Apoio:

Os Projetos de Extensão do NexT, deverão contar, em 2024, com o apoio da UDESC (Edital PAEX-PROCEU 01/2019)

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Sistema de Cores 2.0 (insígnias)





Olá Amigos do Xadrez!

Enquanto não é divulgado resultado oficial de nosso último torneio (estamos trabalhando na pontuação do Grand Prix e na geração do novo rating), segue mais uma ideia que estamos colocando na prática. A ideia faz parte do processo de gamificação do NexT. Agora, associada à cor, teremos também uma insígnia que identificará a força do jogador. Seguirá os símbolos e a progressão natural de uma avaliação offboard das peças de xadrez, ou seja, Peão, Cavalo, Bispo, Torre, Dama e Rei.

Como vai funcionar?

No NexT, todo jogador sem rating é automaticamente qualificado com o rating de 1500, que também é o nosso piso (isto é, ninguém nunca ficará abaixo de 1500). Acima de 1600, os jogadores com essa qualificação tem a permissão de usar nossa camiseta oficial AMARELA e receberão a insígnia "PEÃO". Acima de 1800, a camiseta VERDE e a insígnia "CAVALO". Acima de 2000, a camiseta AZUL e a insígnia "BISPO". Acima de 2200 (FIDE) e para os Mestres Nacionais (MN), Candidatos a Mestre FIDE (CM), Mestres FIDE (MF) e Mestres Internacionais (MI) (ou seja, os profissionais), a nossa camiseta oficial PRETA e a insígnia "DAMA". Por fim, os Grandes Mestres (GM) tem direito à nossa camiseta especial VERMELHA (simbolizando o "mestre dos mestres") e a insígnia "REI". Além dessas cores ainda temos a cor de camiseta MARROM (a partir de 2017), especial para os vencedores do Ultimate Chess Championship, nosso título máximo, com a atribuição da insígnia "TORRE", a de cor cinza, para bolsistas, voluntários e membros da organização (sem insígnia) e, ainda, a camiseta de cor grafite, reservada aos organizadores com status de coordenação (coordenadores e membros natos do Conselho Consultivo), também sem insígnia. Finalmente, temos a camiseta de cor BRANCA e a camiseta de cor ROSA, que podem ser usadas por todos! (sem insígnia). Lembro que o processo é acumulativo. Ou seja, à medida que o jogador vai progredindo e conquistando cores e insígnias, ele mantém o direito de vestir as cores/insígnias previamente conquistadas. Sendo assim, em resumo:

Cores branca e rosa: permitidas a todos! (sem insígnia)
Cor amarela: permitida a jogadores com rating NexT 1600+ (insígnia: PEÃO);
Cor verde: permitida a jogadores com rating NexT 1800+ (insígnia: CAVALO);
Cor azul: permitida a jogadores com rating NexT 2000+ (insígnia: BISPO);
Cor marrom: permitida apenas aos Campeões do UCC (a partir de 2017), (insígnia: TORRE);
Cor preta: permitida a jogadores com rating FIDE 2200+, MN, CM, MF, MI (insígnia: DAMA);
Cor vermelha: permitida apenas aos Grandes Mestres (GM), (insígnia: REI);

Cor cinza: permitida apenas aos membros da organização (bolsistas, voluntários e staff NexT), sem insígnia;
Cor grafite: reservada à coordenação (coordenadores e membros natos do Conselho Consultivo), sem insígnia.

Essas alterações também terão implicações em nosso Super Campeonato (UCC). Como o vencedor do UCC receberá a cor Marrom e a insígnia TORRE, não faz sentido abrir a competição pelo título no UCC para titulados (MN e superiores). Portanto, nossa nova diretriz em relação a este tópico será a seguinte: a participação será liberada em todas as competições do NexT para todos os níveis de jogadores, mas não contará pontos para jogadores com rating FIDE 2200+ (titulados). Ou seja, seus nomes constarão na relação oficial final dos torneios, conforme a classificação obtida, mas a condecoração (levantamento dos troféus "cenográficos") e a pontuação nos Grand Prix não serão somadas para o UCC. Assim a corrida pelo UCC será uma disputa essencialmente AMADORA, em busca da qualificação "TORRE" (Marrom), que é imediatamente anterior à qualificação "DAMA"/Preto (MN, CM, MF e MI), privativa aos profissionais.

As insígnias serão utilizadas na Internet e sugiro oficializarmos a identificação das insígnias nas mangas das novas camisetas do NexT. Os desenho das insígnias ainda não foi definido e estamos abertos a sugestões.

Essa é mais uma inovação que o NexT está introduzindo! Esperamos que gostem!

Abraços,

Prof. Kariston Pereira
Coordenador NexT/CCT/UDESC Joinville

Nenhum comentário:

Postar um comentário