Apoio:

Os Projetos de Extensão do NexT, deverão contar, em 2024, com o apoio da UDESC (Edital PAEX-PROCEU 01/2019)

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

NexT na Ciência!




Olá Amigos,


Como já divulgado em nossas redes sociais, o NexT andou bem ativo na dimensão científica do xadrez em 2022 e nesse início de 2023. Para dar um panorama geral de nossas realizações, vamos apresentar um resumo de nossos resultados aqui.

O NexT realizou, por meio de seu coordenador geral, Prof. Kariston Pereira, palestra no congresso do maior evento de xadrez da América do Sul, o Floripa Chess Open 2023. Essa palestra intitulada "O raciocínio abdutivo e a relação entre conhecimento e criatividade no jogo de xadrez" pode ser vista na íntegra no canal youtube do NexT, a partir do seguinte link:

https://youtu.be/XHWnC0GR5sg 

https://www.youtube.com/watch?v=XHWnC0GR5sg&ab_channel=NexTXadrez

Ainda na dimensão científica, o NexT publicou também diversos artigos em periódicos em 2022, a saber:

PEREIRA, KARISTON; PAVANATI, I. . A TEORIA DA INTUIÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA NO JOGO DE XADREZ. REVISTA MUNDI ENGENHARIA, TECNOLOGIA E GESTÃO, v. 7, p. 415-01-415-26, 2022.

PEREIRA, KARISTON; PAVANATI, I. . A EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE ESTUDOS EM XADREZ & TECNOLOGIAS DA UDESC COM O XADREZ ONLINE E A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS DURANTE OS ANOS DE 2020 E 2021. REVISTA MUNDI ENGENHARIA, TECNOLOGIA E GESTÃO, v. 7, p. 416-01-416-17, 2022.

FERREIRA, H. K. ; PAVANATI, I. ; PEREIRA, KARISTON . O JOGO DE XADREZ EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO AUXÍLIO NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COGNITIVO DAS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA. REVISTA MUNDI ENGENHARIA, TECNOLOGIA E GESTÃO, v. 7, p. 417-01-417-25, 2022.

MARCONDES, J. S. ; PEREIRA, KARISTON . Validação de um jogo matemático cooperativo voltado para o ensino de sistemas numéricos no sexto ano do Ensino Fundamental. AMAZÔNIA (UFPA. 2004), v. 18, p. 39-49, 2022. (ARTIGO A2!!)

MARCONDES, J. S. ; PEREIRA, KARISTON ; MUNHOZ, R. H. . A tendência de jogos matemáticos como recurso pedagógico para o ensino da disciplina de educação financeira do novo ensino médio / The trend of mathematical games as a pedagogical resource for teaching the discipline of financial education in -new high schools-. Brazilian Journal of Development, v. 8, p. 333394-33406, 2022.

Um grande abraço,

Prof. Kariston Pereira - Coordenador Geral do NexT

Nenhum comentário:

Postar um comentário