Apoio:

Os Projetos de Extensão do NexT, deverão contar, em 2024, com o apoio da UDESC (Edital PAEX-PROCEU 01/2019)

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Anúncio Rapid UCC TC #02-2014




CAMPEONATO DE XADREZ RÁPIDO 2014
Torneio de Candidatos #02-2014
 27 de Setembro de 2014 – Joinville/SC

 O NexT - Núcleo de Estudos em Xadrez & Tecnologias convida a todos os participantes e amigos a participarem do Segundo Torneio de Candidatos válido pelo CAMPEONATO DE XADREZ RÁPIDO 2014 – Rapid UCC 2014, que se realizará em Joinville no dia 27 de setembro de 2014 (sábado), no período da tarde, a partir das 13h30min.

OBJETIVO: classificar os dois primeiros colocados (dois no absoluto e dois no feminino) para os respectivos Torneios Finais, absoluto e feminino (a serem realizados em outubro de 2014), do Rapid UCC 2014 e contribuir para a melhoria do nível técnico dos participantes do NexT.

LOCAL: “arena do NexT”, no mezanino (segundo piso) do Centro de Convivência da UDESC Joinville.

PREMIAÇÃO: Medalhas para os três primeiros colocados no Absoluto (ouro/prata/bronze) e medalha para a primeira colocada no Feminino (ouro). Medalha (ouro) para o competidor com menos de 1800 pontos de rating mais bem colocado no torneio. As medalhas não são acumulativas.

PARTICIPAÇÃO: o Rapid UCC é um campeonato gratuito e aberto a todos, sem qualquer distinção, se estudante ou não da UDESC. No entanto, como se trata de uma competição essencialmente amadora, só poderão participar jogadores não titulados (FIDE/CBX) e com rating inferior a 2200 (FCX, CBX e FIDE), ou sem rating. Não poderão participar crianças com menos de 14 anos de idade (com exceção daquelas que apresentarem rating > 1800).

SISTEMA DE DISPUTA E RITMO DE JOGO: sistema “suíço” de emparceiramento em 5 ou 6 rodadas (ou “Round Robin” com, no máximo, 6 rodadas), dependendo do número de participantes. O tempo de reflexão será de 20 minutos KO ou 10 minutos com 10 segundos de acréscimo por lance jogado.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE: Sistema “Suíço”: a) Confronto direto; b) Milésimos totais;  c) Milésimos medianos;  d) Sonnenborn-berger.  Sistema “Round Robin”: a) Confronto direto; b) Sonnenborn-berger; c) Número de vitórias; d) Número de vitórias de pretas. Se o empate persistir será empregado o "rating average" (Rav)  e o "rating performance" (Rprfm). Se ainda assim persistir o empate, será empregado um mini-match de duas partidas blitz (5 min KO ou 3 min + 2 seg  Fischer). Se necessário, poderá ser disputada uma partida adicional "Armageddon" (5 min para as bracas, 4 min para as pretas, com as pretas jogando pelo empate). 
Observação: o desempate por confronto direto será verificado “manualmente” e só será utilizado quando houver apenas dois participantes empatados ou caso um dos participantes tenha vencido todos os adversários empatados em questão.

PROCEDIMENTO PARA INSCRIÇÃO: Inscrições gratuitas no local e data do torneio (a partir das 13h30min), por ordem de chegada, informando nome completo, CPF (se tiver) e rating, se possuir (NexT, FCX, CBX e/ou FIDE).

NÚMERO DE VAGAS: 30 (TRINTA).

PROGRAMAÇÃO: 13h30min, abertura das inscrições; 13h55min, término das inscrições e realização do congresso técnico; 14h, início da primeira rodada. As próximas rodadas acontecerão assim que acabarem as rodadas anteriores.  

MATERIAL: o material de jogo será disponibilizado pelo NexT.

RATING: Torneio válido para cálculo do Rating Rápido NexT, incluindo sistema de bonificação para jogadores com menos de 1800 pontos de rating (colocação/pontos): Absoluto: 1/60; 2/40; 3/30; 4/20; 5/10; 6/5; 7/4; 8/3; 9/2; 10/1. Feminino: 1/30; 2/20; 3/10. É garantido a todos os jogadores um rating final mínimo de 1500 pontos (“piso” de rating do NexT).

ARBITRAGEM, INFORMAÇÕES E CONTATO: Gustavo R. Coelho (Bolsista/Árbirto Auxiliar) – torneios.nextxadrez@gmail.com, Prof. Kariston Pereira (Árbitro Principal).

Sobre o Rapid UCC 2014: o Rapid UCC terá dois Torneios de Candidatos (TCs), um por semestre (junho e setembro). Cada TC qualificará dois enxadristas por naipe (feminino e absoluto) para o "Torneio Final" (TF/F4), que será realizado em outubro.  O vencedor do Rapid UCC TF 2014 será declarado "Campeão Rápido do UCC 2014” Absoluto ou Feminino (serão realizados dois TFs, um por naipe). Informações detalhadas, incluindo regulamento completo, podem ser obtidas na página do Rapid UCC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário