feminino (isto porque só temos o direito a duas vagas para o CCT, duas para o masculino e duas para o feminino. Caso houver mais interessados(as) do NexT em participar do JIUDESC 2014, faremos uma competição seletiva).

Seguem as fotos do Xadrez no JIUDESC 2013:


Thiago Reichert! Campeão no masculino!!

Katia Sprotte, do CEPLAN, campeã no Feminino!

Daniela Wessling, de pé, arbitrando o torneio!






Grande participação feminina!







Grande participação feminina!

Grande participação feminina!


Grande participação feminina!

Grande participação feminina!


Dá-lhe "Cachorrada"! Em alusão ao mascote do CCT



Última rodada do masculino acontecendo...


Durante esta semana teremos ainda muito trabalho a executar. Já preparamos, com a ajuda do bolsista Douglas Morais de Melo, as mesas e cadeiras para o transporte e nos próximos dias as mesmas já serão colocadas no novo espaço. Nossa meta é deixar tudo pronto para a próxima sexta-feira, dia 07/06/2013, quando planejamos fazer nossa primeira "Sexta Xadrez" em nosso novo espaço, no mezanino do Centro de Convivência.


É isso aí amigos! É o NexT crescendo e se desenvolvendo. E como diria um grande "filósofo", sigam-me os bons!!


E, para finalizar, uma foto de nossas "Cheerleaders" do CCT, que deram um ESPETÁCULO (!!) à parte nesse JIUDESC! Parabéns!!





Um forte abraço e até a próxima "Sexta Xadrez"!

Prof. Kariston

--
*NexT - Núcleo de Estudos em Xadrez & Tecnologias*
Facebook: http://www.facebook.com/nextxadrez
Blog dos Projetos do NexT: http://nextxadrez.blogspot.com.br
E-mail de Contato: nextxadrez@gmail.com
Fórum (Googlegrupos): nextxadrez@googlegroups.com
http://groups.google.com/group/nextxadrez
Álbum de Fotos: http://picasaweb.google.com/nextxadrez

O NexT é um núcleo de estudos e uma comunidade de prática, que tem como
missão estudar continuamente o jogo de xadrez em conexão com a pesquisa,
desenvolvimento, compartilhamento e disseminação de teorias e tecnologias
que colaborem com a sua aprendizagem, treinamento, prática e estudo.

Coordenação: Prof. Kariston Pereira, Dr.
Departamento de Ciência da Computação (DCC)
Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) - Joinville/SC
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC



Nenhum comentário:

Postar um comentário