Apoio:

Os Projetos de Extensão do NexT, deverão contar, em 2024, com o apoio da UDESC (Edital PAEX-PROCEU 01/2019)

terça-feira, 18 de junho de 2013

Crônica "Sexta Xadrez" 14/06/2013

Feras do Xadrez de Joinville em ação no NexT!

Olá Amigos do NexT Brasil!

O Brasil está passando por um momento ímpar de sua história, talvez único, no qual o descontentamento generalizado com a falta de qualidade de nossa educação e desvalorização dos professores, problemas crônicos na saúde e segurança pública, transporte e infraestrutura precários e a supervalorização dos políticos (que ditam e votam os seus próprios salários astronômicos), ineficiência do poder público, seja pela burocracia, corrupção, abusos de poder de vários tipos, ou por outros inúmeros motivos, têm motivado o povo a sair nas ruas pedindo mudança, não exatamente de um governo em específico, mas sim, de atitude por parte de todos os governos, atual, anteriores e futuros. E isso está acontecendo aqui, em nosso país! Do Brasil para o Mundo! Tudo parece ter começado pelos protestos contra o aumento de tarifas nos transportes, que agora passou a ser apenas um dos motivos...

As redes sociais estão permitindo uma "revolução" jamais vista, pelo menos não desta maneira. É um movimento individual e também coletivo, que não tem partido político, cor, sexo, idade ou qualquer outra forma de distinção. É por um anseio de ver um país melhor, mais justo, mais educado, mais culto, mais eficiente, com maior qualidade de vida. Está na hora de pensarmos, discutirmos, aprimorarmos o atual sistema de governo. Democracia não é só poder "dizer o que se pensa". O que vivemos é uma espécie de ditadura disfarçada de democracia, na qual os dominadores continuam a controlar os dominados indefinidamente... É tempo de repensarmos quem somos, de onde viemos, para onde queremos ir! É hora de sermos realmente Brasileiros, em uma pátria que não é apenas uma "pátria de chuteiras". Uma das coisas que estou mais gostando nesse "movimento", é que ele não tem líderes, que não tem partido político (embora sempre haja aqueles que se aproveitam da situação), e que ele está acontecendo no "país do futebol" justamente durante um dos torneios de futebol mais importantes do planeta!

O que o Xadrez e o NexT tem a ver com tudo isso? Em princípio, não parece ter nada. Mas tem muita coisa! Somos um grupo de pessoas interessadas em uma arte que é social por excelência, que promove o respeito, o desenvolvimento intelectual, o pensamento, a responsabilidade, a concentração, o desenvolvimento do caráter em uma constante busca pela superação de si mesmo. Somos os desenvolvedores de uma proposta bonita de permitir às pessoas um espaço lúdico, aberto ao pensamento, à formação de amizades, à troca de experiências e ao desenvolvimento da cidadania. Um espaço no qual o Xadrez é ensinado e praticado como uma Arte do Pensamento, uma Atividade Cultural, um Esporte, uma Ciência. Onde se discute e se valoriza a História, onde se pretende educar e cultivar Enxadristas e não simplesmente "jogadores de xadrez". Infelizmente nosso nobre jogo também é povoado por pessoas que não o respeitam, denegrindo sua imagem. No sentido de melhorar essa perspectiva, atuamos para promover o Xadrez como Cultura, como Arte, como Ciência e não só como Esporte, e como instrumento de transformação. Se fortalecermos a Educação, a Cultura, a Arte e a Ciência deste país, teremos, como consequência natural, um país melhor. Nossa missão é agir no pensamento, na reflexão sobre isso e no desenvolvimento de nossa nobre e amada arte. Por isso somos o NexT! O "NexT" Brasil!!

Abaixo seguem algumas fotos de nossa sessão de Xadrez do dia 14/06/2013 (com casa cheia!):











Brancas jogam e dão mate em alguns lances à frente!



Nosso instrutor, Douglas, aprendendo como o Mestre Nacional Lúcio!

Para finalizar, gostaria de dedicar este post ao nosso amigo Felipe Romeu, que está indo morar em Belo Horizonte, Minas Gerais, aproveitando uma oferta de emprego mais atraente (ele trabalhava e morava em Curtiba até então). O Felipe praticamente foi um de meus primeiros professores, embora eu tivesse 28 anos de idade quando eu comecei a jogar xadrez e ele tivesse apenas 14 quando nos conhecemos no Clube de Xadrez de Joinville. Foi uma época memorável, em que aprendi muito com ele e com o Mestre FIDE Silvio Cunha Pereira. O Felipe sempre gostou de ensinar e sempre estava disponível a dar algumas lições de xadrez. Ele também gostava de algumas excentricidades... Lembro de um dia ele ter comentado com o Silvio, sobre anotar as partidas em russo, para os adversários não terem acesso... hehehe...

Graças ao Felipe, um convidado internacional (vindo da Itália) pôde se comunicar e jogar algumas partidas nesta última sexta-feira na "arena do NexT", pois a Iandra e eu estávamos jantando e o Felipe, sempre prestativo e comunicativo, fez o papel de anfitrião, conversando em espanhol com o nosso ilustre convidado (Salvatore Sipala).

Felipe, muito obrigado por tudo e te desejo muito sucesso e felicidade nessa nova fase de tua vida!

Felipe Romeu, à esquerda, sorridente.


É isso aí pessoal! Sexta-feira tem mais e no sábado de tarde, dia 22/06/2013, teremos o nosso "Primeiro Torneio de Qualificação", válido pelo "Rapid Ultimate Chess Championship" (Rapid UCC) 2013 do NexT. Consulte o folder com todos os detalhes no seguinte post: http://nextxadrez.blogspot.com.br/2013/06/folder-torneio-de-qualificacao-nr.html. Para esse torneio já estamos acertando o patrocínio da Avell (http://www.avell.com.br/) e tudo indica que teremos medalhas para distribuir aos três primeiros colocados, tanto no absoluto, quanto no feminino.

Um abraço e até lá!

Prof. Kariston

--
*NexT - Núcleo de Estudos em Xadrez & Tecnologias*
Facebook: http://www.facebook.com/nextxadrez
Blog dos Projetos do NexT: http://nextxadrez.blogspot.com.br
E-mail de Contato: nextxadrez@gmail.com
Fórum (Googlegrupos): nextxadrez@googlegroups.com
http://groups.google.com/group/nextxadrez
Álbum de Fotos: http://picasaweb.google.com/nextxadrez

O NexT é um núcleo de estudos e uma comunidade de prática, que tem como
missão estudar continuamente o jogo de xadrez em conexão com a pesquisa,
desenvolvimento, compartilhamento e disseminação de teorias e tecnologias
que colaborem com a sua aprendizagem, treinamento, prática e estudo.

Coordenação: Prof. Kariston Pereira, Dr.
Departamento de Ciência da Computação (DCC)
Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) - Joinville/SC
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

3 comentários:

  1. Que lindo! Sinto que esse é o melhor post que já escrevestes, Kariston, meu companheiro de toda a vida! Senti meu coração pulsar mais forte ao ler a expressão tão bela de ideias, sentimentos e esperanças no nosso poder enquanto sujeitos, de transformarmos sempre a nossa História. Sinto-me a cada dia mais encantada por você, pela tua capacidade de lucidez, pelo teu empenho em fazer do NexT uma casa em que se promove "o Xadrez como Cultura, como Arte, como Ciência"!!! Iandra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Iandra!! Viva o NexT e o "Xadrez como Cultura, Arte e Ciência"!

      Excluir
  2. Probleminha: 1.Db3+ Rh8 2.Cf7+ Rg8 3.Ch6+ Rh8 4.Dg8+! Txg8 5.Cf7#
    legalzinho....
    Isso foi um problema montado ou uma partida???

    ResponderExcluir