Olá Amigos do Xadrez!
Nossa sessão da última sexta-feira (29/06/2012) foi mais um sucesso! Além de nossas atividades usuais de prática e estudo de xadrez, tivemos nosso primeiro torneio experimental de Blitz ("Ping"). Fiquei muito feliz com a iniciativa, com a realização e com o entusiasmo e prontidão na divulgação dos resultados, publicados na lista do NexT pelo Ademar. É esse mesmo o espírito! Vocês são o NexT! Nós somos o NexT! A UDESC é uma universidade pública, gratuita, e é de todos nós, e precisamos desse tipo de iniciativa e envolvimento. Parabéns!!
Primeiro Torneio Experimental de Blitz do NexT Acontecendo...
Gente, como prometido em nosso fórum de discussão, estou entregando um post compilado com as informações e fotos de nossa última sessão, que foi marcada pela realização de nosso primeiro torneio experimental de Blitz/Ping. O classifico como experimental porque todos nós estamos aprendendo e, em breve estaremos em condição de oferecer algo ainda melhor.
Em primeiro plano: Willian H. Hille X Amanda C. de Mello
Como já destaquei em nosso fórum de discussão, reforçando os comentários do Ademar, é digno de nota a hombridade do Walter que, além de demonstrar um ótimo nível de xadrez, exibiu seu lado cavalheiro e mostrou o que significa "fair play". Isso porque, depois de uma pane no relógio digital, mesmo em posição bem superior, com os tempos equilibrados, mas nos últimos segundos (apenas o Willian conseguiu ver quantos segundos faltavam para cada um), o Walter ofereceu empate, rapidamente aceito por seu fortíssimo adversário (Ronny). Acho que este gesto foi o que realmente transformou o Walter no grande campeão da noite. Parabéns!!
Os Campeões da Noite!
Na foto acima, estão os três vencedores da noite: Ronny (sentado, segundo lugar), Walter (no centro, primeiro lugar) e Ademar (terceiro lugar).
O resultado completo do torneio, compilado e enviado pelo Ademar, segue abaixo (a primeira coluna depois dos nomes é da pontuação conquistada, num total de seis rodadas. A demais colunas dizem respeito aos pontos calculados nos sistemas de desempate):
1- HILLE, WALTER 5.5 5 19.5 19.0 18.25
2- KNOCH, RONNY 5.5 5 19.5 18.0 16.75
3- MANOEL, ADEMAR 4 4 13.0 16.0 9.50
4- YAMAMOTO, EDUARDO 4 3 12.0 20.0 7.00
5- HILLE, JUNIOR 3 3 13.0 19.0 7.00
6- DIAS, EDSON 3 2 12.0 20.5 6.50
7- RAPOUSO, RICARDO 3 2 8.0 21.5 6.00
8- HILLE, WILLIAN 2.5 2 11.0 14.0 4.25
9- MELLO, AMANDA 2.5 1 9.0 19.0 2.75
10- BERGER, FELIPE 1.5 0 5.0 17.5 0.75
11- ALVES, KLEDSON 1.5 0 4.0 19.0 0.75
É preciso frisar que se trata de um torneio de Blitz/Ping, onde bons resultados podem ser comemorados, mas os maus resultados não precisam ser levados tão a sério, principalmente no caso dos jogadores mais novatos (que precisam adquirir muita experiência nesse ritmo de jogo... Têm muito a aprender para pegar as "manhas" da coisa...). Em partidas com ritmo de blitz/ping (5 minutos para cada lado), é normal enxadristas jogarem genialmente em um dia e jogarem muito aquém de seu nível no dia seguinte (ou vice-versa). Vários fatores podem influenciar, pois nesse ritmo de jogo deve-se confiar principalmente na intuição, que basicamente deixa fluir o que está na memória de longo termo quase que de forma automática, como um "relâmpago" (esse ritmo de jogo é também chamado de "relâmpago"), fornecendo caminhos para a geração do chamado raciocínio abdutivo (o raciocínio responsável pela criatividade). Tudo isso é guiado, primariamente, pelo sistema perceptivo, que tenta detectar padrões que possam disparar as chamadas produções (que no xadrez podem ser entendidas como sequências de lances, parciais ou completas, dada a identificação de uma certa configuração no tabuleiro). Se algo no sistema cognitivo falhar nesse dia (percepção, memória, raciocínio, etc.), seja por cansaço, problemas de saúde, problemas emocionais ou psicológicos, o processo todo fica prejudicado e o resultado também.
Sessão de Xadrez do NexT (torneio + diversão) Acontecendo...
É claro que sentimos a falta de vários colegas. Os alunos da UDESC estão no momento mais crítico do semestre e precisam dedicar todo o tempo disponível aos estudos: esta semana temos os exames finais das disciplinas! Faltaram também os colegas da UFSC (o Dieferson e o Eduardo Viana vieram, mas chegaram já no final do torneio. E, pelo que percebi no foco de treinamento do Eduardo, acho que ele está se preparando para ganhar o próximo torneio de ping... hehehehe...). Faltaram ainda o Rodrigo Nunes, o Cristiano e o Lúcio, dentre outros (a Cristiane Fissmer veio, mas chegou mais tarde...). Mas, mesmo assim, tivemos onze pessoas disputando o torneio (quase doze, mas o sistema recusou minha participação... hehehe... Vai ver porque ele sabia que eu iria ficar em último, dada a minha dificuldade em arrumar tempo para estudar e praticar o xadrez ... hehehehe... Mas eu já havia planejado não participar, pois eu preciso estar sempre disponível para recepcionar os novos integrantes e convidados, tirar fotos, etc. Quero ver, se no próximo torneio eu já posso aprender e ajudar a operar o sistema, fazendo com que todos os participantes possam focar exclusivamente em seus desempenhos nos tabuleiros). E, além disso, tivemos outros diversos colegas jogando apenas partidas amistosas (sendo que algumas foram até depois da meia-noite). Já recebi até comentários de colegas professores, dizendo que estão impressionados com o interesse e com o envolvimento das pessoas no projeto. É isso aí! Estamos plantando nossas sementes...
Primeiro Torneio Experimental de Blitz do NexT Acontecendo...
Enquanto isso... Outros preferiam jogar só partidas amistosas...
Gostaria de finalizar esse post, destacando mais uma vez a iniciativa e colaboração do nosso colega Ademar Eleotério, que além de sugerir a ideia, tomou a dianteira na organização, com a pronta ajuda dos demais (com destaque para o Ricardo Rapouso, Amanda C. de Mello, Edson J. Dias e Waltercler Hille). Na foto abaixo, aparece o Ademar, em plena atividade de organização...
Ademar M. Eleotério (Imapactus Eventos)
Ah! Pessoal! Não podemos deixar de lembrar da doação dos quatro relógios pelo Ademar da Impactus Eventos (
www.impactuseventos.com) (na verdade, ele doou o dinheiro e eu comprei os relógios, mas dá na mesma). O Ricardo Rapouso também colaborou e doou um jogo de peças (bem bonito, por sinal). O NexT agradece!! (nas fotos abaixo aparecem, primeiro, o Ademar, doando os relógios e depois o Ricardo, doando o jogo de peças).
Ademar e Kariston
Ricardo e Kariston
Valeu!! Até a próxima!
Prof. Kariston Pereira
NexT/DCC/CCT/UDESC-Joinville