Apoio:

Os Projetos de Extensão do NexT, deverão contar, em 2024, com o apoio da UDESC (Edital PAEX-PROCEU 01/2019)

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Crônica Sexta Xadrez 05/10/2012


Participantes da "Sexta Xadrez", dia 05/10/2012

Tivemos uma noite repleta de muito xadrez na sexta-feira do dia 05/10/2012. Trinta pessoas participaram e permaneceram jogando, aprendendo e se desenvolvendo na nobre arte do xadrez na "arena do NexT" (UDESC Joinville).

+ Participantes da "Sexta Xadrez", dia 05/10/2012

Infelizmente não foi possível realizar o UCC Match Nr. 04-2012 na noite desta última sexta-feira, por impossibilidade de um dos participantes. O Cristiano Rodrigues entrou em contato com a coordenação do NexT para informar que, por motivo de necessidades de última hora na empresa em que trabalha, não poderia comparecer. Pelo regulamento do Blitz UCC, o competidor que compareceu (Walter) poderia requerer vitória por WO, uma vez que o Cristiano já havia confirmado sua presença na quinta-feira e o UCC Match já havia sido marcado e anunciado no blog do NexT. Contudo, o Walter abriu mão desse direito e decidiu pela tentativa da realização deste match em uma nova data. Na verdade, há dois desafiantes qualificados esperando por uma oportunidade de enfrentar o campeão corrente. O primeiro da fila é o Eduardo Yamamoto, vencedor no último "First Challenger Match", seguido do Cristiano Rodrigues, vencedor do último "Second Challenger Match". Por uma infeliz coincidência de infortúnios, ainda não foi possível realizar nenhum dos dois confrontos previstos. Se tudo correr normalmente daqui para a frente, deveremos ter, primeiramente, Walter X Yamamoto e depois, o vencedor desse Match (ou seja, campeão corrente), enfrentará o Cristiano. Esta ordem poderá ser invertida caso o Yamamoto venha a ter impedimento em uma primeira data disponível.

"Arena do NexT", concorrida na noite de 05/10/2012

Esclarecidas as questões sobre o UCC, vale destacar agora a grande quantidade de participantes que o NexT vem conquistando em suas "Sextas Xadrez na Universidade" e, principalmente, o envolvimento desses na busca por aprimoramento, junto com uma dose saudável de diversão. Na sexta passada, apesar de eu ter esquecido minha máquina fotográfica, eu fui salvo pelo sempre prestativo participante do NexT, Lucas Tombési, que me emprestou seu celular, permitindo-me tira boas fotos.

Lucas Tombési, em destaque



Eu, particularmente, aproveitei a oportunidade para jogar várias partidas, com várias pessoas. "Brinquei" um pouco com o Gustavo Soares, jogando várias partidas 10 X 10 min com ele. Detalhe: o Gustavo mostrou bastante indignação com seu jogo, indicando um forte desejo de melhorar. Eu havia me sentido assim na semana anterior, quando joguei partidas 5 X 5 min contra o Felipe Romeu, justamente por entender que eu não deveria cometer certos erros. Isso me fez refletir sobre uma série de aspectos em meu jogo e um deles foi sobre qual modalidade de xadrez me dá mais prazer e na qual me sinto mais confortável (no meu caso, no mínimo o sistema "rápido" e, principalmente, no sistema "pensado"). Acho que este tipo de metacognição é mais do que necessária, é fundamental.

Outro ponto muito importante que tenho reforçado com os participantes do NexT, é que o xadrez deve ser praticado prioritariamente na modalidade pensada, depois na rápida e só para fins de recreação ou treinamento específico, na modalidade relâmpago. Na modalidade relâmpago é necessário, basicamente, intuição e fluidez de pensamento, para rápidas tomadas de decisão, com subsequente habilidade na  concretização das ações, sendo o sistema perceptivo o mais exigido. O interessante é que a intuição se desenvolve com o conhecimento (e não estou falando de "teoria de aberturas") e raciocínio analítico. Pode parecer um paradoxo, mas é isso mesmo: a intuição se desenvolve aprendendo e pensando! Portanto, ao se treinar partidas pensadas, se está, indiretamente, desenvolvendo qualidades a serem aproveitadas em partidas relâmpago! Infelizmente há uma outra característica do xadrez relâmpago que o torna não muito interessante para o desenvolvimento de um xadrez de verdadeira qualidade: muitos se especializam em simplesmente ganhar, em "enrolar", em fazer a seta do oponente cair. Tirando a necessidade de sua aplicação na prática com fins meramente esportivos, na busca de resultados, o foco em tais "habilidades" acaba prejudicando a evolução na qualidade de jogo do enxadrista em questão.

Tive também a feliz possibilidade de enfrentar, mais uma vez, o Willian Hille, nosso "garoto prodígio", o famoso "The Flash". Jogamos um match de 14 partidas blitz, no ritmo de 7 min KO, sendo que eu, "The Power Thinker" (hehehe...), superei meu veloz adversário, com lances mais elaborados, carregados de muita agressividade combinacional (que já tem sido uma marca registrada em minhas partidas), conquistando um placar de 8 a 6 em meu favor. Como indiquei ao Willian no final da noite, ele já é bom o suficiente no xadrez relâmpago, jogado "ao toque". O que ele precisa melhorar é o xadrez mais pensado (que é meu elemento, como indicado acima), para que continue evoluindo e consiga vencer, com mais consistência, adversários mais fortes, investindo assim na qualidade de jogo e não apenas na habilidade de fazer as setas de seus oponentes caírem.

Kariston, em uma partida "didática" com Gustavo Coelho
Outro match que aconteceu, mais uma vez, foi o do Edson Dias X Ricardo Becker, que praticamente jogaram a noite toda entre si (assim como aconteceu na semana anterior). Contudo, não sei se estavam marcando os resultados ou se estavam apenas jogando as partidas, uma a uma, descompromissadamente.

Segue mais algumas fotos de nossa sessão do dia 05/10:

O confronto das "zebras" no NexT (Felipe X Gaúcho) ... hehehe...
Gustavo Coelho X Lucas Tombési

Xadrez & Tecnologias: NexT!!

Gustavo Soares, "escaneando" a posição... ao lado do gaúcho...

Ricardo Rapouso X Matheus Demétrio

Xadrez acontecendo no NexT!
Já anuncio aqui que, na quarta-feira, dia 17/10/2012 (às 20:50h), darei uma palestra na UDESC Joinville (auditório do bloco F), com o tema "História dos Confrontos 'Homem X Computador' no Xadrez". É uma ótima oportunidade de lotarmos nosso auditório e mostrarmos a força do NexT na Universidade. Estão todos mais que convidados (criarei um post específico sobre isso, oportunamente).

Outra coisa que anuncio, de antemão, é que na sexta-feira, 19/10/2012, o NexT estará na praça Nereu Ramos (centro), junto à "Tenda da Ciênca" que a UDESC Joinville montará. Serão aproximadamente cinco mesas de xadrez disponíveis para quem quiser participar. Em princípio, nesse dia, 19/10/2012, também teremos "Sexta Xadrez" na UDESC Joinville, mas iniciará com um pouco de atraso (depois das 18:30h), pois estaremos na praça Nereu Ramos até às 17:30h.

Na próxima sexta, dia 12/10/2012, é feriado e, consequentemente, não teremos "Sexta Xadrez" na UDESC Joinville. Mas na outra semana, como citado acima, teremos palestra, atividade na praça e Sexta Xadrez!

Um abraço a todos,


Prof. Kariston Pereira
NexT/DCC/CCT/UDESC Joinville

NexT - Núcleo de Estudos em Xadrez & Tecnologias
Facebook: http://www.facebook.com/nextxadrez
Blog dos Projetos do NexT: http://nextxadrez.blogspot.com.br
E-mail de Contato: nextxadrez@gmail.com
Fórum (Googlegrupos): nextxadrez@googlegroups.com
http://groups.google.com/group/nextxadrez
Álbum de Fotos: http://picasaweb.google.com/nextxadrez

O NexT é um núcleo de estudos e uma comunidade de prática, que tem como missão estudar continuamente o jogo de xadrez em conexão com a pesquisa, desenvolvimento, compartilhamento e disseminação de teorias e tecnologias que colaborem com a sua aprendizagem, treinamento, prática e estudo.

Coordenação: Prof. Kariston Pereira, Dr.
Departamento de Ciência da Computação (DCC)
Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) - Joinville/SC
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC






Nenhum comentário:

Postar um comentário