Apoio:

Os Projetos de Extensão do NexT, deverão contar, em 2024, com o apoio da UDESC (Edital PAEX-PROCEU 01/2019)

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Sistema de Cores



Olá Amigos do Xadrez!

Nesta pré-temporada, faltando pouco para iniciarmos as atividades enxadrísticas oficiais do NexT em 2017, aproveito para anunciar novidades e detalhes até então não divulgados publicamente.

Um deles é o nosso sistema de cores, usado desde 2014! Neste ano institucionalizaremos esse sistema, que nada mais é que um processo de "gamificação", visando estimular a participação e a vontade de melhorar cada vez mais.

Como funciona?

No NexT, todo jogador sem rating é automaticamente qualificado com o rating de 1500, que também é o nosso piso (isto é, ninguém nunca ficará abaixo de 1500). Acima de 1600, os jogadores com essa qualificação tem a permissão de usar nossa camiseta oficial amarela. Acima de 1800, a camiseta verde. Acima de 2000, a camiseta azul. Acima de 2200 (FIDE) e para os Mestres Nacionais (MN), Candidatos a Mestre FIDE (CM), Mestres FIDE (MF) e Mestres Internacionais (MI) (ou seja, os profissionais), a nossa camiseta oficial preta. Por fim, os Grandes Mestres (GM) tem direito à nossa camiseta especial vermelha (simbolizando o "mestre dos mestres"). Além dessas cores ainda temos a cor de camiseta marrom (a partir de 2017), especial para os vencedores do Ultimate Chess Championship, nosso título máximo, a de cor cinza, para bolsistas, voluntários e membros da organização e, ainda, a camiseta de cor grafite, reservada aos organizadores com status de coordenação (coordenadores e membros natos do Conselho Consultivo). Finalmente, temos a camiseta de cor branca, que pode ser usada por todos! Lembro que o processo é acumulativo. Ou seja, à medida que o jogador vai progredindo e conquistando cores, ele mantém o direito de vestir as cores previamente conquistadas. Sendo assim, em resumo:

Cores branca e rosa: permitidas a todos!
Cor amarela: permitida a jogadores com rating NexT 1600+;
Cor verde: permitida a jogadores com rating NexT 1800+;
Cor azul: permitida a jogadores com rating NexT 2000+;
Cor marrom: permitida apenas aos Campeões do UCC (a partir de 2017);
Cor preta: permitida a jogadores com rating FIDE 2200+, MN, CM, MF, MI;
Cor vermelha: permitida apenas aos Grandes Mestres (GM);

Cor cinza: permitida apenas aos membros da organização (bolsistas, voluntários e staff NexT);
Cor grafite: reservada à coordenação (coordenadores e membros natos do Conselho Consultivo).

Essa é mais uma inovação que o NexT introduziu! Esperamos que gostem!

Temos ainda mais melhorias e novidades para anunciar em breve. Aguardem!

Abraços,

Prof. Kariston Pereira
Coordenador NexT/CCT/UDESC Joinville

Nenhum comentário:

Postar um comentário