Apoio:

Os Projetos de Extensão do NexT, deverão contar, em 2024, com o apoio da UDESC (Edital PAEX-PROCEU 01/2019)

quarta-feira, 4 de novembro de 2015



CAMPEONATO DE XADREZ 2015
Torneios Finais 2015 - 13 de Novembro de 2015 – Joinville/SC
Patrocínio: Avell "Notebooks de Alto Desempenho" (medalhas e tabuleiros)
SimoArt Comunicação Visual (tabuleiros)
                              
O NexT - Núcleo de Estudos em Xadrez & Tecnologias convoca os jogadores classificados nos Torneios de Candidatos 2015 para a disputa dos Torneios Finais 2015, nos naipes Absoluto e Feminino. Convida também a todos para assistirem esses torneios que vão definir quem será o Campeão Absoluto e quem será a Campeã Feminina do CAMPEONATO DE XADREZ 2015 – UCC 2015. Os Torneios Finais do UCC 2015 serão realizados na UDESC Joinville no dia 13 de Novembro de 2015 (sexta-feira), no período da noite, a partir das 19h30min.

OBJETIVO: definir os Campeões do UCC 2015, no Absoluto e Feminino.

LOCAL: espaço do NexT, no mezanino (segundo piso) do Centro de Convivência da UDESC Joinville.

PREMIAÇÃO: Medalhas para o primeiro colocado no Absoluto e para a primeira colocada no Feminino.

PARTICIPAÇÃO:
Classificados (Absoluto): Dieferson Massarotto; Victor Carriço; Willian Hille e Ricardo Rapouso.
Suplentes do Dieferson e do Victor (TC 01-2015), nesta ordem: Matheus Demétrio,Lucas Pizzi de Jesus, Douglas M. de Melo, Carlos A. B. de Carvalho, Edson Jailson Dias, Srael Lima Ribeiro, Ian Peter Kohanevic, Rafael Borges, Gabriel Grochoski Przybyl, Adriana Muller, Guilherme B. Schmoeller, Rudimar Imhof.
Suplentes do Willian e do Ricardo (TC 02-2015), nesta ordem: Waltercler Hille, Srael Lima Ribeiro, Lucas Pizzi de Jesus, Ricardo Becker, Ian Peter Kohanevic, Guilherme Kricheldorf, Ivandro Martins Mendes, Ronan Siwert.

Classificadas (Feminino): Adriana Müller.
Suplentes no Feminino: Não houve suplentes classificadas nos TC 01 e 02-2015.

SISTEMA DE DISPUTA E RITMO DE JOGO: sistema “Round Robin” ida e volta. O tempo de reflexão será de 10 minutos KO ou 5 minutos com 5 segundos de acréscimo por lance jogado.

Observações Importantes:
Caso um ou mais dos candidatos qualificados nos TCs não compareçam no UCC TF, será chamado o próximo na lista de classificação do respectivo UCC TC do faltante (#1 ou #2, ou seja, do primeiro ou segundo semestre, respectivamente). Caso o suplente também não esteja presente, optar-se-á pelo suplente correspondente do outro UCC TC (#1 ou #2, ou seja, do primeiro ou segundo semestre, respectivamente), e assim, progressivamente e de forma alternada, até se encontrar um suplente regularmente apto presente.
Caso não se encontre nenhum suplente presente regularmente apto para a disputa, a coordenação do NexT poderá nomear um substituto entre os presentes, incluindo os próprios membros da equipe de trabalho/execução do NexT, mas, sem direito à conquista do título.  Se, por acaso, um jogador nomeado vencer o UCC TF, o segundo lugar é que será declarado "Campeão do UCC" do ano.
Caso seja impossível conseguir substitutos, mesmo por nomeação, para fechar o número de quatro participantes no TF ("Final Four" - F4), ou se não houve número suficiente de enxadristas classificados nos dois UCC TCs realizados no ano, realizar-se-á, excepcionalmente, um Torneio Final (TF) com apenas três competidores ("Final Three" - F3), seguindo-se o mesmo sistema a ser adotado em um UCC TC com apenas três participantes, ou seja, com 6 rodadas via "Round Robin" (todos contra todos, duas vezes, com 4 partidas para cada jogador).
  
Sistema de desempate no UCC TF - "Roud Robin" (F4 ou F3):
a) Confronto direto; b) Sonnenborn-berger; c) Número de vitórias; d) Número de vitórias de pretas. Se o empate persistir será empregado um mini-match de duas partidas blitz (5 min KO). Se necessário, poderá ser disputada uma partida adicional "Armageddon" (5 min para as brancas, 4 min para as pretas, com as pretas jogando pelo empate).
Caso só estejam disponíveis dois competidores para a competição final do UCC, ao invés de um torneio, será realizado um "Match Final" - MF ("Final Two" - F2), de quatro (4) partidas, entre os dois jogadores presentes.
Sistema de desempate, no Match:
Se houver empate no MF, será empregado um mini-match de duas partidas blitz (5 min KO). Em persistindo o empate, será realizada uma partida final blitz "armageddon" ("morte súbita"), na qual as brancas receberão 5 minutos e as pretas 4 minutos KO, mas as pretas jogarão pelo empate.
No caso do MF ser possível só por meio da nomeação de um substituto pela coordenação do NexT, o jogador classificado via UCC TC só terá direito ao título se, pelo menos, empatar o match de partidas principais (4 primeiras partidas, de 5 min + 5 seg ou 10 min KO). Caso o jogador nomeado pela coordenação do NexT vença o MF, não haverá coroamento de "Campeão do UCC" no ano em questão, gerando a condição excepcional de "campeão vacante", mas o vencedor (jogador nomeado), receberá uma medalha de ouro como premiação pela vitória no MF (caso haja premiação disponível na forma de troféus e medalhas)..

PROCEDIMENTO PARA CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO: no local e data do torneio (até às 19h20min),  informando nome completo, CPF (se tiver) e rating, se possuir (NexT, FCX, CBX e/ou FIDE).

PROGRAMAÇÃO: 18h30min, confirmação das inscrições; 19h20min, realização do congresso técnico; 19h30min, início da primeira rodada. As próximas rodadas acontecerão assim que acabarem as rodadas anteriores.

MATERIAL: o material de jogo será disponibilizado pelo NexT.

ARBITRAGEM, INFORMAÇÕES E CONTATO: Victor Hugo R. Carriço e Adriana Müller (Bolsistas/Árbitros) – torneios.nextxadrez@gmail.com.

Bonificação de Rating: o campeão do TF absoluto receberá um rating final de 2100 pontos, o vice-campeão um rating de final de 2050 pontos, o terceiro colocado um rating final de 2000 pontos e o quarto colocado um rating final de 1950 pontos  (caso seus ratings sejam inferiores). A campeã do TF Feminino receberá um bônus de 100 pontos de rating (rating final máximo de 1900 pontos), a vice-campeão um bônus de 80 pontos de rating (rating final máximo de 1850 pontos), a terceira colocada um bônus de 60 pontos rating (rating final máximo de 1800 pontos) e a quarta colocada 40 pontos de bônus (rating final máximo de 1750 pontos).


Sobre o UCC 2015: o UCC terá dois Torneios de Candidatos (TCs), um por semestre. Cada TC qualificará dois enxadristas por naipe (feminino e absoluto) para o "Torneio Final" (TF/F4), que será realizado no segundo semestre.  O vencedor do UCC TF 2015 será declarado "Campeão do UCC 2015” Absoluto ou Feminino (serão realizados dois TFs, um por naipe). Informações detalhadas, incluindo regulamento completo, podem ser obtidas na página do Rapid UCC (http://nextxadrez.blogspot.com.br/p/regulamento-ucc.html).

Nenhum comentário:

Postar um comentário