Apoio:

Os Projetos de Extensão do NexT, deverão contar, em 2024, com o apoio da UDESC (Edital PAEX-PROCEU 01/2019)

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Torneio 04 GP-NX 2017 (18/11/2017)




Olá Amigos do Xadrez!

Teremos mais um final de semana repleto de xadrez! Começa nesta sexta-feira (17/11/17), com a tradicional "Sexta Xadrez" nas mesas do Restaurante Universitário da UDESC Joinville, a partir das 18h.

E no sábado (18/11/17) teremos o último torneio valendo vaga para a grande final da COPA NX 2017. Trata-se do quarto torneio do Grand Prix de NexT Xadrez, na modalidade NX08, a modalidade criada e desenvolvida pelo NexT com base no Xadrez960 (FischerRandom ou Xadrez Aleatório de Fischer).

O torneio será no Garten Shopping (em frente às Livrarias Curitiba) e suas partidas começarão às 15h, mas as inscrições deverão ser feitas no local, já a partir das 14h. Cheguem cedo!

Este torneio vai ser especial, pois além de valer medalhas para o próprio torneio, como um evento independente, também vai ser entregue a premiação geral do Grand Prix NX 2017, valendo vagas para a grande final nas categorias Absoluto, Feminino, Sub-2000 e Sub-1600! Compareça!

A modalidade NX08 é especial, pois coloca em pé de igualdade jogadores que não estejam com um repertório de aberturas bem preparado contra jogadores bem preparados nas aberturas. Ou seja, o conhecimento de sistemas e variantes de aberturas específicas é dispensável!

Abaixo segue, para conhecimento, a tabela de posições iniciais possíveis a serem sorteadas a cada rodada. Em seguida está o folder completo do torneio.





Grand Prix de NexT Xadrez 2017
Torneio Nr. 04
18 de Novembro de 2017 – Joinville/SC
Apoio: Garten Shopping, Livrarias Curitiba, Avell e SimoArt Comunicação Visual
                              
O NexT - Núcleo de Estudos em Xadrez & Tecnologias convida todos a participarem do Quarto Torneio do Grand Prix de NexT Xadrez 2017 (GP-NX 2017), modalidade NX08, válido pela COPA NexT Xadrez 2017 (COPA NX), que se realizará em Joinville no dia 18 de novembro de 2017 (sábado), no período da tarde, a partir das 14h (início das inscrições).

OBJETIVO: contribuir para a melhoria do nível técnico dos participantes do NexT; divulgar a nova modalidade de xadrez criada e desenvolvida pelo NexT.

LOCAL: no Garten Shopping, na frente das Livrarias Curitiba.

PARTICIPAÇÃO: gratuito e aberto a todos, se estudante ou não da UDESC, e sem limite de idade, rating ou titulação.

PREMIAÇÃO: Medalhas de 1º, 2º e 3º lugares no Geral, e de destaque nas categorias Feminino, Sub-2000 e Sub-1600. Neste torneio também será feita a premiação do GP-NX 2017: Medalhas de 1º, 2º e 3º lugares no Geral e nas categorias Feminino, Sub-2000 e Sub-1600.

PONTUAÇÃO para o Grand Prix (Absoluto, Feminino, Sub-2400, Sub-2200, Sub-2000, Sub-1800 e Sub-1600): 1º) 130, 2º) 110, 3º) 90, 4º) 70, 5º) 60, 6º) 50, 7º) 40, 8º) 30, 9º) 20, 10º) 10.

SISTEMA DE DISPUTA E RITMO DE JOGO: sistema “suíço” de emparceiramento em 5 ou 6 rodadas (ou “Round Robin” com, no máximo, 6 rodadas), dependendo do número de participantes. O tempo de reflexão será de 15 minutos KO ou 10 minutos com 5 segundos de acréscimo por lance jogado.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE: Sistema “Suíço”: a) Confronto direto; b) Milésimos totais;  c) Milésimos medianos;  d) Sonnenborn-berger.  Sistema “Round Robin”: a) Confronto direto; b) Sonnenborn-berger; c) Número de vitórias; d) Número de vitórias de pretas. Se o empate persistir será empregado o "rating average" (Rav)  e o "rating performance" (Rprfm). Se ainda assim persistir o empate, será empregado um mini-match de duas partidas blitz (5 min KO). Se necessário, poderá ser disputada uma partida adicional "Armageddon" (5 min para as bracas, 4 min para as pretas, com as pretas jogando pelo empate). Observação: o desempate por confronto direto será verificado “manualmente” e só será utilizado quando houver apenas dois participantes empatados ou caso um dos participantes tenha vencido todos os adversários empatados em questão.

PROCEDIMENTO PARA INSCRIÇÃO: Inscrições gratuitas (contudo, sugere-se uma contribuição de R$ 5,00 para custeio dos troféus e medalhas adquiridas para a COPA NX) no local e data do torneio (a partir das 14h), por ordem de chegada, informando nome completo, sexo, data de nascimento e rating, se possuir (NexT, FCX, CBX, LBX, URS, e/ou FIDE).

NÚMERO DE VAGAS: 32 (trinta e duas).

PROGRAMAÇÃO: 14h, abertura das inscrições; 14h50min, realização do congresso técnico, com a apresentação do funcionamento da modalidade NX08; 15h, início previsto para a primeira rodada. As próximas rodadas acontecerão assim que acabarem as rodadas anteriores. Obs.: em virtude de ser uma modalidade de xadrez nova, é possível que ocorra algum atraso inicial.

MATERIAL: o material de jogo será disponibilizado pelo NexT (16 conjuntos disponíveis).

ARBITRAGEM, INFORMAÇÕES E CONTATO: Kariston Pereira (Árbirtro Principal e Diretor do Torneio), Rafael Borges (Árbitro Auxiliar) – torneios.nextxadrez@gmail.com.


Sobre a COPA NX: a COPA NX é o campeonato anual de xadrez do NexT e emgloba três competições: Desafio Final NX, GP-NX e GP-X. É no Desafio Final NX que se define o título máximo no ano, no qual o vencedor do Grand Prix de NexT Xadrez (GP-NX), enfrenta o vencedor do Grand Prix de Xadrez (GP-X). O título máximo é definido em um match de seis partidas, sendo duas de Xadrez Tradicional e quatro de NexT Xadrez (NX08). Cada Grand Prix (tanto o GP-X quanto o GP-NX) será composto de quatro torneios, nos quais os competidores poderão acumular pontos durante o ano. O jogador que acumular mais pontos em cada GP será declarado Campeão Anual da modalidade (Xadrez ou NX) e conquistará uma vaga para disputar o match dos campeões (Desafio Final NX). Informações detalhadas, incluindo regulamente completo, podem ser obtidas na página da COPA NX (http://nextxadrez.blogspot.com.br/p/ucc.html).

Nenhum comentário:

Postar um comentário