Apoio:

Os Projetos de Extensão do NexT, deverão contar, em 2024, com o apoio da UDESC (Edital PAEX-PROCEU 01/2019)

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

NexT na Copa UNISINOS (27/10/2013)

Victor Carriço do NexT-CCT-UDESC, vice-campeão do torneio, em partida contra o campeão (do Uruguai)


O NexT planeja desenvolver muitos projetos, alguns já colocados em prática, alguns ainda no papel, esperando o momento certo para serem colocados em ação. No começo de setembro surgiu uma oportunidade, a de tirarmos um projeto do papel, formando uma equipe universitária do NexT (projeto "TUX" - "Times Universitários de Xadrez") para participar da Copa UNISINOS, com todas as despesas custeadas pela UDESC, com o evento acontecendo em São Leopoldo/RS, no período de 24 a 27 de outubro de 2013.



Apesar das inscrições terem que ser feitas em cima da hora (o NexT foi informado sobre a copa UNISINOS apenas dois dias antes de encerrarem as inscrições internas da UDESC), a repercussão foi grande entre os alunos do CCT, e foram muitas as pessoas interessadas em participar. Ao todo foram levados 10 alunos no xadrez masculino, lotando todas as 10 vagas disponíveis, e 5 alunas no xadrez feminino, o que é totalmente fora dos padrões normais vistos na maioria das copas já realizadas na UNISINOS, normalmente realizadas com poucos participantes na modalidade xadrez. A equipe estava formada, sendo que os alunos do CCT inscritos no xadrez eram todos participantes de algum dos projetos do NexT, como o "Sextas Xadrez na Universidade" e o "Curso de Xadrez para Iniciantes". A tarefa era simples: estudar e treinar xadrez! Porém tal tarefa exigiu uma grande dedicação de cada um dos atletas inscritos, que formaram uma verdadeira equipe de treinamento, alguns treinando nas quintas-feiras e outros nas sextas-feiras, com o uso de livros e materiais didáticos e de treinamento do NexT, sempre um ajudando ao outro com o que tivessem para oferecer. 

A equipe masculina foi composta pelos enxadristas: Arthur Spilmann, Dan Alexander Gallego, Douglas Morais de Melo, Franco Augusto Pizzeta Moraes, Gabriel Yamamoto Shiratori, Gustavo Rodrigues Coelho, Rodrigo R. S. Nascimento, Thomas Ponick e Victor Hugo Ribeiro Carriço, e a equipe feminina por: 
Camila Kramel, Carine Simone Hammes, Danúbia Carol Pereira, Elisabeth Gonçalo e Gabriele Scharmach.

Antonio Marcos Arruda atuou como membro das equipes na condição especial de técnico das mesmas.







O dia da viagem finalmente chegou! Na quarta-feira, dia 23 de outubro, em Joinville - SC, o ônibus saiu da UDESC e partimos para São Leopoldo - RS, com uma viagem de mais ou menos 12 horas pela frente. A competição de xadrez estava marcada apenas para domingo e, enquanto o domingo não chegava, 
aproveitamos a viagem para conhecer Porto Alegre e explorar o Campus da UNISINOS. Mas, na maior parte do tempo, todos ficavam no pátio treinando xadrez  e se descontraindo com outras pessoas que passavam por lá e que se enturmavam com a equipe do NexT. Os atletas de outras modalidades ficavam surpresos ao ver tantos enxadristas no pátio o dia inteiro e, por vezes, até a madrugada. Eles não conseguiam entender tamanha paixão da equipe do NexT pelo xadrez, pois ninguém estava ali por obrigação.




Depois de dias de treino chegou a tão esperada competição. A estrutura e materiais oferecidos pela organização do evento não era bem o que se esperava, pois os organizadores não estavam acostumados com um número tão alto de participantes na modalidade xadrez. Infelizmente, houve também uma mudança de última hora no regulamento, pois, inicialmente, de acordo com o artigo 5 do regulamento da competição de xadrez da Copa UNISINOS, para a classificação final de cada universidade participante, seria utilizado o somatório de pontos conquistados pelos atletas de cada instituição. Passou a ser contato, no entanto, como pontuação para a classificação final das instituições participantes, apenas os pontos obtidos individualmente. Também alteraram o tempo de jogo que a princípio seria de trinta minutos, informando-nos na hora que seria de apenas vinte minutos. Apesar desses incidentes, foi satisfatório para o NexT (que possuía a maior equipe de xadrez já recebida em todos os anos da Copa) causar influências positivas na organização do evento, acarretando na iniciativa para que haja melhorias nos materiais e espaço oferecidos e também no regulamento para o próximo ano. O resultado esportivo final obtido foi o segundo lugar no masculino, conquistado pelo enxadrista Victor Hugo Ribeiro Carriço que, como todos os representantes do NexT deu o seu melhor, conquistando o honroso vice-campeonato para a UDESC. No feminino tivemos também a ótima quarta colocação conquistada pela Carine Simone Hammes. Todos voltaram para Joinville com uma ótima perspectiva da viagem e ansiosos para outras competições com encontros de Universidades para, assim, trocar experiências, formar e consolidar amizades, e obter mais resultados para o NexT e para a UDESC! Abaixo, seguem algumas fotos da maravilhosa experiência da equipe do NexT:


Victor recebendo sua medalha!


Victor com o troféu de Vice-Campeão (esse troféu ficou em
Florianópolis... :( ... )









Abaixo, fotos de alguns momentos da competição: 
                                    


















                                     

                                                                                               
Enfim, fotos de toda equipe da UDESC que participou da Copa UNISINOS:

                                     





                                                                      
Momentos de descontração no pátio da UNISINOS:



Pista de Atletismo da UNISINOS

Biblioteca Universitária da UNISINOS

Centro de Convivência da UNISINOS

Vista do alojamento dentro da Universidade

Se há algo que aprendi, foi que, a cada decisão que tomamos, cada vez que respiramos, abrimos algumas portas e fechamos várias outras. Não percebemos a maioria, mas notamos algumas. Não foi difícil notar que tomei a decisão correta ao me juntar ao projeto NexT, coordenado pelo Prof. Kariston Pereira. O xadrez não é só um esporte que aperfeiçoa as faculdades intelectuais, mas também aprimora a percepção de vida do indivíduo. Fico feliz em ver, mais uma vez os resultados gratificantes do NexT na participação de mais um importante evento esportivo, de nível nacional/internacional, como o projeto "TUX" - "Times Universitários de Xadrez" - que foi colocado em prática pela primeira vez e superou expectativas do ano de 2013. Seguimos na espera de mais oportunidades para continuarmos com os magníficos projetos já planejados, que não só colaboram para o NexT, mas também intervém positivamente na vida de cada integrante da nossa equipe! Eu, como bolsista do NexT, parabenizo a todos que participaram e se dedicaram à competição, e encerro agradecendo à confiança do nosso mestre Prof. Kariston Pereira por nos apoiar e dar todas as instruções necessárias para obtermos ótimos resultados! O NexT não existe sem nosso esforço, dedicação e participação, obrigada a todos!


Bolsista Elisabeth Gonçalo
NexT/CCT/UDESC Joinville


2 comentários:

  1. Rapaziada!!!!!!! Obrigado pela oportunidade que me proporcionaram!!! Espero poder estarmos juntos novamente nos próximos eventos!!! Podem ter certeza que aprendi muito com vocês!!!
    Beijão a todos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos! Obrigado também a você por cuidar da garotada nessa viagem! Só ouvi coisas boas! Todo mundo gostou muito!! Ano que vem "tamo junto"! Valeu!!

      Prof. Kariston

      Excluir