Apoio:

Os Projetos de Extensão do NexT, deverão contar, em 2024, com o apoio da UDESC (Edital PAEX-PROCEU 01/2019)

sábado, 26 de agosto de 2017

Conheça o NX08

Em homenagem a Bobby Fischer, criador do FischerRandom (Xadrez960) 



Conheça o NX08, a próxima modalidade de Xadrez!


No próximo sábado, dia 02/09/2017 (15h), teremos mais um torneio NX, com a estreia de uma nova modalidade de xadrez do Sistema NX desenvolvido pelo NexT, o promissor NX08!

O novo sistema de xadrez desenvolvido pelo NexT,  denominado "NexT Xadrez" (NX), visa consolidar-se como o próximo padrão de jogo em nível mundial, valorizando mais a intuição, a criatividade e o raciocínio durante a partida e menos a memória (para sistemas de aberturas). Este novo sistema de xadrez objetiva, principalmente, eliminar a necessidade de memorização de variantes de abertura, seja pela instituição de sorteio (no NX 08/32, assim como é no Xadrez960), seja pela introdução da assimetria (no NX 64/1K, que ao aumentar drasticamente as possibilidades de lances na abertura, inviabiliza a memorização de sistemas e linhas extensas). Apesar de ser um sistema próximo ao Xadrez960 (podendo ser considerado um subsistema do Xadrez960, no caso do NX08 e NX32), diferentemente do Xadrez960 o NX mantém um padrão semiótico e estético compatível com o xadrez tradicional, mantendo os conceitos, por exemplo, de Ala da Dama e Ala do Rei, e, em consequência, tanto o roque grande como o roque pequeno também continuarão a ser de fácil assimilação, assim como manterá a importância do controle do centro do tabuleiro. Nesse sentido, acredita-se que o NexT Xadrez atenda também às recomendações do Grande Mestre e Ex-Campeão Mundial de xadrez, Garry Kasparov, ao se limitar o número de posições do Xadrez960 a um conjunto mais harmônico e "decente", composto por posições que não "violem nosso senso para a geometria normal do xadrez" (as aspas são para destacar as palavras usadas por Kasparov).

Esse novo sistema foi criado e desenvolvido pelo Prof. Kariston Pereira a partir do estudo e análise de posições do Xadrez960, inventado originalmente pelo Grande Mestre e Ex-Campeão Mundial de xadrez, Robert James Fischer (Bobby Fischer). É também fruto de pesquisas conduzidas durante seu doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina. A concepção inicial foi gerada antes de 2010, mas sofreu aprimoramentos durante os primeiros anos do funcionamento do NexT. Havia planos de lançá-la oficialmente através de um evento ainda em 2015, mas optou-se por aplicá-la primeiro nos torneios internos do NexT, para depois lançá-la em um evento com projeção nacional e internacional (ainda a ser definido).

Uma das modalidades do sistema NX é o NexT Xadrez 08 (NX08). Essa alternativa produzirá apenas 8 possibilidades simétricas, que como no NX32, também poderão ser sorteadas. Salienta-se que o NX08 corrige justamente um "defeito" apontado por muitos críticos do Xadrez960, que indicam haver certas posições que são inferiorizadas por não manter todos os peões defendidos de antemão, o que poderia acarretar vantagens a quem puder explorar seu primeiro lance, obrigando os jogadores a adotarem medidas de defesa que cerceariam lances alternativos já na abertura.

Portanto, para o NexT Xadrez 08 (NX08) tem-se as seguintes regras fundamentais:

1. Rei e Dama devem ficar em posição centralizada, como acontece no xadrez tradicional, mantendo o conceito de Ala do Rei e Ala da Dama originais;
2. Rei e Dama devem ficar entre as duas Torres, permanecendo, portanto, uma torre em cada Ala;
3. Deve haver, para brancas e pretas, um bispo de casas claras e um bispo de casas escuras;
4. Todos os peões devem estar protegidos por, pelo menos, uma peça.



Grande Mestre e Ex-Campeão Mundial de Xadrez (1972),  Robert James Fischer (Bobby Fischer)

Prepare-se! Consulte a página do sistema NX, leia o texto explicativo e observe as análises desenvolvidas com o Stockfish 8 64 e disponibilizadas pelo NexT, nas 08 posições iniciais do NX08. Familiarize-se um pouco com essa nova modalidade, que promete ser um sucesso em um futuro próximo, e venha para o Garten Shopping Joinville testar seu xadrez de verdade neste sábado, 02/09/2017, no torneio 03 do Grand Prix NX 2017 do NexT! As inscrições para o torneio custarão um valor sugerido de apenas R$ 5,00 (na forma de contribuição espontânea, não obrigatória, apenas para ajudar no custeio das medalhas e troféus adquiridos pela coordenação do NexT), e poderão ser feitas no local dos jogos (em frente às Livrarias Curitiba).

Participe! Venha escrever a história com a gente!

Um abraço,

Prof. Kariston Pereira
Coordenador Geral do NexT/CCT/UDESC Joinville

Nenhum comentário:

Postar um comentário